Ontem foi uma pauleira. Cobrindo remotamente o Apple WWDC para o MeioBit, resolvemos fazer algo melhor do que ano passado, quando o servidor foi pro saco, por excesso de acessos. A melhor opção nesses casos é uma aplicação AJAX, sem refresh da página inteira, como TODO MUNDO que estava cobrindo o evento usou.
Resolvemos experimentar um serviço diferente, o CoverItLive, uma aplicação por enquanto gratuita, mas que se garantir performance com certeza valerá ser paga. O serviço permite que você inclua sua cobertura em qualquer site, via HTML simples. Pode usar inclusive em mais de um site simultaneamente.
O "dono" do evento acessa via um console que permite:
- Atualizar o Live Blog sem refresh
- Moderar comentários
- Acompanhar estatísticas
- Gerenciar moderação liberada (bad idea)
- Gerenciar: vídeos, fotos, sons, textos e publicidade
- Incluir pesquisas
- Agendar eventos e alertar automaticamente leitores
- Pesquisar no Google de dentro da aplicação
- Redimensionar a janela de texto
- Autorizar panelistas (nada a ver com panelinhas)
- Autorizar produtores
Panelistas são membros ativos e propositivos (dá-lhe, Odorico) do painel, que podem enviar mensagens sem passar pela moderação. Produtores possuem os mesmos poderes do criador do live blog, inclusive upload de imagens.
Eu recomendo que um cuide de tirar fotos e subi-las para o servidor do SEU site, usando a opção de HTML do CoverItLive para enviar as imagens pro blog, enquanto outro cuide de escrever os textos. Blogs grandes usam 3 ou mais participantes em uma cobertura dessas (blogs gigantes usam bem mais).
Ao final você faz um Copy/Paste e tem todo o conteúdo postado, se não quiser confiar no servidor dos caras para guardar o seu evento.
Os servidores do MeioBit só começaram a pipocar quando tivemos que mudar para a cobertura tradicional, o CoverItLive ficou lento demais. A culpa não foi deles. MacMagazine caiu, MacRumours caiu, até o Yahoo Live caiu.
Eu pretendo utilizar esse serviço mais vezes, já estou inclusive anunciando no Twitter:
A bem da verdade eu deveria falar com o Leo Faoro e com o Nick Ellis primeiro, mas cá pra nós, eu nem sei qual vai ser o próximo Grande Evento da blogosfera brasileira, então estou só botando pilha.
Nota: Não é meio porco capturar tela e deixar o cursor? É, eu também acho.
Essa ferramenta não só é útil para quem assiste ao evento, como é uma salvação para os servidores, principalmente os mais baratinhos. Vejo muita gente usando, seja em eventos esportivos, seja em convenções, apresentações e feiras de eventos.
Esse serviço será uma excelente dupla para meu Asus Eee PC, que deverá chegar no final do mês. O sonho de um blogueiro, gerar mais conteúdo com menos trabalho (e carregando menos tralha).