Quando a campanha é boa dá até pra ser honesto

Vejam o contato que recebi:

Meu nome é Pedro Ferreira (trabalho com a empresa eStara) e tendo o seu blog como uma referência de Marketing, decidi enviar a seguinte sugestão de campanha:

http://oqestaacontecendocomagrazi.com.br/v1/

Esta campanha está  no ar, e é da responsabilidade do cliente Loreal e é bastante inovadora.

Veja o filme e coloque o seu numero para que a Grazi lhe ligue.

Como assim? Ele trabalha em uma empresa de marketing viral e tem a petulância de dizer isso, ao invés de pedir pra 5 blogueiros pagos mandarem emails, ou postarem fotos no Flickr, ou deixarem cair cartões da campanha em um blogcamp da vida? Ele acha que vou me interessar por uma campanha online sem receber nada pra divulgar, apenas por ser baseada em um conceito original e uma realização interessante?

É, vou.

Eu não assisti nenhum Big Brother fora o primeiro, mas sei que a tal da Grazi é uma dona boa, então vale o clique. A idéia de “coloque o seu numero para que a Grazi lhe ligue” também é legal. Antes de clicar meu lado tecnológico ficou imaginando a implementação técnica do negócio. “pode dar samba”.

 

grazi

O site é bem-feito, entra rápido e a Grazi é bonitona (mas prefiro a Sabrina. Calada.)

Notem que as fotos todas envolvem telefone.

Clicando em qualquer canto vemos um vídeo com um depoimento de uma “amiga” da Gazi, dizendo que ela está cheia de novidades. No meio um telefonema interrompe, é a Grazi, que conta a tal grande novidade. Ela pede para você anotar seu nome e telefone no caderninho. Você coloca seu telefone de verdade, clica ok e em seguida aparece a Grazi, que recebe um SMS da amiga, dizendo para ligar para você e contar a novidade.

Aqui que a coisa fica legal:

No vídeo a Grazi faz um telefonema, sempre estrategicamente tapando a boca com o telefone (solução genial para garantir o sync). Nessa hora o SEU TELEFONE TOCA.

Uma gravação da Grazi fala sobre o produto, uma tintura da L’Oréal (até escrevi certo). E a gravação está sincronizada com o vídeo, ela mostra o produto, se mexe de acordo com o áudio que você escuta no telefone.

Eu lembro de campanhas onde você ligava para algum número e “falava” com personagens, mas o contrário é bem mais difícil, e integrado a um site com vídeo é a primeira que vejo.

Como eu não acho que sou lá muita referência de marketing, confesso que senti um cheiro de spam na mensagem, mas mesmo que seja spammer foi honesto e vendeu bem o peixe. Não dá pra pedir mais que isso.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • E o mais interessante é que a sincronização funciona até em computadores mais desfavorecidos (eu acessei de um pc meio merdinha), o que deixa que até os proprietários do computador do milhão participem da brincadeira.

    Muito bem feita a campanha.

  • Esta campanha rolou lá na lista WD semana passada, gostei muito pois nunca tinha visto e também acreditei se tratar de uma campanha baseada em um "conceito original" mas o pessoal na lista, mais antenado que eu, esclareceu que o conceito é usado em campanhas internacionais e aqui no Brasil parece que a C&A também já fez algo utilizando o mesmo conceito.

    Mesmo assim não desqualifica a campanha da Loreal que achei muito interessante.

    Lembro que dei até a sugestão para o @simviral publicar sobre a campanha, via Twitter, mas acho que ele não escreveu.

  • Merece crédito nem que seja pela parte técnica, pelo jeito.

  • Marcelo

    Uma das campanhas mais bem boladas que ja vi @_@
    Em bom português coloquial: paguei um pau!

  • Monthiel

    já dá para imaginar quantos engraçadinhos vão ficar colocando o telefone dos outros agora para encher o saco… mas tirando isso, a campanha é espetacular…parabéns aos criadores…

    • ted

      E foi dessa maneira que eu conheci essa propaganda. Colega meu chega no msn e fala: "Olha, tem uma amiga minha querendo falar com você, ela vai ligar ae, atende o telefone"
      E depois eu tentei fazer o mesmo, pena que ninfuém atendeu
      :(

  • Com certeza a campanha merece crédito pelo apelo. Conseguiram viralizar todo mundo, mesmo quem não tava nem um pouco afim de colorante capilar (ou coisa do tipo).

    Abraço!

  • Bom… eu tenho um toque de celular que é bem mais legal do que a gravação da Grazi..bem mais real…. ehehheeheh

  • Oi Cardoso, desculpe por usar os comentários mas estou respondendo seu e-mail do pobox e está voltando. Vc tem outro e-mail que eu possa te contatar. bjs

  • Hmmmm, não vi o que há de bom nesse tipo de marketing.
    Aliais, aqui está o que eu acho de marketing: http://dneves.blogspot.com/2008/07/criamos-um-mon
    (ok, confesso que estou fazendo marketing também… mas isso é justificado já no nome de meu blog :)

    Mas concordo que também fiquei pensando na parte tecnológica da coisa. De resto, só me irritou.

    []s

  • ahh já vi uma igualzinha da C&A, só que quem me ligava era o sebastian, akele neg@o da propaganda! e isso faz uns 2 meses ja. mas a ideia é show do mesmo jeito.

  • alias, apesar de eu nunca ter feito algo assim, nao creio q seja dificil essa programação, visto que trabalhei com pbx-ip (para voip), então conseguiamos integrar PHP com o software do pbx (asterisk), que retornava respostas como ligação iniciada, tempo de ligação, ligação terminada, etc, etc, e também efetuava ligações a partir de codigos em php. e via voip ainda por cima, economiza bastante nas ligações!
    abraços

  • Pingback: Oque está acontecendo com Grazi … | Livre Pensamento()

  • Eu recebi um e-mail parecido, mas só dizia pra eu ver o tal comercial e aproveitar que a Grazi estava ligando. Como já estava na pasta 'Lixo eletrônico' apenas excluí.

  • jn

    Já vi isso em duas campanhas aqui em Portugal, o primeiro de um fornecedor de internet, em que um comediantes bastante conhecidos por cá com uns fatos meio trekkers ligavam a dizer que já existe o seu serviço de internet na nossa zona e o segundo de uma operadora de telemóveis, ambos criados pela mesma empresa.

    Estes são os posts do director da empresa que criou a campanha a falar sobre as mesmas:
    http://vitormagalhaes.com/index.php/2008/05/09/mahttp://vitormagalhaes.com/index.php/2008/07/13/ma

  • Douglas

    Legal ver cada vez mais o poder do computador quando usado da forma certa

  • Curiosa?

    • É toda feminina a campanha, na gravação ela te chama de Amiga. Ui!

  • roberto

    Ora, quero que a Loreal e essa Grazi se danem…. pegam uma BBB e já colocam na midia pra seduzir e enganar os incautos… bem coisa de marquetinhg

    • Quem está sendo enganado, roberto? Onde exatamente há alguma "enganação" na campanha acima? E quem você sugere no lugar da Grazi? Heloísa Helena, talvez?

  • John

    Uma campanha viral da Loreal que acorda as pessoas as 3 da madrugada.

    Alguém aqui pensando em processo?

    • Rodney

      se fosse nos eua… qnto vc acha q da pra ganhar?!?!? hehe

      as vezes nos esquecemos desse tipo de detalhe ao criar algo… mas são tantos!

  • ARGs estão se revelando o futuro da publicidade.

    Os nerds agradecem!

  • Rodney

    Kkkk

    Cardoso, vc fala que não vai postar sobre a campanha simplesmente por ser bem bolada, sem ser pago, e o faz…

    É bom ver que o bom "jornalismo" ainda prevalece!

  • Porra, o pessoal reclama de tudo cara.

    Pessoas como esse Roberto, parece que fica ouvindo Charle Brow, ai acha que o mundo conspira contra eles.

    Essa campanha de marketing é espetacular… Além de ser muito intelegente, nos dá uma oportunidade única de ficar enchendo o saco dos nossos amigos em plena madrugada. HAeuhahuea

  • A campanha é interessante.
    Mas eu preferia ver mesmo era a Isís Valverde :)

  • muito interessante pelo lado técnico, mas a campanha imita exatamente a campanha realizada pela C&A no lançamento da coleção inspirada na China. A campanha foi em abril e o site já saiu do ar mas dá para ler uma descrição da campanha neste post: http://www.mobilepedia.com.br/prod/2008/03/07/ca-

  • O sucesso da campanha se deve sobretudo ao carisma de Grazi Masafera. Homens ou mulheres, não há quem não goste da "menina meiga do interiorrrr".

  • Vendeu mesmo o peixe! rsrs Pela Grazi, vale apena sim!
    Abs!

  • Me lembrarei disso nos próximos e-mails de campanha que te mandar tá?

    Brincadeira!

    A Campanha é mesmo original e o fato de terem apenas "mandado o endereço para o caso de interessar" é melhor ainda. Isso sim é viral. Ponto.

  • Estratégia de Marketing muito interessante, usa todos os recursos tecnológicos existentes buscando interação e entreterimento com a galera.

    O site tem um visual muito bom, rápido e interativo, vale a pena comferir. Quem sabe surge novas novidades desse jeito, espero que a maioria das empresas vejam o potencial que a internet tem como vantagem conpetitiva de mercado.

    Valeu carlos pelo post.

  • Carlos

    Nada aqui, muchacho!

    Ou acabou os creditos da Grazi ou ela nao liga para Natal/RN!

  • A VW esta com algo parecido, na campanha do novo Gol, só que quem liga pra vc, é o Stalone. Muito bacana também!

    • Se ainda fosse a Gisele…