Ontem tive uma idéia genial. Ia ser um post lindo, dar capa do Yahoo! Posts, ser citado em um monte de lugares, inspirar respeito e admiração.
Eu estava no bar, jantando e assistindo o Colbert Report no iPod.
Então fiquei com preguiça de sair do vídeo, abrir um bloco de notas e escrever duas linhas sobre o texto genial que eu havia pensado. Afinal, uma idéia genial assim não poderia ser esquecida, em mais meia-hora. Eu chegaria em casa, abriria o Word2008 (texto nobre uso o Mac, o resto vai OpenOffice no PC mesmo) despejaria minhas pérolas de saber e esperaria as honrarias, na forma de incenso, ouro, mirra e links.
Claro que o imbecil esqueceu a idéia do texto.
Em seu excelente livro Dìvida de Honra, Tom Clancy narra um ataque japonês a Wall Street, quando todos os dados de uma semana de transações são perdidos. Sem muitos spoilers, a solução está na frase da mulher de Jack Ryan: “Se você não escreveu, não aconteceu”.
Não adianta. Quem é dispersivo PRECISA desse tipo de disciplina. “depois eu vejo isso” sem anotar é receita para o desastre, ao menos pra mim tem sido.
Eventualmente eu vou lembrar do tal post, eu sei como meu cérebro funciona, e embora não sejamos amigos, respeitamos nossos limites, mas aí será tarde demais, terei perdido o timing do texto.
Meu lado masoquista diz que mereço, que é uma forma do Universo me punir por ser preguiçoso. Outro lado diz que é uma oportunidade de aprender de vez com um erro que já cometi mais de uma vez. Acho que vou ouvir esse outro lado e usar mais o iPod e o Nokia E71 para me organizar e anotar tudo sempre.
[nota do jabá] Se vocês repararem o link para o Dívida de Honra, do Tom Clancy vai para a página do livro no Submarino. Esgotado. E o Nokia E71 não vai para lugar nenhum, pois o telefone não foi lançado aqui ainda. Se continuar assim eu vou me dar muito bem com essa coisa de programa de afiliados…