Ellen DeGeneres e a covardia do 10 x 1

A Ellen DeGeneres é uma mulher legal. Com uma carreira decente no cinema e na televisão, surpreendeu o mundo conservador ao sair do armário em 1997, bem antes de isso virar moda.

Sem ser chata, sensacionalista, populista ou qualquer outro ista, seus programas sempre fizeram sucesso, e foi chamada para apresentar vários grandes eventos, inclusive o Oscar.

Ellen é, também, sucesso no Twitter. Hoje ela tem 322.881 seguidores. está em 16o Lugar entre os mais bem-posicionados no Twitter. Eu que sou eu estou em 3.642o. Agora a parte da covardia: Neste vídeo aqui, que vi no Twitter do Marcelo Tas, ela apresenta sua equipe de redatores.

Redatores DO TWITTER.

Sim, periferia, a mulher tem DEZ REDATORES para escrever suas tuitadas. Ellen bota um monte de candangos para competir conosco, que trabalhamos sozinhos.

Isso é justo? Qual a vantagem de ter 300 mil seguidores assim? O Tas tem 18.000 mas escreve sozinho. Isso vale muito mais, certo?

Certo, mas só se você achar que a CNN não pode ter 600 mil seguidores, e que o Doritos não pode ter página no Orkut.

Eu entendo perfeitamente a reação das pessoas, em um primeiro momento pensei a mesma coisa. “covardia, eu tuito sozinho”.

Azar o meu. Se bem que eu blogo sozinho e não reclamo de blogs coletivos com dezenas de autores e equipe em tempo integral. Quem determinou que o Twitter é uma mídia individual e que não pode ser usada por equipes? O mesmo pessoal que determinou que blogs são nobres demais para veicular publicidade, que o Twitter não pode ser usado para fins comerciais, que anúncios no YouTube são malignos?

Eu vejo por outro lado. Vejo 10 profissionais de redação ganhando dinheiro para escrever no Twitter, coisa que eu e você não fazemos (se você não for o Tas, claro).

Vejo isso como uma profissionalização da mídia, e uma senhora dose de credibilidade, mostrando que há gente levando o Twitter mais a sério do que quem acha que ele só serve para descrever o próprio café da manhã ou falar mal do #LGRenoir.

Eu não acho que meu Twitter compete com a Ellen, e se competir, é a mesma forma de competição que faz com que um leitor invista seu tempo aqui, e não o UOL, BOL, G1, Terra, GloboNews ou qualquer outro portal feito por dezenas, às vezes centenas de profissionais.

Não quero ver uma divisão entre Twitter Pro e Twitter Pessoal, não quer ver gente dando desculpa dizendo que “ah, mas eu sou um só” para justificar o próprio fracasso.

Seguindo a sábia Sarah Silverman, “Se a vida te der AIDS, faça LimonAIDS”. Que tal ao invés de chorarmos pela malvada Ellen estar roubando o Twitter, seguirmos o exemplo?

Vamos criar Twitters coletivos para cobrir temas e eventos. Não há mistério, basta escolher pessoas confiáveis e compartilhar a senha. O Twitter do MeioBit, por exemplo, é coletivo. Isso garante muito mais conteúdo e diversidade do que se fosse só um candango atualizando.

Claro, se mesmo assim você ainda quer ficar com inveja da Ellen, fique pelos motivos certos:  ela é casada com ninguém menos que a loura da foto, Portia de Rossi, atriz de Ally McBeal, entre outras séries.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • "ela é casada com ninguém menos que a loura da foto, Portia de Rossi, atriz de Ally McBeal, entre outras séries."

    Agora eu fiquei com inveja dela, antes nem tava.

    Piadinha sem graça OFF para todos o que lerem isso :D:

    Se um dia sua namorada/esposa le trocar por outra mulher, pense pelo lado positivo "pelomenos ela tem bom gosto".

    <abbr>Abelardo – último post do blog… Projeto de Vida</abbr>

  • Bruno Gama

    O interessante é o relacionamento dela com a Portia, mesmo tendo saído do armários, suas aparições públicas são sempre ultra conservadoras. Por exemplo quando Ellen venceu o People's Choice Awards não rolou nem um beijo na bochecha, certamente com a Portia eu faria bem mais! ^^ E sim eu a invejo pela Portia.

    Sobre o Twitter, eu não vejo nada mais que o normal do que ter um perfil colaborativo, em época de conteúdos 2.0 chega a ser necessário ter 10 redatores para encontrar coisas interessantes para 300k de followers.

  • Interessante essa ideia de twitter coletivo, gostei :)

    <abbr>Evandro Cesar – último post do blog… Versão super moderna de Chapeuzinho Vermelho</abbr>

  • Vou ser sincero, não entendi muito sobre editores para um Twitter pessoal(eu acho que é), não que eu condene, só acho estranho. Por ser um Twitter pessoal mesmo. Mas como costumo falar: "As inovações trazem consigo o medo e a ignorância".

    Porém, vejo com normalidade um Twiiter de qualquer organização ter mais de um redator.

    Talvez seja questão só de costume, o tempo dirá.

    p.s: Se injeva matasse eu não estaria escrevendo esse comentário, essa Portia de Rossi é gata demais.

    <abbr>Bruno Vox – último post do blog… CAÇA AS BRUXAS</abbr>

    • Também não entendi o motivo de se ter 10 editores para twitter.
      Se pelo menos eles escrevessem a cada 15 segundos… hahah
      Mas são 6 atualizações por dia em média.
      Deve ser o serviço mais fácil do mundo.
      Ou só mais um vídeo pra nos fazer de trouxa.

      <abbr>Micox – último post do blog… Detesta burocracia no desenvolvimento? Getting Real neles</abbr>

  • ok, pelo último parágrafo. Tenho que confessar. Fiquei com inveja sim. Tirando o fato causador da inveja (a loira), de resto tudo OK. Twitter coletivo é uma boa idéia. Pagar alguém para você ser famoso, também :)

    Abs,
    @monthiel

    <abbr>Monthiel – último post do blog… 10 Sensacionais Wallpapers para Nerds</abbr>

  • Eu continuo achando o Twitter uma bela porcaria. Vai pelo ralo em menos de um ano. Fala sério, duhhh, agora estou cagando no banheiro do meu chefe ! duhhh, agora estou tirando meleca do nariz ! duhhh, agora estou pagando um pau pra loira do escritório que eu nunca vou pegar. Não segue eu não vai…

    <abbr>Damnati – último post do blog… Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e o Van Helsing Brasileiro</abbr>

    • Apois eu continuo achando o orkut e esse seu comentario ai uma grande porcaria.
      O twitter vai pro ralo em menos de um ano, como assim?! Abra os olhos o twitter ja tem 3 anos de vida, varias empresas estão criando contas no twitter, O SUBMARINO faz promoções exclusivas para quem segue o twitter do site e tal, Obama tem twitter, varias celebridades tem twitter, ai você vem aqui dizer que o twitter vai pro ralo em menos de um ano?! ABRA OS OLHOS, o twitter esta sendo uma das maiores revoluções da internet dos ultimos tempos.

      <abbr>Abelardo – último post do blog… Projeto de Vida</abbr>

      • Eu não sou os outros, e não acho graça em ter de falar para os outros o quê estou fazendo a cada segundo da minha vida. Já basta minha namorada e meu chefe querendo saber o que eu estou fazendo. Se eu tenho algo interessante ou importante para dizer/opinar, eu uso meu blog para isso.

        E aprenda ao menos tentar dialogar sem ofender. Há quem ache graça em expôr a vida e acha o máximo dizer que neste momento está tomando um chá com a avó, eu não acho.

        Desculpe mas eu não peguei o "espírito" do Twitter, e continuo achando que o Twitter não passa de uma excelente plataforma para blogueiros como o Cardoso terem ainda mais um bando de puxa-sacos dizendo o quanto ele é sensacional, lindo, forte, inteligente, sensível…

        <abbr>Damnati – último post do blog… Crise financeira e o lucro Kosher</abbr>

        • Desculpe se eu le ofendi essa não foi a minha intenção. E creio eu que você só não pegou o "espírito" do Twitter por causa que você tem uma visão limitada, ja que pra você o twitter é só "uma excelente plataforma para blogueiros como o Cardoso terem ainda mais um bando de puxa-sacos dizendo o quanto ele é sensacional, lindo, forte, inteligente, sensível…", ABRA OS OLHOS e tente ver as milhões de possibilidades que tem o twitter, assim como a internet o twitter veio para facilitar muitas coisas em nossa vida, é como eu disse "o twitter esta sendo uma das maiores revoluções da internet nos últimos tempos".
          []'s
          @AbelardoDanger

          <abbr>Abelardo – último post do blog… Projeto de Vida</abbr>

        • Se não acha graça beleza, mas não da para negar o alcance que o twitter tem agora camarada. Há quem use para fins úteis (aka ganhar dinheiro e/ou visibilidade) e quem use para fins banais (aka "acordando agora").

          <abbr>Fábio Buchecha – último post do blog… Alex Lifeson é o guitarrista mais injustiçado do rock mundial</abbr>

          • Mas a questão é justamente essa Fábio. 99% dos twiteiros usam o Twitter para dizer coisas como essa, acordando agora, tomando leite agora… tirando a cueca do rêgo agora. Veja essa notícia aqui: http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3653956…

            Shaquille desafia técnico e twitta durante o jogo para dizer: Atenção twiteiros, Shhhh… Viu que criativo ? Que útil ? Que sensacional ? A maioria é sobre isso.

            <abbr>Damnati – último post do blog… Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e o Van Helsing Brasileiro</abbr>

          • Mas aí é um problema das pessoas, e não da ferramenta. Enquanto tiver gente que faz bom uso, o Twitter pode e deve ser estimulado. Não adianta a gente querer educar o usuário. É muito mais negócio darmos o exemplo.

            <abbr>Fábio Buchecha – último post do blog… Alex Lifeson é o guitarrista mais injustiçado do rock mundial</abbr>

  • Eric Souza

    Eu que sou eu estou em 3.642o

    O Cardoso sempre modesto :D

  • Faço minha as palavras do Monthiel

    "ok, pelo último parágrafo. Tenho que confessar. Fiquei com inveja sim. Tirando o fato causador da inveja (a loira), de resto tudo OK. Twitter coletivo é uma boa idéia. Pagar alguém para você ser famoso, também :)
    Abs,
    @monthiel" [2]

    <abbr>Ana Magal – último post do blog… Audiência sobre a revisão curricular do Jornalismo</abbr>

  • Hawk

    O último parágrafo foi para fechar com chave de ouro.

    Super inveja&sup3; bateu aqui no meu ombro.

  • Joel Nascimento Jr.

    "…coisa que eu e você não fazemos (se você não for o Tas, claro)."

    boa!

  • Ra rá, falar mal de twitter coletivo é o mesmo que falar do Meio bit por ele ter vários colaboradores… :P

    E na Portia de Rossi? A Ellen aceita colaboradores?

    <abbr>Sergio Clemente – último post do blog… Receitas Estranhas II</abbr>

  • Walkyria

    Olha, eu gosto demais dos seus comentários. Vou virar leitora assídua.

    Abraços

    Walkyria

  • Quando uma loira desse quilate escolhe uma coroa (feia) pra "esposa", varias coisas vem a cabeça. Uma delas é que nós homens estamos precisando entender melhor as mulheres, inclusive na arte de dar prazer. Outra é que tem gente muito, mas MUITO louca nesse mundo.

    Como disse um conhecido, "parece que agora ser homo é tendencia, quase obrigação"

    <abbr>Alexandre, o tabajara – último post do blog… Bzzz…PLECT!</abbr>

  • Eu li alguns comentários neste post que criticam a forma como o Twitter vem sendo utilizado pelas pessoas. Como acabei de falar, e repito, o problema está na "forma como o Twitter vem sendo utilizado pelas pessoas".

    Se você, como eu, não gosta de perder tempo com papo furado e futilidades, é muito simples, basta não seguir a pessoa no Twitter que só tuita esse tipo de conteúdo.

    Todo veículo de comunicação, seja qual for o seu formato – virtual (blog, twitter, orkut, portal, etc) ou impresso (jornal, tablóide, revista, etc) – pode ser utilizado tanto para propagar mensagens inteligentes, artigos, notícias, como também pode ser utilizado para publicar piadinhas sem graça, besteiras infundadas, cretinices cotidianas. O detalhe simples em tudo isso é que a audiência depende do espectador; e é O ESPECTADOR QUE ESCOLHE O QUE LÊ, OUVE, ASSISTE OU ACOMPANHA.

    Portanto, através do Twitter, o usuário determina se ele quer seguir pessoas que propagam bons conteúdos ou que só publicam asneiras e futilidades. Ou seja, para o indivíduo que considera que o nível das mensagens não é bom ou só têm porcarias, lembre-se que a escolha foi sua.

    <abbr>Bruno Gonçalves – último post do blog… Eu sou o bom!</abbr>

    • Fabio

      Meu deus! Que choradeira!

  • Rodrigo[NightSpy]

    Cardoso sem mimimi com isso??!!! ahhh, ta aprendendo com os comentários hein…

  • Wendel

    Se a conta do twitter representasse ela ( ex: twitter.com/EllenDeGeneres ), aí estariam certos de estranhar a existência de redatores. Seria como um "fake oficial em larga escala".

    Mas a conta é do *programa de tv* dela, TheEllenShow. Qual o problema disso ser escrito por várias mãos ?

  • não vejo problema algum em pessoas famosas utilizarem redatores para escreverem nos seus twitters, assim como não vejo utilizarem outras pessoas para responderem emails e cartas de fãs. Quando começa muita regra do que pode ou não, aí sim que fica tudo muito chato … E o show da Ellen é nota 10, adoro a dancinha no início…