É Bronze Brasil!

Compartilhe este artigo!

quadro de medalhas - 18/08/2008

quadro de medalhas - 18/08/2008

Este é mais um daqueles momentos que fico me roendo de inveja. Eu gostaria MUITO de ter pensado no  blog Bronze Brasil 2008. Visite, recomendo, mas ligue antes seu detector de sarcasmo.

O texto é um primor da mais fina ironia, todo baseado no slogan “No bronze a gente é ouro”. É delicioso ver o ufanismo da mídia tratado com o sarcasmo que merece.

Algumas pérolas:

Pequenos erros seriam bons para assegurar o bronze, mas Hypolito despencou após um salto e acabou em sexto. Depois da prova, Diego pediu desculpas aos brasileiros que torceram por ele.

Desculpas aceitas, mas me reservo o direito de nunca mais acordar cedo para ver provas de ginástica. Prefiro ficar na cama sonhando com bronzes que nossos atletas não conseguem conquistar.

Chegou a hora, finalmente, de ver se valeu a pena toda essa dose cavalar de ginástica olímpica a qual fomos submetidos nos últimos anos. Só estou pedindo dois bronzes, pessoal. É um pagamento justo por todas as provas e reportagens que fomos obrigados a ver.

Quatro olimpíadas e nenhum bronze: este é o cartel de Edinanci Silva, que até horas atrás era nossa esperança de medalha na categoria até 78 kg do judô. A atleta começou mostrando sua experiência, perdendo logo de saída e se poupando para a disputa da repescagem.

A medalha de ouro do Cielo, nadador que mora, estuda e treina nos EUA, e por acaso nasceu no Brasil conseguiu a proeza de nos tirar da 39a posição no ranking. Agora o escrete canarinho está em… 35o lugar.

Enquanto o Quadro de Medalhas do Phelps chegou a OITO medalhas de ouro. OITO. Acumulando sete recordes mundiais e um olímpico, a Globo, transmitindo a prova que o Phelps não participou, dando chance pro Cielo ganhar sua medalinha, chegou às raias do ridículo.

“Cielo ganhou o OSCAR das Olimpíadas”. JURO, eles falaram isso, com essas palavras.

A diferença principal é que investimento em atletas aqui é esmola. Em outros países é… investimento. O Phelps vai ganhar US$1 milhão da Speedo, por causa de suas OITO medalhes de ouro. Já o Cielo, foi mandado pros EUA com dinheiro do pai, aí o patrocinador, a capitalista malvada e gananciosa empresa chamada CORREIOS cortou o patrocínio por ele ter deixado o país.

É um atleta de nível TOP, que merecia estar lá, ao contrário do pessoal que não se classifica nem para as 18as de Final de Cuspe a Distância.

De resto, não deve ser tão caro assim treinar atletas. A Jamaica ganhou em uma corrida feminina as TRÊS primeiras posições. Porra, Brasil, CORRER. Que dinheiro precisa pra treinar um sujeito pra CORRER? Nem isso a gente faz?

Ah, mas não dá, pra isso tem que treinar MUITO, e dá uma leseira… melhor relaxar como as meninas do futebol, que ao invés de ficar enfurnada na concentração treinando, estudando as adversárias, praticando jogadas e memorizando estratégias, foram bater perna em Xangai, como mostraram no Fantástico.

Depois falo que foram pra lá fazer turismo e reclamam. Meninos, EU VI.

Só vamos sair dessa quando pararmos de chamar uma medalha de ouro de OSCAR das Olimpíadas, e pararmos de bater perna durante a competição mais importante de nossas carreiras. Mas profissionalismo no Brasil nunca foi bem-visto mesmo…



Compartilhe este artigo!