Assumir seu leitor como burro é burrice ou burrada?

donkey.jpg

Se você achou o título bobo, eu concordo. Trocadilho é a forma mais baixa de humor, exige pouco ou nenhum esforço para ser entendido (ou criado) e é extremamente descartável. Por isso mesmo é extremamente popular. Aquelas besteiras envolvendo nomes de cerveja ou de carros são bons (maus) exemplos.

O problema é que muitos sites e blogs estão seguindo essa linha. Baixam o nível dos textos, apelam para a piada fácil e desrespeitam o leitor, assumindo que escrevem para retardados (não estou com saco de ser politicamente correto) eles espantam o leitor normal, ofendem o inteligente e fazem a alegria da massa simplória. Vale a pena?

O blog “Pérolas das Assessorias de Imprensa” publicou um post com um anúncio fúnebre excelente. Um anúncio fúnebre com um texto infeliz:

É com prazer que a Diretoria e Funcionários da TERRAFOTO S/A comunica o falecimento de seu colega Engenheiro Sergio da Costa Sampaio.

Até aí tudo bem. Só que como diria Chacrinha, na Internet nada de cria, tudo se copia. Pra pior. Recebi a mesma imagem, devidamente assinada por um daqueles sites idiotas que só fazem remasterizar piadas alheias. Veja abaixo, sem a assinatura. Não faço propaganda de gente ruim.

donkey2.jpg

Exato. Para “facilitar” a vida de seus leitores, DESTACARAM a palavra “prazer”.

Eu sei que a geração atual que sofre de déficit de atenção, mas uma frase de três linhas? Será que eles acham o leitor tão burro, tão incapaz que precisa ser carregado pela mão assim? Eu adoro sitcoms, mas aquela claque dizendo a hora que devo rir me irrita profundamente. Esse tipo de atitude no anúncio acima irrita ainda mais.

Não é uma piada sutil, não é uma imagem com algo infimamente errado. Diabos, é um texto de três linhas, qual a dificuldade de compreender um texto desses? Quem os responsáveis por esse site acham que são seus leitores? Forrest Gumps? Arigós(© Grande Líder da Silva) ou rejeitados da escolinha da APAE?

Eu entendo que algumas vezes um texto longo é demais para as ovelhinhas, meu post “Jesus Cristo Era Gay?“, que ataca a postura do desmiolado autor da pergunta recebeu vários emails de gente que só leu o título, assumiu que EU estava fazendo e pergunta e partiu pro ataque. MAS TRÊS LINHAS?

Infelizmente serei um dos poucos ofendidos pelo realce do texto acima. Baixar o nível parece ser a solução. E a curto prazo é. Zorra Total faz muito mais sucesso do que Monty Python. Se uma série como Fawlty Towers, com John Cleese passasse aqui metade das piadas seria perdida ou irremediavelmente adaptada. A frase clássica dele ao garçon, se referindo aos hóspedes alemães, “whatever you do don’t mention the War” teria, com certeza, uma explicação inserida. “não mencione a Segunda Guerra Mundial, eles perderam” ou algo assim.

Quando William Bonner comparou o telespectador médio a Homer Simpson, foi criticado pela inteligentzia, mas com atitudes como a da piada acima, esses sites nivelam por baixo sua audiência, criam uma geração desacostumada a pensar, incapaz de apreciar um mínimo de sutileza. Viram o que o Cocadaboa se tornou, logo antes de morrer; um site com um milhão de visitas e incapaz de se autosustentar via publicidade.

Essa é a realidade. Visita por si só não quer dizer nada. Truques como fotos de mulher pelada, anúncio de conto erótico com a Sandy, gerador de cartão de telefone são bons pra atrair visitas, mas de que adianta uma relação de 10000/1 de visitantes/cliques ou visitantes/comentários?

Baixar o nível do material publicado, buscando agradar um pretenso público é uma péssima escolha. Não educa seu público. Educar no sentido de instigar sua inteligência, dar uma piada, um texto que o faça participante, não um simples trocadilho, uma imagem mal-acabada, uma piada explicada ou um texto de três linhas com a piada realçada por um marcador.

Isso é humor fast food, e eu odeio kibe.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Acho que você toca num ponto que não tem muita discussão Cardoso. Nivelar por baixo é a pior das coisas.

    Se bem que a quantidade de gente que EXIGE tudo já mastigado é enorme e não pode ser ignorada.

    Eu, por exemplo, não entendo nada de artes. Nada mesmo. Fico olhando para um quadro feito besta e não vejo nada. PREFIRO que alguém me diga o que ver ali.

    PS: Gostei da tag TAG APELATIVA ATRÁS DE HIT.

  • Infelizmente, no Brasil, ou você tem qualidade ou quantidade. Por exemplo, quais são os programas mais visto na tv? Quais os sites mais acessados? Comparar a media dos espectadores com o Homer, talvez, seja uma forma de ofender o nosso amigo amarelo. :)

  • Cardoso, não sei se concordo contigo ou não. Acho que a comunicação deve mastigar a mensagem de forma proporcional ao nível de seu público.

    Se o site de humor-fast-food decidiu fazer isso é porque sabe que assim fica mais fácil agradar os manés que lhe visitam. Outros sites não podem fazer isso com risco de perder pontos com seus leitores.

  • Só que a tendência é baixarem mais e mais o nível, até o ponto em que sequer piadas verbais serão entendidas. Sem esforço, há atrofia.

  • É, por incrívelque pareça, tem gente que gosta de pegar as coisas já "mastigadas".

    ta aí a contribuição para formar uma mentalidade ainda mais defasada. Onde vai parar o incentivo à cultura, inteligência. Me sinto como se tivessem abrindo caminho para uma era em que todos nós deveríamos ser transformados em robôs. (legall,legall, comprar! ahaha).

    Realmente, é pra fazer nos sentirmos idiotas. Ou você é idiota o suficiente para entender, ou você é inteligente demais pra não ter entendido.

    é foda né?

    []s

  • Oi, Cardoso!

    Obrigada pelos links, visitas, comentários. Agora estou com mais tempo, depois do lançamento do EMPREENDEDOR VIRTUAL.

    Cara, entendo seu ponto de vista. Ontem publiquei um texto com o título ESTUPRO. Senti butterflies no meu stomach… será que o pessoal vai entender?… será que baixei muito o nível?… Nenhum comentário. Quem entender ótimo, quem pixar, bom tb, dá pra aprender com tudo e todos. Eu quero os 2, audiência e conteúdo, mas ficar fazendo sitezinho amiguxa, tô fora ;)

    Concordo com o Jônatas, a 'tag apelativa…' ficou bem louca rsrs.

    Bjsss

  • A situação está tão feia que se a gente não ri da piada fast food ainda corre o risco de ofender!

  • Pingback: Bruno Alves » Incr()

  • Jaime

    Aê .. tu é chato pra caramba, hein? Parece um velho babão reclamando de tudo. Aprenda a ler a piada aproveitando o que ela tem para oferecer. Segundos de diversão estilo fast food: Rápida, barata, e que, mesmo sendo uma porcaria, te deixa feliz…

    PARE DE RECLAMAR E VIVA!

  • Caro idiota; O assunto deste post não é a piada. Leia o que escrevi: "O blog Pérolas das Assessorias de Imprensa publicou um post com um anúncio fúnebre excelente"

    Eu ri da piada quando ela foi enviada respeitando minha inteligência, não vou rir quando um kibeiro qualquer estraga a mesma marcando onde "é engraçado".

    Isso NÃO me deixa feliz.

  • Carlos

    Nada a ver com o tema do seu post, mas não dá pra deixar passar batido. Você disse:

    "a geração atual carece de déficit de atenção"

    Ora, ou a geração atual sofre de déficit de atenção ou então ela simplesmente carece de atenção (como você, rs). A propósito, eu sofro de DDA e sei bem o que é isso.

  • William Becher

    clap clap clap

  • Pingback: Contraditorium » Ele até disfarça, mas no fundo é um analfabeto funcional()

  • Véio, eu não tenho paciência, então sorri aquele amarelinho pro cara não te explicar.

  • Luiz

    Cara, que babaquice! Vc. precisa sair mais, se divertir, ir às mulheres. Vc. está muito careta e mal-humorado!

    Goze o conteúdo, e não as superficialidades.

  • Arauca

    Que pena que descobri seu site há pouco tempo.

    Aos poucos vou descobrindo uma série de bons artigos por aqui!

  • Bruno

    Revoltado voce, não?

    Como voce disse, um texto de três linhas render um artigo inflamado como este? Seu leitor vai ao site buscar informação, opinião, pontos de vista, e não "…um artigo inflamado…" de uma brincadeira boba de alguem.

    Obrigado,
    []'s,
    Bruno.

  • Fernando

    Acho que a tática do seu do que vc escreveu é a crítica pela crítica. É uma piada velha? E daí? Quem é que só ri de piadas novas? O que tem a ver a nivelação por baixo, ou relacionar com inteligência a quem acha engraçado uma piada velha? Inteligência, ou falta dela, não está ligado em ser, talvez, ingenuo. Talvez isso seja até uma qualidade………ver graça em coisas simples. Burrice, é confundir ingenuidade com burrice.

  • Wesley

    Aproveitando …queria dizer que ñ sei qual é a graça nas piadas do ZORRA TOTAL…será que alguém poderia me responder isso ???

    • Ainda estou tentando encontrar tambem.;

  • Bruno

    Como vai Cardoso, seus textos são inteligentes sim, parabéns(você deve adorar ouvir isso), só quero fazer uma perguntar, rejeitados da escolinha da APAE não podem entender uma piada mais inteligente, as piados ao seu nível?

  • Evelyn

    Eu tenho o direito de me expressar tbm, então lá vou eu!

    É o seguinte, concordo em partes com vc, sim estamos inseridos em uma sociedade carente de cultura, educação, atenção, investimento por parte do governo, existem uma série de coisas erradas (que não convém dizer aqui todas, pois não acabaria nunca, tendem ao infinito) que como consequência gera uma sociedade preguiçosa, violenta, vários assuntos são banalizadoos como ex o sexo, para vender algo hj só através de apelo sexual, mesmoq ue o produto seja um lanche no bobs, enfim.. isso é pq a política é corrupta, o planejamento familiar não existem, logo pessoas estúpidas estão tendo filhos e criando monstros, dá para realizar uma tese aí, bom não concordo, como vc já pode perceber é realcionar burrice com DDA, isso é uma doença que pode ser tratada e superada, como eu tenho que superar todos os dias e mesmo assim vou me formar em engenharia numa faculdade publica de sp, DDA nunca impediu ninguém de entender as coisas, porém exige um esforço maior e está longe de ser burrice ou retardamento mental

  • KEKA

    1-QUAL O CONTEÚDO DO ANUNCIO DO JORNAL?
    2-QUE ELEMENTO NA FORMA PODE SER CLASSIFICADO COMO NÃO PERTINENTE A ESSE TIPO DE CONTEÚDO?
    3-QUE EFEITO DE SENTIDO O LOCUTOR DESEJA PRODUZIR COM ESSE TEXTO?
    4-QUAL O EFEITO DE SENTIDO, EM FUNÇÃO DA FORMA TEXTUAL, É CAUSADA NOS LEITORES DO ANUNCIO?