Kibes Vampiros Portugueses (ou algo assim)

Um dos maiores comunicadores de todos os tempos, Abelardo Barbosa costumava dizer: “Na televisão nada se cria, tudo se copia”. A grande sacada da ENDEMOL não foi ter criado Big Brother e outros programas, o genial mesmo foi ter montado um modelo pronto para franquia, o que facilita muito a venda dos formatos.

Não é um gameshow japonês, formato que além de muitas vezes ser excessivamente caro, depende de peculiaridades regionais. A maior parte das “pegadinhas” não funcionaria fora do Japão.

O reaproveitamento de formatos, infelizmente, não se restringe a compra de programas pronto. Isso em si não é ruim, adoraria um Guerra do Ferro-Velho, Rough Science ou Mythbusters brasileiro.  Até um programa como o da Sue Johanson, com a Suzana Vieira seria legal.

Ruim é quando a repetição do formato se torna kibada. É quando um programa deixa de ser versão, deixa de ser inspirado e vira apenas uma cópia.

A Record, com o Samba do Crioulo Doido que fez em suas 18 novelas de mutantes conseguiu ser original, mesmo não criando um “a”. Misturaram TUDO, de mutantes a atlantes passando por alienígenas reptilianos e a Pedra Filosofal. Foi uma tosqueira deliciosa, feita no estilo que os americanos chamam de “língua na bochecha”. Em nenhum momento ninguém além dos atores e autores levava aquilo a sério.

Bem diferente disto:

ScreenShot010

É uma kibada descarada da SIC, emissora portuguesa. Vejam a sinopse, direto do site:

Um colégio como tantos outros. Os problemas da juventude.
A paixão entre um rapaz e uma rapariga. Mas para além das aparências, um terrível segredo está prestes a ser revelado, pondo em causa este amor impossível. É que as diferenças que os separam podem vir a ser mais fortes do que tudo o que os une: ele é vampiro e está condenado a manter-se com a mesma idade para todo o sempre.
Uma história de humanos e vampiros adolescentes, cheia de humanidade e muitas emoções fortes.

Se eu acreditasse que havia um mínimo interesse em originalidade, diria que estão kibando Buffy, mas não acho que foram tão longe em suas “pesquisas”.

Acha que estou exagerando? Veja um dos teasers:

 

O efeito disso a longo prazo é terrível. Ninguém realmente criativo vai dormir feliz depois de ter feito algo como essa novela o dia inteiro. Os autores originais são colocados de lado, o material inédito nem chega a ser avaliado e a argumentação contra sequer é ouvida.

Para quê? A série cumpre sua função, gera milhares de pré-adolescentes histéricas assistindo com fidelidade canina e afetando a umidade relativa do ar, como disse o Kevin Smith.

O problema é a longo prazo, como disse dois parágrafos atrás. Quando Twilight sair de moda (e vai sair) o que virá? Quem os kibadores kibarão? Na cabeça dos executivos de TV, basta copiar algo que esteja em alta, e pronto. Só que ALGUÉM tem que criar esse algo.

Quem quer criar quando é mais fácil copiar? Quem quer criar quando é mais elogiado copiar? Quem quer criar quando reclamar da cópia é ser chato?

A tendência sequer é nova. Vide o conceito de franquias de séries abertas pelas próprias séries: CSI, Lei & Ordem, NCIS. Stargate. Será que os talentos envolvidos em uma das 18 versões de Lei & Ordem não seriam melhor aproveitados criando algo original?

Nunca saberemos, pois time que tá ganhando não se mexe, só se copia.

Agradecimentos ao Gilberto Gonçalves por ter dado a dica da novela no Twitter.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Afonso? O vampiro se chama AFONSO? Céus, eu preciso assitir isso. Parece.. não, É PIADA PORTUGUESA pronta a cada cena!

    Opá, que esta malta vampira é gira!

  • Pelo menos parece ter mais ação :P

  • UAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHAUHAHUHUAUHAUHAUHAUHAUHAHU

    E o filho da mãe tinha que se chamar logo Afonso!

    … Deixa-te morder, Cardoso! ;)

  • Me preocupa muito o franquiamento da criação. Mas acredito que sempre terá alguém parar criar, e espero que estes sempre bebam agua limpa. Acredito que as cifras de Crepusculo e outros que entraram na moda com criatividade e originalidade (True Blood), serão muito maiores que processados como Vampires Diaries, e o Lua Vermelha (que nome terrível). Óbvio que qualquer lucro vindo do Kibe é indevido. Mas sempre terá os que ficam insatisfeitos em simplesmente kibar. E esse blog é uma das provas disso.

  • Cab

    Huhuhuuh, aposto 10 cervejas como foi o Cardoso que fez aquela página do verbo kibar na desciclopédia! =D

  • A grande diferença das franquias CSI e derivados é que são feitos pela mesma produtora, ao menos. Fora que a maioria desses derivados são bons. O que não ocorre no caso da kibagem (e não derivação) de twilight.

  • Kibada total!

  • Se funcionar vira a 'Malhação' Portuguesa, se não será no máximo como os Rebeldes, isso com muito esforço.

  • Eu acho que é o problema talvez esteja no fato de em geral se buscar uma cultura comum. Eu sinto que todas as pessoas buscam as mesmas referências, por exemplo todo mundo ouvindo as mesmas bandas da moda, lendo os mesmo livros da moda, vestindo a mesma grife da moda. Talvez falte personalidade atualmente para se propor algo inovador e eu acho que isso talvez venha do fato das pessoas não procurarem buscar suas próprias referências e construir uma personalidade própria. Eu acho que talvez seja o que mais falta nos dias de hoje: gente com personalidade.

  • Já não está fácil aguentar o monte de vampiros invadindo as telas (sim, eu uso controle remoto) e ainda uma versão lusitana? Onde vamos parar mestre?

    Kibar é horrível, sem qualidade é deplorável…

    Abraços

  • Adriano

    Os nossos colonizadores poderiam, ao menos, ter invertido a dupla, fazendo dela a vampira. A inocente do cartaz ali parece ser mais bela do que a "créupusculo", ao menos. Fico imaginando os diálogos que, só pelo sotaque, já soariam engraçados pra nós, brasileiros. Agora, eu REALMENTE espero que algum dos milhares de escritores de malhação não comece a ter idéias e resolva soltar um Lestat na…. (como definir malhação? Novela? Série? Eterna? Oficina de atores?….) naquilo. Se bem que o Chico Anysio tá na geladeira global…. Ele poderia ressuscitar o Beto Carneiro, Vampiro Brasileiro, não é?

  • Depois reclamam das piadinhas.

    Pior que no Brasil sil sil sil…

    • Tomoya

      Até parece que o Brasil não copia descaradamente um monte de coisa!

      E pelo menos eles estão podem sair na rua sem medo de serem assaltados, ou pior.

      Copiar Twilight o mundo inteiro está copiando mesmo…

  • arsbnl

    KKKKKKKk morri…. de rir, que tosqueira, rsrsrsrs. Pior que esse lixo parece que não tem mais fim, é a cópia, da cópia, da cópia, da cópia…

  • Desirée

    Achei ele muito mais bonito que o "EDWARD CULLEN". Acho ele ridículo (a). HAHAH

  • Pelo menos não foi inspirado nos "livros horrorosos" do André Vianco. Os vampiros dele são de alentejo, Rio D'Ouro.

  • Malu

    Estreia em 2010 rs*, vamos la ver o que saí dai, tendo em conta que o orçamento é bem mais baixo, pelo menos o criterio dos efeitos de ambos serão efeitos de 2ª categoria, acho que finalmente vou ver uma produção que supere a porcaria que foi os mutantes…

  • estagiario

    ESSE POVO PORTUGUES SÓ IMITA,PIOR IMITA MAL.

  • Luciano Castro

    Senti "saudades" da telenovelixo brasileiro "Os Mutantes – Caminhos do Coração". Aquilo sim é o cúmulo e a essência de que realmente nada se cria, tudo se copia, e de péssimo gosto!

  • Despresivel

    Hahahaha! Ow meu Deus! Esse pessoal é simplesmente despresível, invejosos do Crepusculo, e engraçados… hehehe… são maus atores, deixam passar despercebidos, cenas onde a fala é muito decorada, até uma crianca percebe… Não acharia ruim se alguem fizesse algo tipo igual creousculo, para haver uma rivalidade, um concorrente, mas não estou falando de baixa qualidade assim… puxa vida!

    Até mais pessoal…

  • Merciless Bastard

    Sabe que é quase certo que essa novela portuguesa vai ser melhor que Vampire Diarrheas e Sucklight? Acho que o "Afonso" tá com mais cara de vampiro macho que o Edward…

  • Mayte

    Quando vem para o Brasil!!!!

  • Mari N

    Deixa-te morder!!!!!!!!!! uashasushaushsauash ri a lot!!!! Cadê a criatividade nesse mundo !!!?!??!?!?!?!?!?

    Em questão vampiresca atualmente Tru blood é a saída, pois é bastante diferente q essas modenhasss, a única coisa igual é o romance entre uma mera mortal( q não é tão mortal assim) por um vampiro, é bem interessante. ^^

    bjo

  • Aloha Chefe!

    Aqui chegamos, depois de alguns muitos anos de defasagem, a "feia", que saiu da Colombia para o Mexico, e depois para Jesusland e agora aqui.

    Se prepara! Água benta, alho, crucificos ("que só funcionam se você tiver fé", que o diga Peter Vincnet!) porque em alguns anos teremos por aqui, quarto crescente, ou minguante, alvorada e se quiserem inovar… "trânsito" com vampiros venusianos, que acabaram com os Incas…

    Aloha!

  • E ninguem ainda reclamou que lá deveria ser QUibe, ora pois pois!!!!

    Aloha!

  • Jesus, que qué isso!! A humanidade sempre surpreende mesmo..Impressionante a cópia descarada e a tosquice da coisa..rsrsrs Até o topetinho tentaram copiar..kkkkk

  • E isso ainda vai ter audiência. Pode apostar que sim!

  • Gabriel Caetano

    E o "2010" do Teaser usa a mesma tipografia do filme "2012". É tenso!

  • DESIGNER

    Manelll: Jesus, Maria jusé…….josoé sei la……..e os camelos tb……..credo……Maria…..oras pois……o que é de ser aquilo….é um pássaro?…..é um avião…..é uma mariposa?…..

    Maria: não Manellll…..é o super vampiro Afonso……a gente……….

    Fala sério né…….kibada?……Kibada…..rabanada…..ta lokooooo…..nem clone o cara serve……a menina parece tieta do agreste……o cara parece um calouro do Raul Gil……..i pior de tudo é que tem gente pra aprovar isso…..gente pra gravar…..e o pior dos piore…….tem gente que acredita que isso é uma ideia……ISSOOOOOOOOO é UM PLAAAAGIOOOOOOOOOOOO……tentar copiar as series de crepiusculo e lua nova…..mas,…..nem elenco tem……o cara se chama Afonso…..e a menina deve ser a feia né………gente, contratem um arte finalista melhor pra criar pelo menos uma capa a altura né……Credo….agora sim quero me benzer……KKKKKKKKKKKK HUHAAAAHUAUAHAUHAUHAUAHUAHA,,,………………………o que que eu vou dizer la em casa…..

  • DESIGNER

    Fiquei tão indignado que errei umas palavras gramaticais…..kkkkk…escrevi muito rápido……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…………

  • DESIGNER

    Pra começar repararam que nos filmes crepusculo e lua nova os personagens são meio brancos?……por ser vampiros…..os produtores se preocuparam em dar um ar sombrio no filme e não manter o vampiro amarelinho igual esse ai……reparem…a foto acima….

    Analisem a foto deste link…. .http://images.google.com/imgres?imgurl=http://lh3.ggpht.com/_NW08z5Og1Oc/SU_DSXQSMZI/AAAAAAAAGyc/VAZmy1jkyLo/crep%C3%BAsculo%255B3%255D.jpg&imgrefurl=http://blogdoxandro.blogspot.com/2009/05/ator-confirma-quarto-filme-de.html&usg=__MEqO7ZcRnwr3VMX8hWPXLV0XiMU=&h=559&w=380&sz=61&hl=pt-PT&start=15&um=1&tbnid=Opfk_ziS_mgZkM:&tbnh=133&tbnw=90&prev=/images%3Fq%3Dcrepusculo%26hl%3Dpt-PT%26client%3Dopera%26rls%3Dpt-BR%26sa%3DN%26um%3D1…………...

    o Edward da de dez a zero….olhem as fotos…..olhem a cor de Edward e Bella como são diferentes……por ele ser vampiro….percebam o close……….a força das imagens de crepusculo……e olhem o cartazinho acima de lua vermelha…..não tem nem comparacão………….gente: não é preconceito com trabalho de ninguem,…mas…..quer fazer uma estória?…..então facå uma melhor…..não pior….

  • seguir uma onda vampiresca ainda vá lá, moda é moda e quem faz entretenimento é claro que quer ganhar dinheiro. mas assim também já é demais. é tudo muito igual!

  • Boas grande cardoso portugal sauda-te :) essa novela e uma porcaria…preferia muito mais o beijo do vampiro que e bem mais antigo mas os efeitos especiais sao bem melhores

    estreou uma outra serie num canal concorrente a "sic" a tvi da uma olhada pode ser que vire outro post seu :) . e so para que vejas quanta rivalidade existe por aqui e alguma estupidez tambem.

    abraços

    ca vai o link

    http://oteudestinoestamarcado.tvi.pt/

  • E por falar em mutantes da Record: http://operiscopio.wordpress.com/2008/12/31/os-mu

  • cardososíssíma

    hey eu sou a fernanda maria coutinho de jesus cardoso.a prima do afonso e do cardoso. Isto é veridico mas ninguem acredita. tb o facto de fora (ter sido) vampira é veridico agora é que estou a ficar um tanto ou quanto olvidada e com problemas dentários .Entao e o manel, tá bom?

    bem, até a proxima lua cheia. se entretanto nao encontrar o portal para sair do sobral de monte agraço!!.a lua cheia é mais facil de encontrar, compreendem?