Os Dez Mandamentos do Fã de Humor Televisivo

Eu sou meio jeca nessa coisa de protocolos, sem intenção percebi que violo várias regras, ao procurar programas de humor e achar graça de mais de um ao mesmo tempo.

Para que você não corra o mesmo risco, compilei algumas regras, deduzidas do convívio com o grupo de criaturas mais racionais, inteligentes e articuladas que conheço: Fanboys de programas de humor:

Dez Mandamentos do Fã de Humor Televisivo

1 – Você é obrigado a rejeitar e execrar qualquer programa de humor que seja mencionado em uma discussão, mesmo que seja o que você gosta. Demonstrar apreço é pecado.

2 – Você só pode gostar de UM programa, ao declarar seu apreço (nunca em uma discussão envolvendo outros programas), automaticamente endossa TUDO que o programa veicule, ao mesmo tempo em que declara que TODOS os outros programas já feitos, em planejamento ou que virão no futuro são lixo.

3 – Recuse-se a entender a diferença entre humorista, comediante, ator de comédia apresentador e escada.

4 – Qualquer programa com mais de 5 anos no ar é um absurdo, “Não sei como isso ainda passa”. Ignore as respostas “passa porque muita gente assiste e gosta, passa porque dá dinheiro”.

5 – A carreira de um comediante é definida por seu último trabalho. Ignore tudo que o sujeito fez de bom. Se ele está ruim em um papel, assuma que ele é ruim em tudo que faz na vida, seja escrevendo, fazendo standup ou sapateando.

6 – Se uma série boa tem UM episódio genial, passe a considerar todos os bons LIXO; assuma publicamente que a série está em franca decadência, por não repetir a genialidade. Ignore o fato de você gostar e assistir ANTES do episódio genial. Da mesma forma UM episódio ruim é motivo para cancelamento.

7 – Nunca acredite em uma segunda leitura. Se há um gay na gag, a piada é homofóbica. Se há um negro, é racista. Resista a qualquer tipo de leitura mais sutil. Isso é coisa de frutinha.

8 – Mulher pelada ou bonita é sempre apelativo, mesmo que seja pertinente ao quadro E/OU ela tenha talento.

9 – Não existem estilos diferentes de humor. Chaplin, Laurel e Hardy, George Carlin e Mel Brooks devem ser julgados e avaliados segundo os mesmos critérios. O único critério que não deve ser levado em conta é se o humor é engraçado. Isso seria simplista.

10 – Humor referencial é elitista. Rejeite qualquer piada que tenha pré-requisito, dependendo de conhecimento prévio para ser engraçada.

Respeitando esses mandamentos você estará apto a criticar o Humor Televisivo Brasileiro, ou ao menos a agir como um bom fã.

Claro, eu não sou muito fã de Mandamentos, então prefiro ignorá-los. Continuo gostando do que acho engraçado, independente de onde venha. Por isso ofendo tanta gente ao dizer que sou fã do Pânico, o que viola os mandamentos 2, 7 e 10.

Ontem durante a cobertura de uma feira erótica em São Paulo um sujeito vestido de sadomasoquista desfilava com uma máscara de latex em forma de cabeça de cavalo. Uma das bibas apresentando o quadro comentou “ah isso na minha cama”. Imediatamente André, editor do programa e um dos maiores humoristas brasileiros ainda no armário inseriu a cena clássica d’O Poderoso Chefão, com a cabeça de cavalo decepada, na cama de Jack Woltz.

Eu ri MUITO, pegou uma frase inócua e deu um final inesperado. Esse é o conceito mais didático de humor.

Claro, 99% dos fãs do programa não entenderam, e segundo o Senso Comum por isso eu não deveria assistir, pois não estou no perfil de “Fã do Pânico”. OK, então me respondam: Pra QUEM o André fez a piada do cavalo? Pro sujeito que liga pro esqueminha de ringtone que anunciam no merchã do programa? Naninanão, a piada foi feita para quem A ENTENDE, por mais que isso viole o Mandamento 10.

Violando os Mandamentos 10 e 4, ontem os Simpsons mostraram como ficar 20 anos no ar, mesmo com a Internet bradando que não são engraçados e ninguém assiste. No episódio o Sr Burns foi preso. Na penitenciária o guarda começa a catalogar seus pertences. Uma hora puxa um cartão e diz “Cartão de Seguro Social”, apenas para ser interrompido por um indignado Sr Burns “Seu idiota, isso é apenas meu cartão SS”. Veja a imagem:

Entendeu? Não? Tudo bem, fale com o Marcos Mion, ele terá prazer em explicar a piada.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Cada programa de humor tem seus autos e baixos, mas a patrula dos pseudo-intelectuais exigem que além de engraçado o humor seja culto, mas se esquecem que frases soltas e sem sentido podem ser engraçadas…

    Reservo-me o direito de não gostar de zorra total =D

  • Pra mim, o programa de humor mais bem feito no Brasil, é e sempre será o horário eleitoral político,…rs

  • A arte de levar a piada a sério. Danilo Gentili uma vez falou sobre aqueles comediantes que fazem auto-censura, mas depois ele mesmo apagou a piada que fez no Twitter chamando a Hebe de múmia. Vai entender, os chatos/moralistas têm um grande peso para alguns e não fazem a mínima diferença para outros. O Pânico continua sendo o Pânico, o Mion tentou imitar o humor engajado do CQC na estréia de seu programa no último sábado, que por acaso levou #LegendariosFAIL ao TT'br.

    @Meira Também reservo-me à esse direito.

  • Magno

    Excelente piada do Simpsons!

  • Giovane Heleno

    Não discordo do Cardoso, gostei do argumento.

    Mas essa do cartão SS, fiquei boiando… kkk

    • LucasMS

      SS = Social Security

      SS = exércico nazista

      • Giovane Heleno

        Verdade… mandamento 10… piada com pré-requisito… kkkk

      • Bruno

        eu vi que era da SS nazista, mas mesmo assim não achei graça Oo

  • Simpsons só foi bom na primeira temporada.

  • os mandamentos estão ali, mas não quer dizer que precisam ser sempre seguidos!

    abs!

  • Augusto

    Cardoso,parabéns pelo ótimo post!

    Essa do cartão da S.S. foi muita boa.

    Ainda não consigo acreditar que existem pessoas que não entenderam a piada.

    • Mauricio

      Vai ter muita gente que não entenderá a piada, pois não sabe nada de história, nunca foi ensinado ou nunca se importaram em aprender. Hoje se sai da escola sem saber ler e escrever corretamente imagina então as outras matérias.

  • Sabe aquela idéia: "gosto, por quê compreendo, se compreendesse dificilmente gostaria". Então, aplica-se muito bem ao contexto.

  • Se mandamentos fossem bons, a Bíblia não teria só 10.

    :P

    • SandroCeara

      Talvez por isso os mandamentos sejam 613…

      • Os mandamentos são 613 só na base-613. Em base decimal, os mandamentos são 10. Já as *boas ações* (mitzvot, em hebraico) descritas no Antigo Testamento são, realmente, 613.

        BIBLICAL FAIL.

  • Alguém sabe o nome/número do epsódio?

  • blasfêmia!

  • Se mandamentos fossem bons, a Bíblia não teria só 10.

    hahahaha muito bom isso

    Parabéns pelo blog. Gostei muito.

  • Vinicius

    Cara, tu és muito bom. Sabe muito. E só melhora: agora tu entendes até piadas.

    Impressionante.

  • Se não me engano, o número do Cartão de Seguro Social do Sr Burns é 2, e ele odeia algum dos Presidentes (já mortos, óbvio) que tem o número 1. :D

    • Billy Costalonga

      Isso nos leva a questão primordial: QUAL A REAL IDADE DE Mr. Burns??

      e a outra interessante.

      "Uma hora puxa um cartão e diz “Cartão de Seguro Social”, apenas para ser interrompido por um indignado Sr Burns “Seu idiota, isso é apenas meu cartão SS”."

      Qual origem do Mr. Burns.

  • Faltou o 11º – Nunca ninguém é sarcástico, leve tudo à sério e perca uns dentes conversando por ai.

  • Sami

    WTF?!

    • esse não entendeu nem o post…

      fiquei pensando no que ele entendeu das piadas…

      • Sami

        Oh! Explique-me então sapientíssimo chupa-rola do Cardoso.

        • UAU quantos argumentos.

          melhor eu ficar quieto.

        • Billy Costalonga

          Argumentou como poucos, orignalidade nessas fortes palavras fez como que viessem como estacas morais que rasgaram no meu peito a dentro.

  • Joãozinho

    As pessoas tem uma tendência estranha de achar que tudo é ataque contra "pseudo-intelectuais" e/ou cheio de ironias. Na minha opinião, o texto suou mais como um "ataque" a igualdade de opinião das pessoas, ditas intelectuais ou não, que se dizem fãs do humor televisivo, ou eu me equivoquei querendo dar minha opinião sobre.

    Enfim, me fez pensar sobre uma coisa que eu nunca tinha notado, como gostar muito de só uma coisa, ou no mesmo estilo, cega.

    • jrventurim

      "Suou" por que? Estava muito calor? Ou estava em uma sauna?

  • MAXWELL

    O melhor programa de humor se chama ''billy e mandy''

  • jrventurim

    Excelente post Cardoso. Os ares interioranos têm lhe feito bem.

  • Marlos

    Cara, como você é esperto. Só falta aprender a usar vírgula.

  • Entendeu uma piada? Que legal cara, quer um balão?

  • PG

    Eu não entendi o lance do Mion no final. Dá pra explicar?

  • Suordi

    Com poucas modificações, esses mandamentos poderiam ser "Os 10 Mandamentos para se Discutir Qualquer Tema na Internet".

  • felipe

    esses mandamentos sao mt idiotas, eis oq eu acho de cada um:

    1- por que demonstrar apreço ao oq vc gosta é pecado? é errado mostrar que gosta de algo?

    2- por que só pode gostar de um programa? nao posso gostar do panico e do casseta e planeta ao mesmo tempo nao?

    3- sim, por que esse mandamento ein?

    4- programas com mais de 5 anos no ar sempre tem um motivo pra estarem no ar. simpsons é referencia de uma comedia super inteligente que se renova. casseta e planeta vou nem falar, outro programa genial. family guy tambem… todos tem grandes audiencias

    5- nenhuma carreira se define pelo final. de nenhum tipo de profisional

    6- logico que todos gostam de episodios geniais, mas nao é motivo de despreso pq o programa que ja era bom nao repitir a mesma genialidade sempre

    7- qual o problema com segundas leituras? so pq o casseta usa um humorista negro (helio de la peña) nos seus quadros o programa é racista?

    8- pode sera te apelativo, mas nao vale levar em consideracao que se essa mulher nao estiver no quadro ele nao seria bom como é? e se ela realmente for talentosa?

    9- se existem estilos diferentes de musica pq nao existem estilos diferentes de humor?

    10- mesmo o humor referencial sendo elitista uma piada não pode ser inteligente não? o certo era que todas as pessoas conseguissem captar a essencia da piada. na minha opniao piadas com pre-requisitos sao as melhores

    • HUHUAUHAUHUHAUHAUH eu não ACREDITO nisso. Sério, você NUNCA ouviu falar no conceito de IRONIA?????

      • Realmente o 11o mandamento seria bem aplicado no caso de intelectuais como esse…

        Da medo ler comentários dessa magnitude!

        "Moisés Robles em 12/04/2010 às 5:02 pm

        Faltou o 11º – Nunca ninguém é sarcástico, leve tudo à sério e perca uns dentes conversando por ai."

    • o horror, o horror

    • Juca

      UASHASUHASUASHUAHASUASHUASHASUSAHUASHASU

      eu juro que caí da cadeira de tanto rir!

  • André

    O autor deve ter muitos amigos roteiristas de programas

    de humor na TV. Segundo os mandamentos,

    tudo é engraçado e vc não pode ter senso crítico.

    Tem que gostar de tudo, ou então vc não entendeu.

    Sai dessa. Acho Pânico uma bosta sem fim, que

    já teve seus momentos de graça, alguns anos atrás.

    Os Simpsons eu acho genial.

    • Aê Cardoso. Eis outro burrão que não conseguiu entender o texto.

      • André

        Burrão é quem não entende a diferença entre

        gostar de algo e concordar com tudo.

        Tenho certeza que o autor do post não precisa

        de um baba ovo como vc!

        Tente fazer um texto seu, que preste, ao invés

        de ficar gozando com o pau alheio.

        Entendeu, burrão? Ou quer que eu desenhe?

        • Marcos

          Burro! hahahah, não entendeu nada!

        • Falou aí então, Sami.

          .

          Por que todo trollzinho adora chamar os outros de baba-ovo e recorrer ao baixo calão?

  • South Park e Family Guy também têm mais de 5 anos no ar. Eles também vão de encontro com o quarto mandamento.

    .

    Era só isso que eu queria falar. Obrigado.

  • A piada do Burns é nazista!

    Que nojo deste blog…

  • Como tem gente idiota nos comentários.

    Não saber que SS é algo nazista não quer dizer que a pessoa não é letrada ou não sabe nada de história.

    Gosto de piada com pré-requisito, por isso é bom assistir Family Guy. Os flashbacks deles são sensacionais.

    Simpsons é bom pelas piadas machistas… Não passa muito disso.

  • hahahaha concerteza concordo com o parceiro que disse que o melhor programa de humor atualmente é o horário político.

    Fala sério, só figura….e são eleitos, isso que é mais hilário.

    iadsuhdfusafdusiaiufdas.

  • Lucas

    O humor do pânico é inteligente!

    Tá ai uma boa Piada.

  • Mandou bem!

  • Giuliano

    Sou fã de Simpsons, Pânico e de outros tantos programas de humor, que ousam desafiar essa ditadura ridícula do "politicamente correto"! Parabéns pelo post!

  • Pedro Paulo Souza

    O TERMO FRUTINHA DO AUTOR DO TEXRO E O TERMO BIBA DO COMENTARISTA SÃO TERMOS QUE SE REFEREM ÀS SUAS ILUSTRES PROGENITORAS?

  • Pedro Paulo Souza

    você não quer ser xingado , mas xinga homossexuais pelo termo frutinha e biba ? seria isto hipocrisia? ou preconceito.

    você critica o preconceito aos programas de "humor" utilizando o pmesmo preconceito para se referir^`as pessoas?

    por qual nome vc se refere a negros por exemplo?

    vc respeita negros por temer a lei 7716, pergunto se vc conhece a lei 10948? pesquize esta lei.

  • KrisB85

    Querido, deixa eu te contar um segredo: TODA E QUALQUER PIADA depende de conhecimento prévio para ser entendida, ok?
    Não sai por aí espalhando besteira, porque vai que as pessoas acreditam em tudo que leem, né.

  • Tem que ter senso de humor para entender o humor….

  • Mandamento Hipster: eu amava programa X ou Y antes de virar modinha.