O povo não é bobo, abaixo a CBF!

Longe, LONGE de mim entrar nas paranóias conspiratórias que assolam o Brasil, usadas para justificar nossa incompetência em tantas áreas, mas como falam da mulher de César (da mulher do Bruno não falam nada, esse assunto já está morto e enterrado) a ela não basta ser virtuosa, é preciso PARECER virtuosa.

Por isso não é admissível situação como esta descoberta pelo Igor Senna e repassada pelo Nerd Pai no Twitter:

O domínio brasil2014.com.br segundo o WHOIS da FAPESP está registrado em nome da CBF:

Criado em 2005. Otimistas eles são

Clicando em brasil2014.com.br entretanto não somos redirecionados para o site da Copa, ou sequer para a CBF, vamos para, aguarde…

como assim, Bial?

Pesquisando um pouco descobre-se que o domínio indica como DNS autoritativo os servidores da www.oghost.com.br, provedor-fantasma d’O Globo. (hahah provedor fantasma. Sou hilário. Me contrata, Mion!)

oghost? Tinha nome melhor Não?

Não sei se as Organizações Globo disponibilizam realmente serviço de hospedagem. Acho improvável que não o façam. A CBF é uma entidade (eh-eh) privada, livre para escolher o host que quiser para seus sites, e seria infantil achar marmotagem em algo tão barato quando webhosting.

Também não faz sentido questionar a “imparcialidade e isenção jornalística” do jornal tendo em base o compartilhamento de servidores de hospedagem.

Mesmo assim, por mais irracional que seja, não fica bem. Hospedar na Globo Host é OK, direcionar para o site do jornal, já é fora dos limites.

Isso tudo teria sido evitado se o estagiário que cuida disso tivesse criado uma landing page e direcionado o www.brasil2014.com.br para ela, ao invés de ceder à ganância de faturar mais uns cliques do Google para o jornal do Dr Roberto.

E se acham que estou exagerando, esperem pra ver o escândalo que a Record vai fazer com essa não-notícia…


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Bom, confesso que não entendi lá grande coisa da parte de provedor-fantasma, landing page, etc. Mas não precisa ir muito longe pra ver essa relação Globo-CBF, basta entrar no site oficial da Confederação (www.cbf.com.br) e ver que ele é um site dentro do portal Globo.com

  • Bom dia,

    O host da Globo, ou 'oghost', eu já tinha visto há um bom tempo e que o site da CBF também está hospedado nas mesmas circunstâncias, não sei se até hoje mais alguém viu (e publicou).

    Sinceramente não vejo nada de errado nisso, apenas usam o host da Globo, que por sinal é seguro pois mantém todo o portal da emissora e adjacências sem perigo algum de ficar fora do ar.

    Mas certamente será assunto do 'Fala que eu te escuto' na emissora do bispo.

    Vai haver uma perseguição à Globo (longe de mim querer defendê-la) como sempre tem e não vai acontecer nada, simplesmente porquê a CBF escolheu o oghost no lugar do UOL Host.

    Abraço,

    @MarcelloJr

    • Ah, e dá a César o que é de Bruno, pois ele foi preso e não poderá usufruir de seu petrimônio, a Globo dando tantas 'regalias' à CBF vai impedir que a Entidade Maior do Futebol no Brasil (não é à Globo) faça qualquer coisa contra ela.

  • Felipe Decker

    Cardoso

    Acesse o site da Cbf, http://www.cbf.com.br, e deverás notar a barra superior da Globo.com.

    Isso não mostra que o site da Cbf é mesmo hospedado nos servidores da Globo.com?

    • Não Felipe, só isso não indica que o site da CBF é hospedado no host da Globo. Qualquer um pode o fazer tentando indicar que está hospedado lá.

      Se você quiser saber mesmo onde está hospedado o site basta fazer uma pesquisa de WHOIS no site do Registro.br e poderá comprovar. Simples.

      @MarcelloJr

      • O WHOIS não mostra onde o site está hospedado!!! Ele mostra quais são os servidores DNS que respondem pelo domínio.

        Tanto que o server do domínio brasil2014 é o 201.7.176.59 que tem o DNS Reverso: globosat.com.br

        Já o domínio cbf.com.br está no server 201.7.176.143 que não possui reverso configurado.

        Mas pelo IP podemos deduzir que estejam no mesmo data center.

        Em resumo, todos os sites da CBF são hospedados no DataCenter da Globo, o que não significa nada para essa sua tese!

        Lembrando que: A Fapesp não cuida mais da internet, quem cuida agora é o CGI.br, isso mudou em 2006.

        • Apenas concluindo, pesquisei e vi que o domínio http://www.brasil2014.com.br foi útilizado durante a campanha da candidatura da copa do mundo de 2014, onde tinha um hotsite.

          Abraços!

    • pelo que o Cardoso comenta, até aí não é tão grave. Se não estou enganada, o site da CBF já foi hospedado no Uol, antes. O causo é a promiscuidade entre a empresa e a entidade, o site da copa direcionar pro site do emissora, isso sim é esculhambação…

  • Denommus

    Questão maior é eles registrarem o site "brasil2014" ANTES da Copa ser anunciada no Brasil.

    • não, Denommus, registrar o domínio antes é prudência, não problema. Muito comum registrar um domínio antes do momento de usá-lo, pra não correr o risco de perdê-lo. Problema são as diversas evidências (como estas que o Cardoso mostrou aqui, entre muitas outras, já comentadas pela imprensa um pouco mais isenta) da promiscuidade entre Globo e CBF. Que tal a festinha da FIFA, da apresentação da logo? Foi toda organizada pela Globo. We all have bad feelings about this…

    • Faz parte de todo processo bem sucedido, tentar antever os resultados e se antecipar a eles.

      A criação do brasil2014 foi registrado com este raciocínio, já pensou ter que ganhar os direitos de sediar o evento pra depois pensar em um domínio, certamente outro já o teria feito.

    • tonobar

      manolo, ele foi registrado antes pq foi o hotsite de campanha!

  • A Globo tem um serviço de hospedagem sim, todos os grandes clubes de futebol no Brasil com exceção do São Paulo FC, hospedam seus sites lá de graça e com direito ao conteúdo jornalísticos (pelo menos, os vídeos).

    Na agencia que eu trabalhava, diziam que em troca dessa hospedagem, as visitações era contabilizados para a globo, assim ela se mantem entre os maiores portais do Brasil, ficando a frente do Terra e do UOL, não sei se é verdade, mas hospedar um site com tantas visitações (consumo de banda deve ser alta, o preço de uma hospedagem comum deve ser um absurdo) e os clubes, talvez o caso da CBF também, não se importam nenhum pouco com a internet.

    Não sei se fica bem ou não, mas economicamente é vantagem hospedar um site de conteúdo esportivo na Globo. Os clubes não gastam e nem querem gastar nada com marketing na internet, isso fica a cargo de agencias terceirizadas.

    • Felipe Decker

      quem disse que os clubes tem seus sites hospedados na Globo.com?

      E só clubes pequenos e amadores que não investem em marketing.

      Posso garantir que o site do Inter não é hospedado na Globo.com, e que não há nenhuma agência terceirizada para mantê-lo. Há uma assessoria de comunicação totalmente profissional. Há uma emissora de TV e uma de rádio onlines. E o marketing então, nem se fala.

      O negócio é a vinculãção da Globo.com com a CBF, mas ao que parece, não é de hoje. Como o site da CBF já está hospedado na Globo.com, porque não pode um domínio ser registrado e vincular à Globo.com? Logo deve ser feito um site neste domínio.

      • Flamengo, Portuguesa, SPFC, Avai, Figueirense e G.Prudente hospedam na Locaweb. O único que não paga é o Figueirense, que faz permuta.

  • Rick

    Quanta especulação ridicula.

    É lamentavel os blogs que usam disso para ganhar mais pageviews.

    É conhecimento publico que a CBF tem parceria de Hosting com a Globo.

    E qualquer pessoa, por mais ignorante que seja, sabe que se deve registrar domínios da internet, com grande margem de antecipação, com precaução de alguém não o registrar antes e garantindo assim o endereço.

  • ricardo

    li a matéria toda e, no final, fiquei me perguntando:

    e daí?

  • Eduardo

    Realmente nada demais. O site da CBF é hospedado na Globo.com, como antes era hospedado no UOL. A CBF é uma entidade privada que mantém relações comerciais com quem quiser. Registrar o domínio antes é uma questão bem básica de prudência.

    Muita coisa a se criticar na Globo, como em qualquer empresa privada, aliás, mas isso aí é o famoso caso do pelo em ovo.

  • Gustavo Campos

    Que vergonha hein?

    O autor do artigo manipulou o screenshot para parecer que redireciona para o site da globo, mas qualquer um que testar colocando em seu navegador o endereço pode notar que não redireciona pra coisa alguma.

    • Gustavo, TODO MUNDO que acessou brasil2014.com.br foi pro site do Globo. Sugiro que você peça desculpas por ser um idiota.

      • Certamente ele deve ter acessado usando o 'www', assim não redireciona mesmo.

      • Cadu

        Vc que deve pedir desculpas e, ainda, respeitar o seu visitante, pq acessando http://www.brasil2014.com.br NÃO cai no site da globo.com.

        • Wallacy

          Agora acessa: http://brasil2014.com.br

          E por falar nisso… WWW já deveria ter sido banido da internet faz tempo.

          Sim nem todos os domínios são programados para usar o "subdominio", graças a Zeus, de qualquer forma, antes de criticar poderia ter olhado o comentário feito dois dias antes do seu, e testado sem www.

        • Cadu

          Wallacy,

          O comentário foi USANDO o www, que, até hoje, não cai lá. Clique no link do MEU comentário e vc verá. Não entendi o seu comentário. Aprenda a ler antes de criticar os outros…

  • E daí?

    • will walbr

      …tira as calças e mija aí!

  • Victor

    Oghost vem de Organizações Globo Host.

    E não direcionava para o site do jornal O Globo, e sim para o portal Globo.com, que é um portal de notícias, hospedagem, e-mail, internet, etc, etc, etc… como também o é UOL, Terra, IG.

    Só que a CBF contratou o Globo.com.

    Tanto que se você acessar o site da CBF: http://www.cbf.com.br, vai ter o cabeçalho da Globo.com lá em cima, do mesmo jeito que o site da Federação Paulista de Futebol também tem: http://www.futebolpaulista.com.br.

  • @novalogic

    Em 2005 o Brasil começou a concorrer para sediar a copa de 2014.

    Sim, a CBF trabalha junto à Globo nos planos de mídia.

    #teoriadeconspiraçãofail

  • guto

    digitando http://www.brasil2014.com.br não entra em nenhum site aqui, mas, digitando brasil2014.com.br (sem www) redireciona para o site da globo… portanto, acho que o Gustavo Campos deveria pedir desculpas e testar antes de acusar as pessoas (no caso, o Cardoso) :)

    • Ricardo

      Pedir desculpas pra que?

      Sem contar que isso já foi dito lá em cima.

      Tem gente que confunde elogiar com lamber o saco do Cardoso…

  • Francisco Boni Neto

    A Globo é uma empresa santa. Todos funcionários de lá de dentro agem imparcialmente, pois fizeram curso de santidade com Jesus e Buddha.

    Não é preciso se preocupar com corporativismo plutocrático, afinal, todos que tem o poder são santos e vão ser sempre imparciais.

    E eu sou um retardado mental ingênuo.

  • Morro e não vejo tudo;promiscuidade,sim.O fato de ser privada não é o problema.Concordo com o Cardoso e com a Bruna.

  • Mostra quem, realmente, manda no futebol brasileiro.

  • Grande amigo Cardoso, será que poderia me desbloquear no Twitter ??? Gostaria de continuar acompanhando seus posts… prometo não abrir mais a boca…rsss…Abs

    Roberto

    @amigotecowb

  • O melhor é que o mesmo povo que fala: e daí, não vejo nada de errado, em geral, são os primeiros a levantar a bandeira de "dia sem globo", só pra ficar na moda? pra ser contra alguma coisa? A Globo é má, feia e tem chulé cancela sua assinatura da NET, pois é do grupo Globo e não assiste metade dos canais pagos tb, que são deles tb. Vá assistir Brazil: beyond citizen kane, que agora é facil baixar em qq torrent da vida, mas na época da estreia vi numa sessão no MIS em São Paulo que foi proibido pelo gov Fleury. O mundo é cruel e injusto, a Globo/CBF eé ruim boicote, em vez de não assitir o jogo da seleção na Globo não assita o jogo da seleção, isso sim é boicote, mas a copa vai ser aqui e todo mundo vai baixar as calças pra Globo/CBF mesmo. E depois vem dizer que torcer pela seleção é demostrar patriotismo pelo país, bah.

  • Ricardo

    Sempre achei que o Brasil não ia ganhar esta copa, ia se fazer de tudo para deixar ganhar uma copa aqui no país… De todos os meios…

  • Facelpalm

    FAPESP?

  • "oghost" é uma herança da finada "Opti Globe" (Host). Antiga divisão de desenvolvimento e hosting web da Globo.com

  • Godoy

    Cardoso, você me diverte. Obrigado por existir.

  • Marcelo

    Correção: a FAPESP não cuida mais de domínios, isso agora é administrado pelo CGI (Comitê Gestor da Internet) através do Registro.br.

    Correção (2): Se fizerem a pesquisa pelo ticket, verão que não foi a CBF quem registrou o domínio em 2005, o domínio foi registrado por outra empresa, o domínio pode até eventualmente ter sido transferido para a Globo, antes de cair nas mãos da CBF.

  • tá na globo?
    tá na copa!

  • Eu pergunto… E dai?

  • felipe

    O GHOST ou O Globo HOST ?

  • jose carlos ribeiro

    – QUERO DEIXAR MINHA OPINIÃO SOBRE QUEM DEVE JOGAR NA SELEÇÃO BRASILEIRA: NOSSO FUTEBOL PRECISA SER VALORIZADO E NÃO SERMOS ´´PENEIRA´´ PRO FUTIBOL ESTRANGEIRO . A CBF DEVE CONVOCAR SOMENTE JOGADORES QUE JOGAM NO FUTEBOL[TIME] BRASILEIRO.

    – ELEIÇÃO PRA PRESIDENTE DA CBF DE 4 EM 4 ANOS.

  • Vale lembrar que este domínio foi originalmente criado pela 1web-in.com Ltda, na data de 2005 e provavelmente adquirido pela CBF

    https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=1968445@bra

  • Italo

    Reclama tanto dos "trolls", mas pelas coisas que escreve não resta dúvida que você é o maior deles. Nunca vi fazer tanto sensacionalismo por conta de nada.

  • Luiz felipe

    Nossa, o povo está tão brabo por isso, afinal o futebol é limpo e honesto e não existem essas coisas que existem em outros meios, logo ele é isento e qualquer noticia afetando essa imagem limpida é "trollagem" e o culpado é quem escreveu a noticia.

    E mais, tacar ovo na globo nem é tão mau, pois ela merece, não se deve perder a chance.

    Enquanto um bando de idiotas fica falando e dai? e dai que a globo manda nessa "massa de manobra" e o pais esta uma merda em parte por culpa dessas pessoas. Que fazem o que a senhora globo manda. é o famoso "homer simpsom", pois ele diz que a TV é o deus dele.

    E outro bando de idiotas tenta comentar sobre algo que não sabe. afinal, é um site sobre futebol e eu sei usar meu navegador e sei sobre futebol, o que mais há para saber.

    Esse é o circo e essas pessoas são as mesmas que consomem o pão da globo e do governo.

  • Eita povo nervoso!

  • Caracas, que coisa! As coisas estão todas aos avessos.

    Olhá só, uma dica de hospedagem que não envolve maracuitais.

    Melhor Hospedagem de Sites
    http://hospedagem.indica.site/