Vergonha Alheia Patriótica Total Salve-Salve

Sério, chegamos ao FUNDO do poço, total.  Vejam o que recebi, via Twitter do Marcio Rubens:

Esta matéria do Techtudo, “Apple terá fábrica no Brasil, afirma revista”. Nada de errado com o texto, calcularam corretamente o tempo de vôo do iPad e tudo. Só que o Marcio alertou para o primeiro comentário. Vejam:

“Achei um absurdo deparar na primeira página da globo.com com nossa bandeira brasileira partida ao meio, dando a impressão de rasgada. Uma tremenda falta de respeito com nossa Pátria! É dessa forma que a apple entra em nossa casa?! Não quero nem comentar mais sobre esse fato. Fica aqui o meu protesto.”

Como assim, Bial? Que coisa feia, Apple rasgando bandeiras brasileiras? Às armas, companheiros!

Claro, fui conferir a tal imagem polêmica e ofensiva que tão violentamente cuspia na cara da Pátria Nossa Tão Gentil. Na home da Globo.com me deparo com… prepare-se, se for sensível não olhe:

Snap144

Sério, eu tenho MUITA inveja de quem tem tão pouca roupa pra lavar, tão pouca conta pra pagar que pode se dar ao luxo de se ofender com isso.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Marco Antonio

    Eu fico com pena é dos ilustradores e designers, que ficam tentando bolar uma coisa agradável e criativa e dão de cara com uma mala dessas que você citou.

    • Lex

      Perfeito! Eu fico imaginando a raiva dos ilustradores e designers quando, vão conferir o resultado do trabalho deles e tem que ler isso!!!

      • Pois é, enquanto os ilustradores "rasgam" a nossa bandeira, os próprios brasileiros fazem isso: http://goo.gl/RoV7C

        Se o mala se ofende com tão pouco, se encontrar alguém usando um desses, vai ter um surto psicótico!!

    • Vinicius

      é uma pena mesmo, quem se ofende com isso?

  • Te dizer que o tutorial do Farmville que aparece ao lado, esse sim ofende!

    • Murdock

      Eu ia dizer isso rsrsrs
      Dá pra abrir competição da alma mais sensível que vai se ofender com a coisa mais idiota.
      Eu me ofendo por me chamarem de tupiniquim como se ainda fôssemos um bando de índios!!

  • Eu me ofendo quando chamam FarmVille de simulação.

    • Ha ha ha – Se não é de "simulação", é de verdade? Então, eu tô rico! Me fala onde eu troco os milhões que já ganhei lá por reais (R$)… e você ainda se "ofende"!? Como assim, Bial?

  • Klebis

    Acho que os creditos desta publicidade não pertencem ao conglomerado da Globo e sim a alguma equipe publicitária da Apple!

  • casa84

    ahahhahah , sem comentários o depoimento do idiota fala por si só.

  • Ochogeek

    Sem comentários a essa "Cristina Nunes". O pessoal nem se deveria dar o luxo de discutir sobre tal comentário futil.

  • André

    FACEPALM é pouco…

    • Super-Hiper-Mega-Ultra Facepalm.

      Tá bom assim?

  • Na constituição e documentos alusivos existem regras de apresentação da bandeira — prevalece o bom senso, mas a imagem em questão pode sugerir, sim, que houve "desrespeito" a um símbolo nacional. Mesmo parecendo bobagem, o comentario do Marcio Rubens procede!
    Experimente publicar no New York Times uma laranja partida ao meio com uma parte da bandeira americana de cada lado, ilustrando a notícia de que o suco de laranja brasileiro vai ser vendido a preços baixos por lá… e espere pra ver a confusão que vai dar!
    "Fundo do poço" é esquecermos do civismo e do respeito aos símbolos nacionais…

    • Discordo. Existe sim, na constituição, regras (ridiculas por sinal, mas regras) que regem a exposição da bandeira e, de fato, é proibida a exposição da Bandeira Nacional em superfícies planas (tais como paredes). Nesse aspecto, legalmente, considera-se desreispeito ao símbolo nacional.
      Mas a questão da discussão aqui não é se houve ou não desreispeito. A questão é que surpreende (tá, nem tanto hoje em dia) a existência de uma criatura tão sensível que possa se ofender com algo que deveria apenas ser um trabalho gráfico.
      E sim, já estamos no fundo do poço a mais de 500 anos pelo seu ponto de vista. Nunca houve civismo no Brasil.

      • Prezado DVD's, você é cego, surdo ou o quê? Como é que alguém diz que "nunca houve civismo no Brasil"? Você mora por aqui mesmo? Ah, já sei… não sabe o significado de "civismo"! Qualquer evento político, esportivo, educacional (de verdade), e até militar, exerce o tal "civismo" — pode-se dizer que é até "democrático"! Civismo é qualquer expressão de respeito com os "símbolos nacionais" (não vou explicar isso; olha no Google). Cantar o hino antes de um jogo ou cerimônia, hastear a bandeira após uma corrida de F1 ou numa solenidade, e etc. e tal são atos de civismo! Como que você diz que "nunca" houve isso no Brasil? Tá louco ou tá confundindo as bolas? Perdeu uma boa oportunidade de ficar só lendo, né?
        Ah, a questão aqui era "se o anúncio dava ou não margem a uma 2ª interpretação, que podia ser tomada como desRESpeitosa", entendeu? Ou quer que eu desenhe?
        E quando você afirma "estamos no fundo do poço", por favor, NÃO me inclua nisso! Eu não estou… Se você estiver, mexa-se, faça algo de produtivo e saia daí…

        • Puts, cara.. magoou.. fiquei triste agora..

        • statuos quo

          o que adianta demonstração de CIVISMO em jogos de futebol enquanto os q pregam esse tal CIVISMO se omitem em tragédias como a do Sul e do RJ??? o q adianta demonstração de respeito a símbolos nacionais se o povo é desrespeitado todos os dias? do que adianta hashtags inflamadas no twitter se ng levanta a bunda do sofá (perdoe-me a expressão chula) p/ fazer nada?
          CIVISMO é trazer olimpiada e copa do mundo p/ um lugar q não tem a menor segurança p/ os moradores, quem dirá aos atletas???
          ah tá…

        • @marielsouza, me desculpe, mas a ilustração não dá a mínima margem a uma segunda interpretação desrespeitosa. O que a moça falou nos comentários do Techtudo sobre "bandeira rasgada" não tem o menor fundamento de nada, é uma "visão" maluca dela.

          Quanto ao desrespeito à bandeira, tem gente que interpreta a lei 5700/71 de forma radical e não vê que também estamos sob uma constituição que garante liberdades civis a seus cidadãos, entre elas a liberdade de expressão. Não dá para restringir o uso da bandeira apenas às atividades patrióticas, como quer a lei 5700, sem ferir a Constituição. Pode-se proibir o desrespeito (ex., bandeira no lixo), mas não a transmissão de uma ideia. O ilustrador da reportagem tem sim todo o direito de usar a bandeira no Ipad da ilustração como meio de transmitir uma idéia de Brasil, ainda mais quando se trata de uma reportagem falando sobre a vinda de uma fábrica da Apple para cá.

    • Murdock

      Se for pra seguir à risca o que dizem sobre a bandeira, ferrou. Existem proporções exatas para cada medida ali, se o iPad não tiver as mesmas proporções fica errado só em colocá-la na tela inteira. Entre várias e várias outras coisas…

    • Assim como a prezada comentarista do G1, esse é outro que tem pouca roupa pra lavar, pouca conta pra pagar e tem tempo para se ofender com essa bobagem.

    • Hades Júnior

      Pelo jeito, ninguém por aqui conhece gestalt.

  • Esse comentário ultrapassou o nível de abrangência de todas as modalidades de facepalm universais…

  • Minha mão e minha face não conseguem se encontrar com força suficiente pro tamanho do FACEPALM que isso merece. Mas eu vou tentar:

    FACEPALM!!!!!!11!!1!!

    …precisa de mais força. XP

  • Eu não sou o autor do comentário. Eu sei que a imagem é só uma tentativa de algum designer, provavelmente brasileiro, tentando parecer legal, e não mais uma tentativa dos "porcos imperialistas americanos" investindo contra nossos corações e mentes. Eu só mostrei o comentario ao Cardoso.

    • Adriano

      Aí que você se engana, meu jovem mancebo ingênuo.
      Os porcos imperialistas americanos agem sempre dessa maneira, na surdina, enfiando goela abaixo seus produtos, sempre com itens bem chamativos. Eles chegam de mansinho e tomam tudo que é nosso.

      Nessa imagem da reportagem, a mensagem passada é claríssima, com interpretação inquestionável.

      Os dois Ipads no anúncio indicam que a ocupação americana dará-se em dois estágios, sendo eles.

      1o – Eles enviarão seu presidente para testar nossa receptvidade a analisar nossos pontos fracos. Esse é o primeiro estágio, simbolizado pelo Ipad à esqueda da imagem. Reparem que esse Ipad mostra, horizontalmente, uma porção menor de nossa bandeira do que mostra o Ipad à direita (chegaremos nele). Isso indubitavelmente indica que os Americanos ainda não sabem muito sobre o nosso país, ainda precisam de mais informações pois estas estão pela metade. Repare também que a metade da bandeira se encontra verticalmente maior, indicando o que o Brasil é forte e está atento.

      2o – O primeiro ataque ocorrerà à noite, quando estivermos dormindo. Perceba primeiro, que o Ipad à direita está deitado. Esta é a claríssima indicação que o ataque será noturno. Ainda, este Ipad, o da direita, encontra-se inclinado, o que demonstra que nossas forças de contra-ataque já terão sido comprometidas à esta altura.

      Veja que a imagem ainda possui outras mensagens subliminares. As bordas do Ipads são negras. Isto, obviamente, representa o nosso petróleo que eles estão querendo roubar.

      Devemos tomar cuidado e nunca mais dormir. Pra frente Brasil…… ehhehehehe

      • notorious

        + 1000 internets pra você!

      • Abriste meus olhos, nobre colega!
        Começarei já a arregimentar o máximo de pessoas possível para que juntos, patriotas que somos, possamos resistir ao iminente assalto à nossa soberania

        eh.. só uma perguntinha: onde eu escondo o corpo do vizinho loiro de olho azul claramente espiando meus nobres esforços bélicos que alvejei à pouco? :)

        • Adriano

          Putz….. incentivado pelo filme que vi ontem "A volta dos mortos vivos" eu vou sugerir cremação.

          Se a viúva for edificante, temos que arregimentá-la para a nossa resistência. Torture, se houver, os rebentos com os nossos maiores orgulhos nacionais: As bandas coloridas, funk e axé.

          O cachorro, só não mate se for Fila Brasileiro, qualquer outra raça representa um espião canino.

      • profeloy

        hahahaha, ri litros!

      • Eu ia até fazer um elogio sobre o contéudo do seu comentário mas… caramba! Com seus dois "estágios" você conseguiu ser mais CRIATIVO que todo mundo aqui… superou até a equipe que bolou o anúncio — haja imaginação!

  • Gente ofendida por pouco é algo cada dia mais comum. Estamos criando floquinhos de neve. Veja, por exemplo o mais novo escândalo, denúncia de preconceito e intolerância a homosexuais repercutindo recentemente na mídia: Onde, em uma partida de vôlei (Cruzeiro x Volei Futuro) uma torcida chama de bixa…. uma bixa!!!

    Daqui a pouco, teremos árbitros entrando em processo na Justiça Desportiva por que um estádio todo ofendeu a honra de sua mãe.

  • Engraçado, a pessoa se ofende com isso?! Deveria se ofender mais com as notícias que aparecem diariamente nos jornais, com o convìvio com a violência a que somos submetidos, com a corrupção desmedida que assola nosso país! Isso sim é um profundo desrespeito com nossa pátria… Símbolos são sim importantes, mas enquanto não tivermos mais respeito próprio como nação, eles não adiantam de nada.
    E de mais a mais, não vi grandes problemas com o conceito… Acho que é falta mesmo do que fazer… enfim…

    • Muito bem dito! Concordo plenamente, Paula.

    • Eloizio

      É muita falta do que fazer.

  • Eu me incomodei mais com o "jogo de simulação"

    :D

  • Marco

    Fora que essa imagem é antiga pra burro.

  • Felipe

    Isso, reclame de bandeira partida enquanto paga seus impostos.

  • Malcomtux

    Digam que não é verdade, por favor, digam que não é verdade!!!

  • Pior que muitos que com artilharão dessa indignação nem sabem o hino inteiro

  • Felipe

    Eles vão vencer – Idiocracy já vem alertando isso há 5 anos

  • Dany Lederman

    Super criativo

  • Rafael Martins

    Sério, aquele efeito de bandeira “rasgada” não seria na verdade de bandeira “tremulando”? http://goo.gl/6YPxs

    Sendo assim, não seria uma tentativa de demonstrar um certo “orgulho patriótico”?

    “[…] eu tenho MUITA inveja de quem tem tão pouca roupa pra lavar, tão pouca conta pra pagar que pode se dar ao luxo de se ofender com isso.”

    Eu também, eu também…

  • lembrei da marca de café pra exportaçao brasileira, que tinha vermelho na logomarca, e o povo fez corrente de email dizendo que o PT queria mudar as cores da bandeira /o

  • Realmente é ultrajante, alguns podem até falar que é uma montagem até bem feita em cortes da nossa querida bandeira. Prova cabal de que já estaria degenerado por essa mentalidade subjugada aos EUA. Fico muito triste com esse ato.

    • Ai, outro idiota que tem pouca roupa pra lavar, pouca conta pra pagar, coça o saco o dia todo e tem tempo para se ofender com essa bobagem.

    • Haja hipocrisia, hein?!

  • Coitada, a comunista/socialista/esquerdista do comentário deve estar rasgando o c# com a unha.

  • Nossa, vou boicotar a Apple! Nunca vou comprar um produto deles (pelo menos enquanto for tão caro…)!

  • Esse aprendeu a priorizar as prioridades na hora de se 'revoltar contra o sistema'. FACEPALM!