O marketeiro da Nokia comeu cocô?

Eu já disse centenas, talvez milhares de vezes que adoro a Nokia. Até hoje considero o E71 o melhor smartphone não-multimídia do Mercado, mas ela se recusa a aceitar que precisa evoluir, ficou presa ao Symbian tempo demais, agora depende da Microsoft para sobreviver. Mesmo que consiga lançar um excelente Windows Phone nunca recuperará o brilho de antes.

Pra piorar, a Nokia além de não ter um sistema operacional decente não tem sequer marketing. Enquanto Apple e Microsoft mandam muito bem com seus filmes e até o Android consegue soltar bons comerciais, a Nokia parece que não sabe SEQUER o que está vendendo.

Vejam este filme aqui, descoberto pen San Picciarelli do MeioBit. Pode ser que eu seja um bronco e não entenda nada de arte conceitual, síntese modernista e viadagens do gênero, mas tenho certeza de que a maioria dos consumidores também não entende. Então, que diabos quer dizer isto? Tentativa da Nokia de criar um viralzinho? Querem pagar de cult, misturar arte com propaganda? Sorry galera, mas não nasce um Andy Warhol todo dia, isso que vocês fizeram foi o equivalente a enfiar uma lata de sopa Campbel no rabo. Existe diferença entre ser criativo e ser… boboca.

 

 

Os comentários do YouTube são um show à parte:

“uma pergunta pq alguem vai querer comprar um celular para fazer essas coisas escrotas .. ?”

“ O que você faria com um Nokia N8? Hum…ligaria pra uma pizzaria ao invés de fazer essa merda ae.”

“NA MORAL, ECHO QUE ELE ESTÃO DE ZOAÇÃO COM A NOSSA CARA. QUE VÍDEO MAIS IDIOTA!!! SEM NOÇÃO, DÁ PRA IR PRA QUELE PROGRAMA "TUDO A VER" DA RECORD COMO OS VIDEOS MAIS IMBECIS DA NET”

“Alguem reparou no peso do celular? Ele é mais pesado que a câmera, o gps e o robo juntos;”

“podiam tem pelo menos colocado umas mulhers semi-nuas fazendo isso que nao ia fica tao lixo”

Voz do Povo é Voz de Deus:

peladona


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Somente uma única palavra define – PODRE – sou grande admirador da Nokia, porém está mais do que na hora desta gigante começar a evolução, porque se não né? Já era.

  • Rafael

    Ela é meio loca, mas não é tão sem noção assim. É justamente o tipo de coisa besta que se faz em rede social. Eu já assisti vários vídeos deste. Não eram propagandas, era uma brincadeira que inventaram no Facebook da Nokia para fazer coisas inusitadas com o N8, comparando suas funcionalidades e etc… Acho que até rolava um prêmio para os vídeos escolhidos. Só que isso já faz tempo.

    • noia

      viado,gay,cusao.acho ruim,pega eu.noia fdp,vcs da nokia tambem,comprei uma bosta desses tais celulares, dessa marca lixo,e nao durou 2 dias e na loja da nokia nao quiserao trocar.ah,se nao resouverem vou sentar o asso ni vcs.pau no cu.

  • Igor Carvalho

    Cara, a propaganda é clara, você é que não entendeu. Quis mostrar que o celular tem o mesmo peso (FUNÇÃO) que todos os outros objetos juntos. O robô representa o Android. Eu achei uma bela propaganda, pena que algumas pessoas metidas a publicitários (like you) não entendem e criticam.

    • carloscardoso

      UAU, o grande diferencial do N8 é que ele tem câmera? 1998 ligou e pediu o celular dele de volta…

    • Carlos

      Sua percepção foi ótima, mas grandes propagandas, não são compreendidas por bons publicitários e sim por todos, está é a função da publicidade, trazer alguma informação de forma simples e eficaz.

  • A jogada deles foi um tanto quanto RIDÍCULA, querer mostrar algo em melhorias fazendo comparações um tanto quanto Esdruxula!
    Nokia logo logo vai à falência, nenhum smartphone da nokia entra no pário contra as outras marcas, nem mesmo contra a sansung que não tem um smartphone top.

  • ahuehua Conseguiram mostrar que ninguém precisa do N8, qualquer celular serve pra montar uma merda dessa.

  • profeloy

    2 palavras: que bosta!
    Alem do Marketeiro que comeu cocô, a diretoria que aprovou tb dever ter comido!

  • Bruno Guedes

    Aí o velhinho manda um "uhul" tão brando que cimentou a besteira toda. Eu ainda não sei se eu rio ou mando um facepalm com gosto.

    • Rafael Dantas

      Eu acho que além da propaganda difícil para a galera entender, QUE PORRA TEM HAVER ESSES 2 VELHOS NA PROPAGANDA?!

      • Você nunca leu as tirinhas do "Urbano, o aposentado"? Sempre procurando algo pra fazer…

      • Não sabe quem é Guto Lacaz? Se mata!

        • realmente absurdo esses comentários né, se você não entendeu, não conhece o Guto Lacaz, então você não é faz parte do publico que eles tentaram atingir

  • Fehlberg

    A propaganda brinca com as leis da física (momento das forças) e na mesma fica claro que o nokia tem tudo aquilo, câmera, rôbo, etc e é muito mais leve, já que o celular esta muito mais distante do eixo de rotação.

  • Na moral, eu achei o comercial genial. O problema é que ele não é óbvio e o pessoal não repara no que aconteceu ali.

    Geralmente se faz comercial listando montes e montes de funcionalidades e tecnologias agregadas fantásticas. A ideia do comercial, pelo que me pareceu, foi dizer que tudo isso é só enfeite bobo; "mais do que tecnologia, é o que você faz com ela".
    Nessa postagem aqui mesma do autor, ele dica o N71 como exemplo de produto bem acabado. Eu tenho um E63 e entendo parte do que ele quer dizer. O celular não se exibi com montes de tecnologias apenas para dizer que tem, ele USA as tecnologias que tem disponíveis. Não dizem que esses celulares da Nokia são bem acabados? Então, "não colocamos tecnologia apenas de enfeite".

    Voltando ao comercial, viram o que aconteceu ali?
    Pegaram um celular smartpho, tela grande, e amarraram uma câmera, mas não qualquer uma, uma LEICA, sinônimo de câmera boa, e o robozinho lá para fazer alusão ao Android.
    Do outro lado, equilibraram um N8, para mostrar que ele tem tudo aquilo que o outro exibe em seu interior, discreto. Único acessório dele mais chamativo, um cabo HDMI, que vamos lembrar, a forma como ele sai com vídeos através daquele cabo é maravilhosa.

    Eles fizeram um comercial dizendo que o N8 é tão bom quanto esses Androids top sem precisar fazer propaganda de feira gritando que tem isso e aquilo, que faz assim e assado. Quando você vai escolher um celular você não compara alguns e no final coloca "na balança" para ver qual vale mais a pena? Foi isso o que esse comercial da Nokia fez, sem precisa dizem em palavras.

    Foi criativo, muito.
    O único problema dele é esse, usando criatividade e metáforas, certamente que você será mal interpretado e não compreendido pela maioria.

    • Matheus

      Confesso que, assim como o autor, não tinha entendido bem o vídeo.

      Genial Panino (:

      É… acho que foi o Cardoso que comeu cocô haha

    • Aí vem meu questionamento com propaganda e design: de que adianta isso tudo se o público só vê dois coroas montando um móbile pro netinho? É como o logo da Pepsi que custou 100 mil dólares pra ser desenvolvido, tem o Universo, Mona Lisa, Yin e Yang mas o público só vê um gordo pagando cofrinho.

      Pra quem é feita a propaganda, para o público ou para outros publicitários admirarem?

    • Jessica

      Ai gente, a propaganda até pode ter explicação, mas nem por isso deixa deser um lixo!

    • Italo

      Parabéns, mandou muito bem na sua explicação e jogou a "bosta" pro estômago de outra pessoa hehehe

    • Hahá, eu tinha sacada a ideia do vídeo, mas você esclareceu ainda melhor os pontos, de forma que eu sequer havia percebido (não sabia que a câmera era uma Leica, por exemplo :) )

    • Não sei qual é o público-alvo desse produto da Nokia. Se for a grande massa consumidora, realmente acho difícil que a mensagem seja estabelecida. Infelizmente a realidade do Brasil não se caracteriza por uma grande massa consumidora que consiga assimilar esse tipo de mensagem.

      O autor do post deveria ter feito uma análise mais profunda e não apenas vomitar argumentos superficiais. Ao invés disso preferiu embarcar nesse papinho de troll no Youtube e acabou ele mesmo comendo cocô.

  • Sem entrar no mérito da qualidade do comercial, mas… comentários do YouTube? Really!?

    • brunopinho

      Touché!

  • Vinicius

    Achei bacana o comercial também, nada de arte pós-moderna. Concordo que não dialoga com o público mais jovem, e isso pode ter incomodado o Cardoso. Mas o mais engraçado são os vários comentários que nego coloca só pra concordar com ele, mesmo sem ter entendido ou nem visto o comercial! A galera critica sem nem dizer porque, só pra concordar com o "ídolo".

  • Pior que fiquei assistindo essa coisa esperando que fosse acontecer alguma coisa mas… pfff.

  • Bom… eu não ligo para a propaganda, seja boa ou não. Meus celulares atuais são um Samsung com cámera de video e fotos e internet, além de mp3 player, que muito me serve, e um Motorola EM28 com tudo isso e do tipo Star Trek, que também muito me serve. Já tive um excelente Nokia do tipo antigo, sem chip, que também muito me serviu.
    O que posso dizer é que a propaganda não me afeta na hora de comprar.
    VL&P

  • Guto Lacaz é um importante artista plástico. Ele costuma fazer esse tipo de "instalação" para museus e galerias.

  • Putz… curiosidade é f… parei de estudar para assistir esta m…
    1:30 minutos perdidos de minha vida este vídeo equivale a uma bela piroca no furico.

  • Sinceramente, após ler o que parece ter sido um preconceituoso comentário acerca da propaganda (disse que parece e não que foi) e ter visto o comercial, acho que foi outra pessoa que comeu merda. Afinal, nem todos falam a ironia, sarcasmo ou coisas do tipo. Além disso, isso que é chamado de "síntese modernista e viadagens do gênero" (principalmente no que tange o chamado de viadagem), penso que tudo o que não é entendido, pela falta de capacidade de quem busca (ou julga sem buscar) entender, tem desses julgamentos estúpidos. A propaganda é inovadora e tem uma proposta, até certo ponto, simples. Bem melhor que ter de apelar pra ferramentas computadorizadas para editar, maquiar e colocar efeitos que não respondem ao verdadeiro uso. Vergonha não é entender a campanha, vergonha é julgá-la sem entender e usando termos pejorativos. É isso: tem crítico que faz dieta comendo merda!

  • Curti muito o vídeo… Parece a empresa rindo de si mesma, mas com muita elegância. Ou será que todos nós somos muito mais espertos que os engenheiros, designers e diretores da empresa e percebemos muito antes de todos eles que nem o N8 nem qualquer outro smartphone com câmera melhor que a Leica, GPS melhor que o tom tom e barbeador melhor que o mach 3 não vai a lugar nenhum sem um sistema operacional decente? A impressão que me dá é que os caras lideraram o mercado tempo suficiente para queimar alguns cartuchos com uma auto-crítica bem estilosa… Tomara que o tempo necessário à Nokia para fazer algo decente com o windows phone seja o suficiente para fazer algo realmente bom, mas rápido o suficiente para que a perda de mercado seja reversível. Se não, é como um amigo que diz que a receita para o sucesso é a beleza e a paciência: se der certo, beleza, se não… paciência!

  • Felipe DiSouza

    Mais um fantástico exemplo do best-seller: 1001 maneiras de fazer merda!

  • Eu vi isso aqui hoje… sei lá se é realmente verdadeiro mas acho que perto disso até o vídeo desse post faz mais sentido: http://work.failblog.org/2011/08/19/job-fails-sto

  • :ss

  • Camargos

    Pra quem conhece o Guto Lacaz sabe qual a lógica a ser utilizada. http://www.gutolacaz.com.br/grafica/index.html

  • Eu também não entendi o comercial quando vi, só depois que comentaram aqui…
    Apesar de não ser tão crítico com a arte do anúncio, acho q tudo é valido, mas se ninguém entender o que é o seu anúncio é dinheiro jogado fora.
    Acho que a idéia foi boa, mas deveriam ter pensado em ser um pouco mais claro.
    Isso acontece muito com pessoal de criação, que no momento faz todo o sentido, mas para o espectador não é tão óbvio assim…

  • pffffffff que coisa

  • Pow, eu gostei.
    hahahah! Sério.

  • Minha esperiência com a Nokia foi tão desagradável, que nunca mais comprarei nada desta empresa. Essa propaganda é tão péssima quanto o atendimento prestado pela Nokia.

  • ta moka o video mas a mensagem nao ficou bem explicada felizmente tem texto. muito bom o post

  • Eu acho o seguinte. O conceito que eles quiseram passar é bom. A forma como eles tentaram passar foi errada. Ninguém entendeu nada e ficou essa merda aí que todos viram. Faltou adequação da idéia.

  • Interessante, mas um tanto ultrapassado, já. Mas quem comentou lá que ele pesa o mesmo que câmera+gps+robozinho de forma literal matou as aulas de física sobre "Momento" :P

  • Muito bom…

  • é o Guto Lacaz, nao? Ele tem essa verve artistica, mas nada comercial….mas o artista em si tem seu valor.

  • brbricvellocet

    Não tem jeito. A melhor parte do vídeo é o ''uhu'' do sir.

    Depois disso, o prêmio vem pros comentários.
    Na maioria das vezes, as coisas são feitas SEM o GRAN objetivo de serem tidas como quem vê considera.
    "omg,que comercial bem bolado. tal coisa significa tal coisa, e isso foi inspirado em sukiyaki western django''

    grande brincadeira da arte, mesmo quando nem arte é. =p
    mas o vídeo não deixa de ser uma merda.
    obs que essa é a minha opinião.

    abraços.

  • Ariel

    Poxa vida, não sou fã da nokia, já tive alguns celulares, mas odeio o simbiam….

    Será que ninguem percebeu que esse comercial é uma metáfora?

    É como se num lado da balança vc colocasse uma camera fotográfica, um aparelho gps, e o SO android….

    Do outro lado equilibrando a balança, somente o N8… demonstrando que ele é tudo aquilo e mais um pouco….

    Povo lerdo…. bando de ignorante…. não conseguem entender uma mensagem subliminar tão simples como esta….

    Deve ser por isso que no Brasil é proibido a reprovação….. pra evitar que mais da metade da população não sai do primário.

  • ton strottmann

    o cara que esceveu o texto nao conhece o Guto Lacaz?!

  • felsen

    Android consegue ser pior que o Symbian.Até os apps são lixo!