O Estranho Momento em que respeitei Miley Cyrus

miley-cyrus-biography-41A Internet reforçou um péssimo habito geral; todos julgamos todo mundo de forma rápida e rasteira, e tratamos as pessoas como estereótipos, escolhemos uma ou duas características e achamos que as pessoas são somente aquilo.

Lembro uma vez de ter visto numa madrugada dessas o José Serra, antes de sua assessoria ter assumido o Twitter (porque ELES entendem tudo de redes sociais) discutindo sobre filmes e séries Era estranho E pessoal ver um pré-candidato à Presidência, um político com projeção nacional comentando de TV com o mesmo entusiasmo de qualquer um de nós.

Ele não estava vendendo seu peixe (estava, mas não sabia, nem a assessoria). Estava conversando com gente normal sobre coisas normais. Mesmo assim alguns chatos insistiam em reclamar, blablabla você não se preocupa com os pobres, blablabla como pode ver televisão com tanta gente passando fome, etc. Isso, obviamente, na alta madrugada, pois todos sabemos que políticos, como o Super-Homem devem trabalhar 24/7.

Essa fase não durou, graças aos marketeiros e logo o Serra do Twitter se tornou tão desinteressante quanto o Serra de verdade, mas serviu para mostrar que ninguém é bidimensional, pessoas têm várias facetas, mesmo que estejamos condicionados a amar ou odiar apenas uma delas.

Apesar de saber disso de vez em quando caio no caminho fácil de estereotipar pessoas.

Foi o caso de Miley Cyrus. Eu não gosto dela. Acho sua música uma porcaria, fruto de playback e ProTools, lixo pop descartável que terminará naqueles sebos que compram discos por Kg, assim que alguém conseguir pesar MP3s.

 

Mesmo assim a PESSOA Miley Cyrus é diferente, e conseguiu me surpreender. Num mundo politicamente correto, onde pessoas precisam parecer boazinhas e não podem nem sonhar em ofender alguém, ela postou este twit, com uma citação linda de Lawrence Krauss:

 

mileytwit

A frase de Krauss:

“Cada átomo de seu corpo veio de uma estrela que explodiu. Os átomos em sua mão esquerda provavelmente vieram de uma estrela diferente da dos átomos de sua mão direita. Essa é realmente a coisa mais poética que eu conheço sobre Física: vocês são todos poeira de estrelas. Vocês não poderiam estar aqui se as estrelas não tivessem explodido, porque os elementos, o Carbono, o Nitrogênio, o Oxigênio, o Ferro, todas as coisas que importam para a evolução não foram criados no começo dos tempos. Eles foram criados nas estrelas e a única maneira deles chegarem ao seu corpo é se as estrelas forem gentis o suficiente para explodir. Então esqueça Jesus, estrelas morreram para que você estivesse aqui hoje.”

Claro, as Salsinhas de Cristo estão IRADAS com a Miley, tem gente pedindo a cabeça, xingando, ameaçando de morte e tudo mais que os seguidores da mensagem de Amor e Compreensão de Jesus costumam fazer quando são contrariados.

Como a Miley não precisa mais trabalhar pelo resto da vida, pode muito bem colocar uma peruca loura e sumir na multidão, mas mesmo assim é impressionante ver uma celebridade compartilhar algo tão polêmico, “ofensivo” e lindamente verdadeiro quanto a frase de Krauss.

Carl Sagan dizia: “Somos feitos de estrelas”. Infelizmente é uma mensagem que não é compreendida por gente que se contenta em achar que é feita de barro.

Dica via Tuito do Murilo.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Acho que vi essa frase na série Universo do History Channel mas não lembro se era Lawrence Krauss falando. Cortaram a parte de Jesus porque não lembro dela.
    Lembrei de uma colega que tive, evangélica, que achava que nós não éramos nada, éramos poeira. Será que se dissesse que somos poeira de estrelas eu apanharia?

  • Raimundo Neto

    Ela pode não ter lido o finalzinho…

  • kam

    Poxa, ela é uma das poucas que não somem na multidão quando colocam uma peruca loira… Ela só vira a Hannah Montana.. ^^'

  • Daniel Silva

    Cristãos não podem ser respeitados?
    Ou só é inteligente quem é ateu.

    Ora, temos um novo nazismo =)

    • Luiz Felipe

      Voce mesmo não respeitou os cristãos ao inferir que ateus são inteligentes e cristãso são imbecis.
      Pessoas inteligentes não costumam escolher o que a maioria escolhe somente por conta de ser a escolha da maioria. Já disseram isso, a maioria é burra. Acontece que o ateismo é algo de nicho, então existe uma causalidade, entre a pessoa ser inteligente e ser ateia, mas o contrario não necessáriamente é verdadeiro, e de forma alguma implica que quem não é ateu é imbecil. Os imbecis é que inferem isso porque não são inteligentes para perceber que o ateu é inteligente não por ser ateu, mas por escolher ao inves de seguir o gado.

      • Wagner Shimatai

        PQP! Falou tudo!

    • 1k2

      Vamos ver se entendi. Se eu que NÂO sou cristão TENHO todos os defeitos do mundo e mais alguns e posso ser criticado nos púlpitos à vontade pelo pastor é normal. Criticar atitudes de evangélicos, especialmente os seguidores da linha "Cinturão Bíblico Americano" é nazismo?
      Vocês evangélicos adoram se fazer de vítimas, mas negros e índios sofreram em suas mãos. O catolicismo justificou a escravidão e colaborou com os governos nazista e facista. Os protestantes discriminaram os negros na África do Sul e nos estados sulistas americanos e até mataram um líder da resistência e prenderam outro que liderou um levante, fora outras vítimas de um sistema que privilegiava os "bem nascidos" e faziam os "inferiores" pagarem com juros o preço de não serem os seres perfeitos que os racistas achavam que eram. Quem é nazista meu caro?

  • Sorte dela que ela não precisa trabalhar, porque se uma pessoa publica do Brasil, principalmente um politico ou coisa do tipo compartilhar essa grande verdade, que somos poeiras de estrelas, ele nunca mais se elege nem pra homem bomba.

    Infelizmente as pessoas tem a mente muito fechada e presa a ideias fixas.

  • zenir

    o dinheiro não dura para sempre,,,,,as pessoas não vivem para sempre…mas a fé ninguem tira até a morte não acaba….pois bem pessoas como vcs…não acredita em Deus em Jesus…pode continuar assim mas..respeite os que acreditar…estrela acaba….mas no final nos vamos ver …….não coloque Deus e Jesus…em coisa ou palavras que não respeita ….a crença dos outro fé em Deus e Jesus…parem se vcs não acredita problema é de vcs…mas respeite pessoas como eu que tudo que tenho não foi o homen e nem estrela que fez e sim a vida a saude que Deus me presenteia a cada segundo da minha vida…e dos meus amados….obrigado…

    • Inverta tudo o que você disse. Vale para os cristão:

      pois bem pessoas como vcs… acredita em Deus em Jesus…pode continuar assim mas..respeite os que não acreditar…estrela acaba….mas no final nos vamos ver …….não coloque Deus e Jesus…em coisa ou palavras que não respeita ….a não crença dos outro fé em Deus e Jesus…parem se vcs acreditam problema é de vcs…mas respeite pessoas como eu que tudo que tenho não foi o homen e nem estrela que fez e sim a vida que trabalho a cada segundo da minha vida…e dos meus amados….obrigado…

      • Luiz Felipe

        Sim, respeite todos, até mesmo os que adoram o grande monstro do espaguete voador.

    • Fabiana

      Tô lendo de novo…péra…

  • Diego

    Fala sério! quem é esse tao de Murilo pra falar da Miley assim?? ela nao precisa cantar de playback e ProTools! lixo pop descartável? Lixo é voc e esse tau de Tuito do Murilo. vai se ferrar seu idiota!!

  • Só uma coisa, ela não faz playback, ela canta ao vivo mesmo, e canta muito. E ela é tudo de bom, é anos luz melhor do que todas essas cantoras da moda de agora. E é a maior estrela de todas, até seu sobrenome vem de uma estrela, da maior de todas, da Estrela Sirius. Ela nasceu para brilhar. E por fim, Miley>>>>>>>>>>>Deus, apenas um fato.

    • Not sure if he's just trolling or being stupid…

  • peksalvo

    Não sei se o cara fez só uma comparação inocente ou se é daqueles ateus praticantes, mas poxa, ele cria uma frase tão poética dessas, PRECISA se preocupar com algo tão pequeno como atacar o credo alheio? Desnecessário da parte dele.

    • Desnecessário é esse mimimi do "Ai ele é tão foda, não precisava atacar minha fé".

    • Pedro

      É credo alheio quando convém, né, brother? hahahahaha!!!

    • L6pher

      FODASE. e uma obra linda, se não gosto chama a Inquisição.

    • Se os cientistas se preocupassem com o credo alheio, ainda acharíamos que a terra é plana, é o centro do universo, que fomos criados à imagem e semelhança de deus, que a terra tem 5 mil anos de idade, ou algo do tipo, que não existiram dinossauros… enfim, muita coisa. Ah, e mencionar que Jesus é o filho de deus também é uma ofensa ao credo alheio (Judeus, Muçulmanos), enfim, mesmo quando não se pensa em ofender o credo alheio, você ofende.

    • Luiz Felipe

      Estranho que os crentes fazem esse tipo de "propaganda" de sua religião e ninguem diz que eles estão atacando os outros. Hipocrisia isso.

  • Mateus

    Quem disse que ela faz playback? Me parece que preconceito e ciência não combinam muito. Ela canta ao vivo, e canta muito, anoz luz na frente de outras cantoras da moda. E de estrelas ela entende, seu sobrenome vem da maior estrela de todas, a Estrela Sirius. E ela merece respeito por vários motivos.

    • Menos Mateus, você não vai conseguir mudar a opinião de nenhum marmanjo daqui…

  • Perfeito, logo que vi pelo twitter teu post com relação a Miley logo quis ver do que se tratava, sou fã de Miley, amo suas músicas seu trabalho, já estive em seu show e então sei bem o que digo, porém, concordo com seu post sobre o fato de pessoas fazerem pré definição das pessoas sem ter o conhecimento. Não havia visto esse twitter da Miley e confesso que, adorei! *–* perfeito!

  • Cristiano

    Um Universo a partir do Nada – Lawrence Krauss http://www.youtube.com/watch?v=C9qtGwP3Z2s

  • Lucas Polo

    É a linha do profissional e o pessoal se tornando cada vez menos tênue.

    Em relação sobre a parte que tem gente que é feita de barro, eu acredito nisso, só que o barro em questão não tem nenhum sentido bíblico.

  • Confesso que não conhecia Lawrence Krauss.

    A partir de agora vou me interessar pela sua vida e obras.

    Sim, antes de ler este post, eu já concordaria com ele. Somos pó. Pó de estrelas, e ao pó (de estrelas) retornaremos por ocasião do Big Crunch.

    Isso se passarmos de 2012.

    Parabéns pelo post.

    VL&P

  • NoSense_BR

    Deixe-os acreditar que são feitos de barro. Só como provocação, solte, sorrateiramente, que o barro também é feito de poeira estelar.

  • Rodrigo

    Ou será que o botão ‘Assessoria’ dela também estava ligado, só que no modo reverso?

  • Gustavo

    Segui o link para o post no twitter da Miley Cyrus, para mostrá-lo à minha irmãzinha (sem estar logado no twitter), e a seguinte mensagem me foi exibida:
    "Ocultamos automaticamente as fotos e vídeos com possível conteúdo sensível ou impróprio."
    Eu entendi direito? O twitter considera "sensível ou imprópria" a declaração do Lawrence Krauss? É isso mesmo?

    • Orwell já tinha previsto isso. Só errou a data.

    • Não, ele considera conteúdo provavelmente sensível ou impróprio qualquer imagem ou vídeo de pessoa que você não siga

    • Gustavo, me enganei. No caso várias pessoas marcaram a foto como "sensível ou impróprio" e o sistema do Twitter provavelmente acatou a decisão.

      • Luiz Felipe

        De uma certa forma está certo, é sensivel para quem não aceita ser contrariado suas crenças.

  • Passou a mesma coisa na minha cabeça quando vi a Sandy falando de UFC no twitter dela, ou então quando eu vi o Ozzy em uma entrevista falando que estava preocupado com a família dele – pensei na hora: "Uai, é gente também"

  • Marcello Marques

    "Infelizmente é uma mensagem que não é compreendida por gente que se contenta em achar que é feita de barro."
    Engraçado, quando a gente morre vira barro.

  • Marcello Marques

    "Carl Sagan dizia: “Somos feitos de estrelas”. Infelizmente é uma mensagem que não é compreendida por gente que se contenta em achar que é feita de barro."

    Engraçado, mas quando a gente morre vira barro.

  • marcus

    O texto bom, mas estraga no final. É como sempre acontece quando tratam de religião, sexualidade, aborto, esses temas complexos. Não sei porque as pessoas não resistem ao impulso de no final de um texto ou discussão, f%#$% com tudo. Sempre surge a ironia, o deboche, o cinismo. Podem reparar, tanto nos textos a favor da religião, ou contra, a pessoa tenta ser criativa e emenda uma frase que detona todo o texto que a precede (isso, levando em consideração que o leitor tem um ponto de vista contrário ao do texto que está sendo lido). Esses dias li um texto de uma pessoa que argumentando que "até pode ser a favor" dos direitos dos homossexuaise e tal… tava bom o texto. No final ele emenda um "assim eles podem dar o ** à vontade". Pra quê isso?

  • Rickd

    EU NAO ACREDITO QUE MARCARAM COMO MATERIAL COMO IMPROPRIO.

    Meu twitter estava configurado para não exibir "material improprio" que imaginava ser coisas NSFW, mas ao clicar no link do texto pro post da Miley:

    "Não podemos lhe mostrar tudo!
    Suas configurações de exibição multimídia estão configuradas para ocultar fotos e vídeos com possível conteúdo sensível ou impróprio.
    Pra sua sorte, essa configuração é fácil de alterar."

    The Internet is Fucking Serious Business.

    Eu imagino a salsa de cristo que fica de prontidão no twitter, qualquer deslize e eles estão prontos pra se mobilizar como se suas vidas dependessem disso, pra reportar como spam algo que não lhes agrada, marcar como improprio, como se fossem sentinelas da matrix.

    É triste saber que a Internet é usada por pessoas assim e mais triste ainda saber que elas insistem em fazer isso, dia após dia, incansáveis. Eu quero acreditar que isso um dia vai mudar, afinal eu tenho esperanças na humanidade.

  • Rubens Prado

    O que tem a ver ser pó de estrelas com “Deus não existe”?

    qual a relação da premissa com com está conclusão??

  • Evandro Costa

    Quem é Miley Cyrus? Cara, seus posts já foram melhores.
    Vc assiste TV Globinho?

  • Eu a respeito até hoje, é uma das poucas que tem atitude..

  • Vaick

    Miley, abençoada por deus e bonita por natureza.

  • "Carl Sagan dizia: 'Somos feitos de estrelas'. Infelizmente é uma mensagem que não é compreendida por gente que se contenta em achar que é feita de barro." // E este BARRO não foi feito pelas mesmas ESTRELAS? PORRA!!

  • respeito deve ser a chave principal no comportamento humano, sem respeito não somos nada.

  • Brito

    Somos feitos de pó de estrela, concordo.
    Mas, quem criou as estrelas para q um dia explodissem e
    proporcionassem a matérias das quais necessitaríamos para existir?
    " Há mais coisas entre o Céu e a Terra do que julga nossa vã filosofia ".
    Jesus, antes de tudo, foi um cara que só pregou o bem ao próximo, então,
    esqueçamo-nos, assim como Ghandi, Madre Tereza, e lembremo-nos de
    Hitler, Stálin, Mussolini…Afinal, eles são mt mais legais, né?

    • NestorBendo

      Alegações extraordinárias exigem evidência extraordinária. Prove suas alegações.

    • Igor Embromation

      Madre Tereza… Você devia ler a seção do ceticismo.net dela.
      Seu “quem criou” assume que foi algo senciente, então, por favor, elabore um teste que qualquer pessoa possa realizar pra chegar a mesma conclusão.

  • David

    Tentativa tola de colocar o texto bíblico como algo superficial quando na realidade é muito profundo. Devia lembrar do trecho que diz: tu és pó e ao pó voltarás.

  • Ian Bora

    Por favor, Cardoso. Falar mal de Jesus é muito clichê e qualquer um faz isso. Quero ver ela ter coragem pra falar mal de gordo.