Espionagem no Lula dos outros é refresco…

Compartilhe este artigo!

Carteira-da-ABIN-falsa

Mesmo fingindo que ninguém do Governo e da Imprensa brasileira jamais tenha assistido um thriller político, um James Bond, um Austin Powers, mesmo que nunca tenham lido um Clancy, Le Carré, Forsyth, Greene e tantos outros, MESMO que ninguém tenha estudado 5min de História, ainda assim não consigo acreditar que a indignação pública com as histórias de espionagem dos EUA seja verdadeira.

Já vieram me cobrar textos sobre isso, mas a verdade é que iria e vou decepcionar muita gente, pois pra mim é business as usual, países espionando países remontam a uma tradição bem antiga, e se serve de argumento, Deus mandou:

Em Números 13:1,2

E o Senhor disse a Moisés:

“Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados”.

 

Em Números 13:17-20 a missão é detalhada:

Quando Moisés os enviou para observarem Canaã, disse: “Subam pelo Neguebe e prossigam até a região montanhosa.

Vejam como é a terra e se o povo que vive lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos;

se a terra em que habitam é boa ou ruim; se as cidades em que vivem são cidades sem muros ou fortificadas;

se o solo é fértil ou pobre; se existe ali floresta ou não. Sejam corajosos! Tragam alguns frutos da terra”. Era a época do início da colheita das uvas.

Antes que alguém conteste o termo, aviso: Nas versões em inglês é usado o termo “espiões”, ao invés de “homens em missão de reconhecimento”, e mais adiante, ainda em Números, no caso 21:32 mesmo em português o texto é inquestionável:

Moisés enviou espiões a Jazar, e os israelitas tomaram os povoados ao redor e expulsaram os amorreus que ali estavam

“Ah, mas foram espiões de Deus, então tudo bem”

Exato, esse é o ponto.

RaabeMais tarde, Josué manda espiões para Jericó. O contato deles é uma prostituta (depois reclamam de clichê) chamada Raabe. A informação vaza, o Rei de Jericó (que na real deveria ter uns 18 habitantes) manda a moça colocar os dois espiões na rua. Como boa traíra ela esconde os caras no terraço. Por sorte os drones de Jericó estavam em manutenção. Ninguém viu.

Os caras fugiram, passaram a Josué todas as informações e, como se diz, o resto é História:

A cidade, com tudo o que nela existe, será consagrada ao Senhor para destruição. Somente a prostituta Raabe e todos os que estão com ela em sua casa serão poupados, pois ela escondeu os espiões que enviamos.

Eu sei que esse massacre pode ser visto como uma linda amostra do Amor Divino, e Raabe uma pecadora que se redimiu…

E Josué poupou a pros­tituta Raabe, a sua família e todos os seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os israelitas até hoje.

Mas não seria ela não uma puta, mas uma FILHA DA PUTA, ao trair seu povo e possibilitar que sua cidade fosse dizimada pelas tropas israelitas?

Lembrem-se, o que o inimigo chama de traidor nós chamamos de convertido.

 

“Mas e a porra do Lula, onde entra?”

Calma que chego lá.

Vamos pular TODAS as ações de espionagem e contra-espionagem, os romanos usando criptografia (Até Dan Brown serve como base pra entender isso), Da Vinci escrevendo com espelhos pq as pessoas normais eram burras demais para ler de trás pra frente, espiões na Revolução Francesa.

Pulemos Mata Hari, espiões em tempos de guerra, Sorge e espiões na Guerra do Paraguay. Na Segunda Guerra Mundial o Brasil viveu um problema sério com espiões nazistas, ao mesmo tempo em que espionava a Argentina. Sobre isso não canso de recomendar o excelente livro Crônica de uma Guerra Secreta, de Sérgio Corrêa da Costa.

A verdade é que espionagem sempre aconteceu e sempre acontecerá. É feio, é errado, mas é realpolitik. No mundo real não sobrevive quem é bonito e correto, sobrevive quem sabe que o vizinho está de olho nas suas refinarias.

Agora, a parte divertida: Como os fãs de Josué, Lula é um grande defensor da espionagem quando é do lado “bom”, ou seja, o dele.

cubalancouumlivro

Embora Fidel sempre tivesse agentes nos EUA, nos Anos 90 Cuba montou uma rede de espionagem nos EUA com objetivo de espionar grupos de refugiados e monitorar atividade naval. Os caras conseguiram emprego na base aeronaval de Key West, se infiltraram em várias organizações anti-castristas e só pararam em 1998, quando 10 foram presos.

Acusados de espionagem, conspiração para cometer homicídio, agir como agente de governo estrangeiro e outros crimes, totalizando 25 acusações, as sentenças variaram. Um pegou DUAS perpétuas. Dois mais sortudos, apenas uma. Outro pegou 19 anos, outro 15.

Já em cuba eles são considerados Heróis da Revolução, são celebrados e o governo tentou até trocá-los por um espião americano preso pelo terrível crime de fornecer acesso de internet para judeus cubanos.

Em Janeiro Lula foi a Havana para o lançamento do livro “Os últimos soldados da guerra fria”, de Fernando Morais. “Soldados”, note. Ele VIAJOU PARA CUBA para prestigiar um livro sobre gente que se infiltra em outro país para espionar e matar, mas…

O presidente da Assembleia Nacional cubana, Ricardo Alarcón, destacou que “Lula sempre esteve e sempre estará onde as causas dos nossos povos da América Latina o requisitarem”.

Isso foi em Janeiro. Dia 5/9, ainda no auge do affair Snowden/Assange/Dilma, a CBN publica:

Lula diz que espionagem americana compromete soberania dos estados – O ex-presidente acredita que Barack Obama deve pedir desculpas ao Brasil e que resposta americana não pode ser via diplomacia.

Ele quer uma cesta de frutas? Um vale-presente do Submarino?

É muito complicado você criticar uma atitude quando alguns meses atrás estava aplaudindo quem fez A MESMA COISA, e nem vou entrar no mérito do país que o partido dele preside TEM várias agências de inteligência que fazem a mesma coisa, dentro de suas capacidades.

abin-predio

Em um mundo ideal não precisaríamos da CIA, da KGB, da ABIN, do GRU, do MOSSAD, do MI6, do DGSE, do.. céus, a lista de Agências de Inteligência da Wikipédia é imensa.

Só que não vivemos em um mundo ideal. No mundo em que vivemos se você é pego espionando alguém faz cara de cachorrinho flagrado roubando presunto. Já o espionado se faz de indignado, recebe alguma informação suculenta por baixo dos panos, trocam cartas ríspidas e pronto.

Forçar a barra, quando se tem rabo preso –e não é o Lula, TODO governante tem- é complicado. O discurso de que isso ameaça a soberania… se fosse simples assim não existiria mais nenhum país no mundo, dada a… bem…

8/5/2013 – Irã prende espião de Israel

14/5/2013 – Rússia prende espião da CIA

23/5/2013 – Índia prende espião chinês

3/8/2013 – Espião alemão preso na Grécia trabalhando pra Turquia

29/6/2013 – FBI prende espiã russa edificante

29/6/2010 – 11o espião russo preso no Chipre

15/6/2012 – Chinês preso nos EUA por espionagem

5/8/2012 – Espião argentino preso ao invadir casa de candidato da oposição

14/11/2009 – Peru e Chile envolvidos em escândalo de espionagem

31/1/2012 – Espião chileno preso no Peru

Chega ou quer mais?

29/10/2009 – Venezuela prende dois espiões colombianos

 

De resto, a ingenuidade máxima é o “mimimi somos pacíficos não ameaçamos ninguém. Uma simples consulta ao mapa mundi de comércio (legal) de armas mostra que este país pacífico exportou em 2011 US$330 milhões em armas. Parece pouco? OS EUA exportaram US$807 milhões. Só 2,4 vezes a mais.

Temos uma indústria armamentista de respeito. Uma em cada cinco armas vendidas nos EUA é brasileira, da Taurus. Nossa mídia adora atacar o belicismo americano mas raramente fala quem contribui e coloca as armas nas mãos das pessoas.

não sei vocês, mas só por isso, se eu fosse os EUA ficaria de olho SIM no Brasil. E nem vou falar de nossas amizades…

Ahmadinejad-Lula

Ou seja: É correto você se indignar com espionagem. Ninguém gosta de ser espiado, mas não tenha a arrogância de se achar importante demais por causa disso. Nem o Lula, nem a Dilma, nem o Brasil tem qualquer grande mérito por estarem sendo vigiados. Todo mundo está, todo mundo vigia todo mundo, e se não fazemos tanto ou tão bem quando os EUA, China e Rússia fazem, é por falta de recursos, não alguma moralidade superior.



Compartilhe este artigo!