Cientista negro famoso* devora cérebro de Katy Perry e dá uma lição a todos nós

Compartilhe este artigo!

Uma velha história apócrifa e quase certamente falsa diz que quando Marilyn Monroe e Einstein se encontraram ela falou “Professor, nós deveríamos ter um filho, já imaginou, com a minha beleza e sua inteligência?” Ao que Einstein teria respondido “Nem pensar, já imaginou se ele nasce com a sua inteligência e a minha beleza?”

Neil DeGrasse Tyson teve toda chance de repetir essa piada quando passou mais de uma hora conversando com Katy Perry, em sua casa de reality show, parte de um streaming que ela está fazendo para promover um disco, ou algo assim. Katy é, nas palavras de uma leitora, “uma toupeirinha”. Entre as pérolas que ela soltou durante a conversa temos:

“Matemática tem alguma relação com ciência?”

Katy mistura os ingredientes básicos da pseudoespiritualidade moderna: monoteísmo cristão disfarçado de ecumenismo, acredita em cristais, signos, reencarnação, etc, etc. Seu conhecimento de ciência é mínimo e motivo de piada. Qualquer um se divertiria mostrando como ela está errada em um monte de coisas, como não compreende conceitos básicos, ela sairia humilhada pisoteada e colocada em seu devido lugar.

Eu fiquei esperando a patada, mas ela não veio. Então percebi algo interessante: Neil em nenhum momento falou “você está errada”, “não, não é assim”. Ele buscava pontos em comum com Katy Perry, como contar que a citação na bio dela no Twitter era de Sócrates.

Ele mostrou ciência a ela, ciência que está no dia a dia, ninguém é imune a isso. Muda a perspectiva perceber que para você existir uma estrela teve que morrer, bilhões de anos atrás, forjando em seu núcleo os elementos que hoje são… você.

Eu esperava uma reação de nerd, possessivo, defensivo e territorial. Só entra no meu círculo quem tiver o Conhecimento Sagrado, do contrário é poser, tire essa camiseta da Mulher Maravilha, moleque. O que eu vi foi um Divulgador Científico. Um verdadeiro discípulo de Carl Sagan, que adorava dar aulas para crianças, e responder todas as perguntas, por mais simples que fossem.

As perguntas da Katy Perry são simples também. Em um momento ela embarca em uma sequência de porquês digna de uma criança, mas o brilhante é que Neil não se irrita, não perde o raciocínio e a mantém fascinada. O lindo de tudo é que ele não a espanta, não a afasta, ela mesmo sem entender fica cada vez mais curiosa e fascinada com a Ciência.

ISSO é a verdadeira divulgação científica, não se manter em torres de marfim desdenhando de quem sabe menos. O objetivo dele ali não era ensinar ciência para Katy, mas ensinar o conceito da Ciência, reacender a chama da curiosidade, que nasce com toda criança e é pisoteada por professores ruins e pais desinteressados.

Neil DeGrasse Tyson deu uma aula, não de ciência mas de divulgação científica. Todo mundo que tem a pretensão de escrever sobre ciência para leigos, precisa assistir esse vídeo.

* Sim, eu sei que você conhece o Neil DeGrasse Tyson, mas depois que um idiota postou um vídeo onde ele é chamado de “cientista negro famoso” e não se dão ao trabalho de mencionar o nome (uai, não era famoso?) sempre que posso chamo assim, em prol da zoeira.



Compartilhe este artigo!