Resenha: Crônica de Uma Guerra Secreta

Compartilhe este artigo!

Eu raramente resenho livros aqui, mas esta talvez seja uma de minhas obras favoritas, e tem tudo a ver com o rumo que o Contraditorium tomou. Crônica de Uma Guerra Secreta é um livro que desmente um mito espalhado aos quatro ventos: Que o Brasil era uma ilha de paz e isolamento durante a Segunda Guerra.

Fora os afundamentos de navios brasileiros, nada mais aconteceu por aqui, certo?

Errado. Geograficamente a América do Sul era importantíssima para controlar o Atlântico Sul, as rotas para o Oriente e toda a costa africana. O livro foi escrito por Sergio Corrêa da Costa, que durante a Guerra foi um jovem diplomata servindo na embaixada brasileira em Buenos Aires, aonde viu e ouviu muita coisa.

Pesquisando em arquivos depoimentos e memórias, o autor conseguiu montar o cenário geral do Continente durante o conflito, e ele é assustador.

Getúlio e Roosevelt não eram essa alegria toda no começo.

O Brasil, ao menos na pessoa de seu Presidente, era muito pró-nazista, as forças armadas eram abertamente germanófilas, e Vargas ignorou repetidas vezes avisos sobre redes de espionagem nazistas no Brasil, só agindo quando achava que elas ameaçavam o status Quo interno.

O livro também trata dos integralistas, que em sua simplicidade a Internet diz que eram nazistas de camisas verdes mas como sempre é mais complicado; os nazistas ODIAVAM os integralistas, inclusive é citada uma frase do cônsul da Alemanha Nazista em Florianópolis:

“Um alemão vestido de camisa verde é o coveiro de seu próprio germanismo”

O curioso é que Getúlio gostava dos integralistas por seu anticomunismo e mais adiante grupos integralistas apoiaram os nazistas por terem perdido as graças de Getúlio.

Crônica de Uma Guerra Secreta trata das grandes histórias mas também é cheio de fofocas, como a história de Starziczny um espião nazista que se amasiou com uma coroa gaúcha e virou uma pedra no sapato do Reich, sempre pedindo dinheiro, que ele desviava para cobrir as despesas da patroa, além de se tornar distraído e incauto a ponto de ser capturado pelas forças do Governo, com direito à moça ser presa de camisola.

Uma das grandes descobertas do autor foi um mapa, capturado de um agente alemão mostrando uma proposta de subdivisão da América Latina após a Guerra com a Argentina absorvendo vários países e Brasil perdendo território.

A Argentina aliás não é de hoje que é pedra no sapato, mais adiante Sergio detalha um plano argentino para contratar mercenários alemães e matar Dom Pedro II.

Outro causo: O Brasil tinha decidido investir em tecnologia aeronáutica e um dos chefes do projeto era um alemão, mas a Guerra pegou o sujeito na Europa. Ele precisava de um salvo-conduto do Estado Brasileiro, mas burocracia foi tão grande que o pedido chegou até Getúlio Vargas. Nesse meio-tempo o sujeito voltou pra Alemanha, foi recrutado pela Inteligência Nazista e quando veio para o Brasil passou a guerra toda repassando TUDO que conseguia para o Reich.

Eles sabiam de nossas bases aéreas, do projeto de uma fábrica de aviões, tudo.

Nazistas no Brasil?

A gente hoje zoa a turma da lacração que acha que todas as velhinhas de 69 anos que votaram no Ornitomito são nazistas, mas já houve nazismo a sério no Brasil, principalmente no Sul e o Crônica de Uma Guerra Secreta detalha bem isso.

“Em 1938, Friedrich Thiss foi enviado a Santa Catarina assumir o comando da Juventude hitlerista e a supervisão das demais entidades de brasileiros e alemães.

(…)

A arrogância das autoridades alemãs em Santa Catarina chegou ao ponto de tentar proibir que a Ação Integralista Brasileira se instalasse no estado sob a alegação de que a ideologia totalitária já estava devidamente representada pelas organizações nazistas. E mais: brasileiros natos não podiam ser admitidos nas entidades não-políticas do movimento hitlerista. O Diário de Notícias do Rio de Janeiro salientou esses fatos em sua edição de 3 de setembro de 1937. Infelizmente, a repercussão foi próxima de zero.”

Há tanta coisa no livro que a gente não vê por aí que nem em sonho eu conseguiria listar tudo, de espiões deixados nas nossas costas em submarino, a um assassino da Gestapo mandado ao Brasil para matar Oswaldo Aranha, o que privaria o Brasil de um grande estadista e um excelente filé.

Crônica de Uma Guerra Secreta não é uma tentativa de reescrever a História, e sim uma ótima obra preenchendo lacunas. É um livro que não canso de recomendar. Se você é meu leitor, vai se sentir em casa.

Aonde Achar:

Crônica de Uma Guerra Secreta está disponível na Amazon e outras lojas online.

  • Autor: Sergio Corrêa da Costa
  • Capa comum : 532 páginas
  • ISBN-13 : 978-8501070319
  • ISBN-10 : 8501070319
  • Dimensões do produto : 23 x 16 x 3 cm
  • Editora : Record (24 setembro 2004)



Compartilhe este artigo!