A arma secreta para trollar nazistas: Mosquitos

Compartilhe este artigo!

Em 1939 a Luftwaffe ainda era uma força formidável, seus aviões dominavam os céus da Europa. Hermann Göring, o arrogante comandante da força aérea alemã vivia seu momento de glória, seus pilotos treinados atacando inocentes na Guerra Civil Espanhola eram uma força a ser temida.

No auge de sua arrogância, em 1939 Göring declarou em um discurso na região do Ruhr, pólo industrial alemão, que se um único bombardeiro inimigo voasse sobre o Ruhr, ele mudaria seu nome para Meyer.

Em 1940 a Alemanha iniciou a Operação Leão Marinho, a invasão das Ilhas Britânicas. Para isso precisavam de superioridade aérea, ou a frota de desembarque seria dizimada pela RAF. Göring garantiu a Hitler uma vitória fácil.

Pilotos da RAF relaxando esperando os boches chegarem.

O resultado foi a Batalha da Inglaterra, quando entre 10 de julho e 31 de outubro de 1940 uma força bem superior de aeronaves nazistas foi rechaçada por pilotos ingleses, poloneses, americanos, franceses, entre outros. Com ajuda de um eficientíssimo sistema organizacional e torres de radar por toda a costa, fizeram o impossível, o que resultou no clássico discurso de Winston Churchill:

“Nunca, no campo do conflito humano, tantos deveram tanto a tão poucos”

A entrada dos americanos na Guerra não ajudou os alemães, e em 1943 o vale do Ruhr já estava sendo constantemente bombardeado pelos ingleses, e as sirenes antiaéreas eram apelidadas pela população alemã de Alarmes de Meyer.

Mesmo assim, Hitler e seus capangas tentavam passar uma imagem de normalidade, e em janeiro de 1943 várias festividades foram planejadas para comemorar os 10 anos da Ascenção de Hitler ao poder.

Não acredite no revisionismo, Hitler era extremamente popular.

Entre as várias atividades, foram marcados discursos de Hermann Göring e Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler.

Ingleses sendo ingleses, foi planejado algo mais eficaz do que um esquadrão de bombardeiros de grande altitude sobre Berlim. Era preciso humilhar e envergonhar aqueles nazistas. Para isso a arma escolhida foi… o Mosquito.

Mais precisamente o Dehavilland Mosquito, um avião que teve o mesmo começo do Spitfire: Foi rejeitado pelos altos escalões da RAF, que o consideravam desnecessário, complicado, inovador demais e arriscado.

E assim como o Spitfire, a RAF voltou rastejando quando a água do Canal da Mancha bateu na bunda.

Em tempos de guerra, com recursos limitados e preciosos, o Mosquito inovava por ser uma volta ao passado. Ele era um caça-bombardeiro feito quase inteiramente de… madeira. Isso o deixava extremamente leve, aproveitando cada HP de seus dois motores Merlin (o mesmo do Spitfire). O Mosquito conseguia atingir 688Km/h em vôo nivelado, e carregar 1,8 toneladas de bombas.

O bicho era valente!

Às 8:45 da manhã, três Mosquitos decolaram da Inglaterra. Atravessaram o Mar do Norte voando quase na altura das ondas, para evitar o radar inimigo. Depois subiram para altitude de cruzeiro, na longa viagem até a capital alemã.

Eles sincronizaram sua chegada com o início do discurso de Göring, no Haus des Rundfunks, a sede da emissora de rádio oficial do Governo Alemão. Assim que o rotundo nazista começou a falar, do lado de fora as baterias antiaéreas atiravam desesperadamente.

O som era captado pelos microfones, em casa ou ouvintes testemunharam o ruído dos tiros, e mais importante, das bombas de 250Kg lançadas pelos ingleses, e o inconfundível som dos motores Merlin dos Mosquitos.

Depois de algum tempo alguém teve a boa idéia de cortar a transmissão, colocando um disco de música clássica, que ficou tocando por mais de uma hora (não o mesmo).

Os Mosquitos, depois de fazer o delivery das bombas e trollar os alemães, embicaram para Oeste e foram para casa, sem serem incomodados por caças alemães. O que não era problema, a velocidade máxima do FW-190 era de 652Km/h, o Me-109, 590Km/h.

Mais tarde, no mesmo dia, Joseph Goebels se preparou para seu discurso, ao vivo. Não precisa ser adivinho para dizer o que aconteceu: OUTRO esquadrão de Mosquitos apareceu.

Eles começaram a bombardear o Palácio de Esportes de Schöneberg, onde Goebels estava discursando, mas dessa vez as defesas alemães estavam preparadas, e um dos Mosquitos foi abatido. O Líder de Esquadrão Donald Darling e Oficial de vôo Bill Wright perderam suas vidas.

Goebels foi obrigado a discursar sob o som de bombas e motores Merlin.

Tentando salvar sua reputação, os nazistas mandaram um esquadrão de caças FW-190 atrás dos Mosquitos, mas agora leves sem a carga de bombas e só com o combustível da volta, os pilotos ingleses usaram a mesma estratégia do SR-71 Blackbird quando confrontado por mísseis inimigos:

Manete toda pra frente, velocidade máxima, simplesmente deixar o inimigo para trás. É bom ser a coisa mais rápida no ar.

Foram os primeiros bombardeios diurnos contra Berlim, mas não os últimos. Logo o que restou da Luftwaffe seria dizimado, Berlim seria reduzida a ruínas e o povo que alegremente ignorava o Holocausto e agitava bandeirinhas com suásticas testemunharia tudo com cara de Pikachu surpreso.

Berlim depois dos ataques aliados. Um caso didático de Fuck Around -> Find Out.

Fontes:

  1. WHY DID GOERING SAY ‘YOU CAN CALL ME MEYER’?
  2. Mosquito daylight nuisance raid on Berlin – 30th January 1943
  3. When the RAF Buzzed Over Germany to Drown Out Nazi Broadcasts



Compartilhe este artigo!