A EULA do Gato

Uma das coisas mais chatas de instalar um programa de computador são as licenças. Uma tonelada de blablabla legais que só interessam a advogados e a freetards que passam por ereções cada vez que lêem as letras GPL. O resto dos humanos, que nos denominamos normais, quer apenas instalar a porcaria do programa e usar.

Na verdade eu nunca vi ninguém ser processado por clicar em uma EULA, nem processar alguma empresa por não-cumprimento do que está ali. O negócio é basicamente uma grande tiração da reta, onde a fabricante se compromete a não aceitar culpa caso o programa de ZIP que você baixou exploda seu computador, mate seu cachorro, abra um portal e traga Tchulu, Zuul e Gozer para a mundo, promovendo o apocalipse.

Em geral programas funcionam independente da licença, pois não adianta a empresa tirar da reta E o programa não funcionar. O usuário vai na loja devolver (vide os 70% de taxa de devolução de netbooks Linux) independente do que tenha clicado concordando ou não. Se for gratuito, online, etc, ele simplesmente não baixará a próxima versão.

Sinceramente licenças de software estão abaixo de “fome no mundo”, na minha lista de preocupações, e se “fome no mundo” fosse algo vagamente prioritário, pelo tamanho de meus pratos já teria me suicidado, por culpa. Mas  tem gente que leva a sério esse tipo de coisa. um exemplo:

Anne Loucks desenvolveu uma estratégia para que os botões de “eu concordo” sejam clicadas por uma entidade “não-legal”, no caso seu gato, Simba.

A idéia é simples: Um pedaço de papelão posicionado estrategicamente no teclado, pressionando a tecla que confirma a aceitação da licença.

A própria Anne questiona a validade legal dessa ação, mas como em suas próprias palavras EULAs são pra começo de conversa uma piada, eu acho que faz sentido. Nada melhor para responder uma piada do que outra piada.

Fonte: BoingBoing

Leia Também:

  • JoaoFPR

    Tens razão, eu jamais li uma EULA.

    Quanto a devolução de computadores com Linux, está certo, só que as pessoas veem esses pcs, mais baratos e os adquirem, não querem saber porque é mais barato, só compram.

    Depois devolvem dizendo que é uma bosta.

    Da para fazer um paralelo, não leem um cartaz dizendo algo "com linux é mais barato", imagina ler uma tomo de regras e ameaças com letras minusculas na tela do computador quando se tem um NEXT em negrito logo abaixo.

    Abraço.

  • Timóteo

    Eu ja li algumas EULA, mas só passo o olho rapidinho pela maioria delas pra ver que é sempre a mesma coisa.

    Gostei da idéia, pensando em usar o mesmo aqui em casa.

  • Uma pergunta: O que é EULA? :)

    • Já ouviu falar em Google e/ou Wikipedia? :)

      End User License Agreement

      Eu achei que o post ia ser sobre uma EULA de gatos em geral, do tipo "A empresa não se responsabiliza pela mobília destruída e nem pela fauna massacrada pelo gato…"

  • Rafael Netto

    Eu não entendo a existência das EULAs. Porque pra usar um software eu preciso "concordar com um termo legal"? NENHUM outro produto exige isso. Você não precisa concordar com EULA pra comprar um carro, uma TV ou um liquidificador, ou mesmo um CD ou DVD. O que chega mais perto disso no "mundo real" são contratos de prestação de serviço quando você compra um celular por exemplo.

    • Livio

      Eu não tenho certeza, mas me disseram uma vez que software é considerado um serviço

  • Hernani

    Normalmente ao precisar instalar um novo software eu ativo um outro software de auto-clic coloco o cursor em cima do avançar e espero alguns segundos até finalizar o processo ;)

  • Livio

    Atentem para o detalhe, o notebook da senhorita Anne está rodando Ubuntu 8.04 Hardy Heron

  • Moisés

    ubuntu com eula??? gatos ainda nao sabem digitar linhas de comando

  • Hawk

    Não sei porque, mas me lembrei da história do cara que mora em uma plataforma de petróleo abandona e diz que aquilo é um país, onde ele é o presidente e tal…

  • E a gatinha é linda :P

  • Uma coisa eu posso dizer. O gato Simba é lindo! E também é cibernético. Está sintonizado com a dominação felina na terra!!! Gatos unidos jamais serão vencidos!!! Miaaauuu…

  • Eu já li uns poucos EULAs. Diziam que a Microsoft, essencialmente, era dona do meu computador e que eu ia pra cadeia se tentasse usar o produto. Foi aí que passei a cagar pros EULAs.

  • Pingback: Prevenindo e combatendo pragas virtuais « Christian Rocha()