QUE ABSURDO! O GOOGLE MATOU UM BURRO NA ÁFRICA?

burromorto

O Google Street View sempre foi fonte de controvérsias, sendo visto como uma invasão de privacidade. Na Alemanha uma cidade baniu os carros fotográficos da empresa de registrarem suas Ruas. No Brasil um sujeito que foi fotografado vomitando na rua processou –e ganhou- uma indenização, mesmo o Google tendo borrado seu rosto.

Fosse só isso, já seria um absurdo, mas a maligna empresa de São Francisco não se contenta em humilhar humanos. Aparentemente mata animais, e logo onde eles estão mais ameaçados, na África.

child-soldiers-690x389

A Internet em peso se indignou, esses dias, quando veio a tona uma imagem feita pelo carro do Google Street View na região de Kweneng, Botswana. É a imagem chocante que abre este post. Aparentemente o carro da empresa atropelou de forma cruel e desumana um pobre burro.

pqp

Felizmente a Internet, com apoio da mídia internacional não deixou essa crueldade passar impune. Entre outros órgãos que cobraram uma posição dos responsáveis e uma atitude das autoridades, entre tantas vozes em defesa de nossos irmãos burros, temos:

africadosul

Confesso que fazia tempo que não via uma mobilização assim. O Google está repleto de artigos e vídeos de todos os órgãos de imprensa, blogs, vlogs, todos pedindo providências, e Vox Populi Vox Dei, um milagre aconteceu, Deus sorriu para a África e a esperança renasceu:

li-famine-01181354-620

Qual Lázaro, qual Neo, qual Goku, nosso herói africano ressuscitou. Ou melhor: Ele nunca esteve morto. Era uma espécie de Burro de Schrödinger, aguardando uma ação do observador para ter seu estado revelado.

darfur

A ação veio por parte do blog oficial do Google Street View. Nele Kei Kawai, Group Product Manager do Google Maps esclareceu a situação: O burro não estava morto, não havia sido atropelado. A violência irracional e insensata que imaginávamos ter maculado o solo africano não aconteceu.

sudan2

O burro estava apenas dormindo, ou tomando um banho de areia. Apesar de bem-vinda nossa preocupação era desnecessária: Com a passagem do carro ele se assustou e se levantou, como comprovam as reconfortantes imagens:

burrovivo

Portanto, meninos e meninas, amiguinhos da imprensa internacional, podem relaxar e desfazer a mobilização internacional. Foi tudo um mal-entendido, nada de ruim aconteceu e a África continua sendo um lugar seguro.

Ao menos para burros.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Os valores e as causas que movimentam essas manifestações na internet são de uma inversão de valores tão grande que chega a assustar.

    • Capitalismo moderno.. nada mais que dinheiro movimentando e desvalorizando pessoas!

      • Pardo Brasileiro

        Sim. Vamos abraçar o socialismo, vai que dá certo dessa fez.

        #SQN

        Engraçado como o capitalismo é bode expiatório moderno. Tudo é culpa dele. Até dos genocídios provocados por movimentos revolucionários.

  • Burro de Schrödinger! AAAeuhaueh

    • Kenia

      Jura mesmo que essa foi toda a mensagem que voce tirou desse post fantastico?

  • Paulo José

    A crítica feita através das imagens nesse artigo me empediu de ao menos pensar sobre o [não] ocorrido relatado nas notícias. Triste situação.

  • Até onde eu entendo provavelmente o burro estava se coçando na terra, hehe.

  • Ótimo post. A dicotomia irônica que você usou, culminando com a frase de fechamento, fez desse um dos melhores (senão o melhor) post sobre "sofátivismo" que já li!

  • shaolinmaru

    Quanto tempo até aparecer alguém e dizer (sem um mínimo de embasamento) que a Google manipulou as imagens?

    • Vai lá no Gizmodo. Tem um maluco lá que praticamente está alegando isso :D

  • Para quem quer entender qual foi a do burro, só clicar no link abaixo e ir clicando na seta "para frente" até alcançar o burro. Quando ele sumir, vira a câmera para trás e vai clicando no "para trás" até perder o burro de vista e ver que ele continua lá, seguindo com a sua vida burrística.
    http://migre.me/cQd47

    O que deu a entender é que ele deitou no chão para se coçar, ou se "lavar", e lá ficou até o carro do Google chegar nele. Aí, ou alguém do carro desceu para tirá-lo do caminho ou ele simplesmente se levantou e deu passagem. Mas não houve qualquer atropelamento :)

  • Para quem quer entender qual foi a do burro, só clicar no link abaixo e ir clicando na seta "para frente" até alcançar o burro. Quando ele sumir, vira a câmera para trás e vai clicando no "para trás" até perder o burro de vista e ver que ele continua lá, seguindo com a sua vida burrística.
    http://migre.me/cRLjP

  • claudio

    Genial a interlacada de imagens com o texto.

  • O melhor desse artigo é o que é dito sem palavras. Novamente Cardoso deixo os meus parabéns pela critica ácida e certeira.

  • Thales
  • garreteareis

    Essa matéria é uma obra de arte!!

    • O Cardoso é um cara fenomenal! Se você der uma volta rápida por outras matérias vai ver que tem muito teto de qualidade neste site!

  • Diego

    Genial!

  • Haha, eu também no inicio do artigo já estava achando mesmo que o google tinha matado o pobre animal, seria estranho passar por cima de um animal desse tamanho.

  • Roberto

    Genial, queria ver o que uma matéria dessa iria causar na Veja

  • Parabéns pelo Post hehe muito Show Sera que essa imagem não foi manipulada pelo Google ??

    Shoppocos

  • A mídia nunca falha em me surpreender pra pior…

  • Martin Juan

    Minha esposa apareceu duas vezes nesse google view. Claro que eles apagaram o rosto dela. A segunda vez foi com a minha neta.
    Gostei do post. Parabéns.
    VL&P

  • Charlinho

    Genial essa matéria!!

    P.S:burro de Schrödinger foi muito boa hahaha