Dewey Defeats Truman 2- A Missão (cortesia Ricardo Noblat)

Dewey-defeats-Truman

Em 1948 a Eleição Presidencial nos EUA estava mais que decidida. Todos os analistas davam como certa a vitória de Thomas Dewey, governador de Nova York. Harry Truman ia rodar feio.

A apuração, como até hoje, demorava, ainda mais com o problema do fuso horário entre as duas costas do país. O tempo passava, Dewey continuava na frente, e o fechamento se aproximava. Pra piorar, o Chicago Tribune estava enfrentando uma greve de tipógrafos. O jornal era composto em máquina de escrever, montado e fotografado. Tinham que fechar bem mais cedo.

Confiando em Arthur Sears, correspondente em Washington e com fama de ter acertado 4 das 5 últimas eleições, o jornal decidiu imprimir logo a edição anunciando a vitória do candidato republicano.

150 mil cópias foram pro prelo antes que alguém soltasse a famosa frase: “Parem as máquinas, deu merda!”

Os votos da costa Oeste se acumulavam e a vantagem de Dewey desaparecia. Logo ficou claro que ele de favorito viraria derrotado, e como você nunca ouviu falar de Presidente Dewey…

O Chicago Tribune é sacaneado até hoje, a foto de Harry Truman rindo segurando o jornal anunciando sua derrota é icônica e virou referência até n’Os Simpsons:

simpsonDefeatsPrince

Todo mundo publica barrigas, o nome técnico pra esse tipo de cagada, mas nos dias de hoje temos a vantagem de poder varrer para debaixo do tapete a começão de mosca, a não ser que alguém seja rápido no PrintScreen:

NOPAPA

Isso mesmo, o Ricardo Noblat anunciou o Papa Brasileiro, como você pode checar nos screenshots em detalhe aqui e aqui.

Ficou pouquíssimo tempo no ar, mas deu tempo da gente rir um pouco. O Noblat estava com tanta vontade de dar o furo que deve ter chamado a atenção da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Agora, inês (e Eliza) é morta, o Papa é argentino e só resta culpar o estagiário.

Agradecimentos ao Anderson Zardo pela dica das imagens do Diego Tadiotto.

Leia Também:

  • rafmatheus

    OFFTOPIC: Não sei porque mas quando vi esse post no Dangerous Minds lembrei de você: http://dangerousminds.net/comments/japanese_vagin

  • azardo

    O Jornalismo é o único lugar que você pode acabar com barriga ao dar o "furo"… (sim, essa foi horrível)

  • LOL!!! :D

    Recentemente aí teve outro lance do tipo, onde um site de renome salta uma notícia que foi o inverso do que aconteceu. Isso porque eles já deixam várias matérias pré-prontas, para entrar no ar o mais rápido possível CASO se concretize. Claro que nem sempre dá certo, aí acontecem coisas como essa :D

  • "O Noblat estava com tanta vontade de dar o furo que deve ter chamado a atenção da Comissão de Direitos Humanos da Câmara."

    Da séries "Coisas que você só saca na segunda leitura". XD