Uma das modalidades de parasita da Internet, não muito acima na escala evolutiva em relação ao plagiador de conteúdo, é o parasita do “site de buscas com frame”. Esse cidadão monta uma página pretensamente de buscas, mas ao abrir o site encontrado, ele o faz dentro de um frame. Não como sites decentes, que no máximo usam o recurso para uma barra de navegação, com opções explícitas para remover o frame.
Usam, sim, para chupar o nosso conteúdo promovendo os seus anúncios. Vejam o que descobri, do site picareta Busca Belém…
Esta página é do Catálogo Brasileiro de Fraudes Online, um serviço que estou iniciando, ainda em regime de low profile. O banner absurdamente intrusivo do Orolix, à esquerda, não é, obviamente meu. A url montada é:
O picareta abre um frame, joga meu conteúdo lá, e pimba, atucha um anúncio. Como resolver? Simples, leva só um minutinho e funciona para todo blog com WordPress. Com o excelente plugin FrameBuster, de James mcCay, o parasita se dá mal, pois gasta a própria banda, provê o link para seu conteúdo, mas assim que a página detecta que está dentro de um frame, força um reload fora do mesmo. Adeus anúncios. Clique e veja o plugin funcionando.
A instalação é tranqüila, copie o arquivo framebuster.php para a pasta wp-contents/plugins, ative-o no painel de controle do WordPress e durma feliz. Caso queira que seu site abra em alguma página específica dentro de um frame, é possível criar exceções, no submenu de opções.
Thanks, James!