Blog, assim como sexo, é prazeroso sozinho mas comercialmente tem que envolver mais de um.

Cardoso, compenetrado (epa!) visualizando a expansão de seu império.

 

Acompanhando os blogueiros profissionais nos EUA, reparei que quase nenhum tem apenas um blog. Alguns chegam a 15 blogs. O bom-senso nos faz achar que isso é loucura, tomar conta de dez blogs não faz o menor sentido.

Só que todo mundo que sempre viveu baseado no bom-senso e no que “todo mundo sabe” nunca inovou, sempre respeitou demais as regras para ousar quebrá-las. Eu não creio que alguém tenha ficado rico assim. Vamos esquecer o bom-senso, vamos pensar em como adequar uma rotina de trabalho de 40 horas com um modelo de… 10 blogs. Acompanhe, o resultado é surpreendente. Eu mesmo me assustei.

Nota: A estimativa de 40 horas usa um modelo irreal para qualquer um que trabalhe com TI fora do serviço público. Aliás seria um sonho se o pessoal pudesse trabalhar de nove às cinco todo dia. Então, para fins de blog, provavelmente conseguiremos mais de 40 horas semanais. Mas não sejamos gananciosos. Ainda.

Vamos lá: Temos oito horas em um dia normal de trabalho. Nove às Cinco, sem almoço, ou Seis, com uma hora no meio.
Isso dá oito horas, ou 480 minutos.

Vamos assumir um total de 10 blogs. Já estão configurados, no ar, com todas as tecnologias de otimização, feeds, etc, tudo funcionando.

A manutenção preventiva, como backups, atualizações, etc, pode ser feita por terceiros, ou por você, uma vez por semana. Faça uma hora extra e isso se resolve, ou então contrate alguém para cuidar da manutenção. Vale cada centavo, acredite.

Nos sobra a manutenção que não pode ser feita por terceiros, como cuidar da correspondência, apagar spams do Akismet, responder comentários. Digamos que isso consuma 10 minutos por blog.

10 x 10 = 100 minutos

A menos que você seja o Connor mcLeod, e saiba TUDO (nunca entendi direito o Quickening) você precisa se informar, saber o que acontece no mundo, para ter sobre o quê escrever.

Digamos então, tempo para ler seus feeds, separando os posts candidatos a se tornarem entradas em seus blogs: 60 minutos.

Assim, de 480 minutos iniciais, temos:

480 – 100 – 60 = 320

Com 320 minutos para escrever, dividindo por 10 posts isso dá um total de 32 minutos por por post.

A menos que seja um tratado, ninguém leva meia-hora escrevendo um post. Mesmo que faça um mais elaborado, compensa-se um post maior com um ou dois posts menores, em outro blog.

Pela minha experiência acho que um blogueiro que goste e tenha facilidade (geralmente andam juntas) de escrever cuida desses dez posts em metade do tempo.

Lembro que já fiz seis posts para o MeioBit em menos de uma hora, sem reblog puro, sempre emitindo opinião e acrescentando informação.

Temática Específica
Um blog rende mais, em termos de visitas, publicidade e conteúdo, quando tem uma temática específica, um blog especializado em shruberries tem muito mais possibilidade de reter um visitante do que um que só toque por acaso no tema, mas fale também sobre andorinhas, cocos, pedras pequenas e… patos.

Entretanto, embora seja bem atraente para o AdSense, um blog específico pode ter dificuldades de aproveitar temas da moda, e embarcar em algumas tendências. O Contraditorium lucrou com o Efeito Cicarelli, mas nem de longe foi tão bem-sucedido quanto o carloscardoso.com, onde pude falar besteira sobre a cidadã. Aqui falei sério sobre o tema, o que não rendeu nem de longe tantos cliques.

Agora o tal RBD está na moda, e não tenho nenhum lugar para falar (nem mal) deles. A maioria dos blogueiros que conheço também não. Aliás fico até feliz de não ter, já passei por um Menudo, não quero outro. Mas e outros temas populares, mais palatáveis?

Ter vários blogs também é atraente nos dias lentos. Já rodei meus feeds todos duas vezes para espremer um post para o MeioBit. Se fossem 10 blogs com temas diferentes, com certeza teria conseguido material para uns cinco, no mínimo.

Se você é um superstar, listado como um dos maiores blogueiros do Brasil, não precisa se preocupar, pode continuar com um blog só, e um milhão de visitas-dia. Se você é somente um blogueiro competente, tentando se profissionalizar, mais adequado é dividir seus ovos entre várias cestas, investindo em vários blogs ao mesmo tempo.

É mais trabalhoso? Com certeza, mas estamos falando de ganhar dinheiro trabalhando, que é parte da definição de profissional.

 

Technorati tags: , , ,


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Esses dias pensei justamente nisso, porque volta e meia recebo pedido de amigos nerds que não comente sobre politica no meu blog (pois a maioria não se interessa por politca infelizmente), e de amigos do Partido Federalista (partido que estamos tentando tirar do papel) que não misture tecnologia com politica pois acaba desviando o foco dos posts com politica …

    agora com esse seu post me deu algumas ideias e vou ver se amadureço a ideia de dividir no minimo em 3 blogs, um sobre desenvolvimento de softwares (que é meu serviço e xodó), um sobre politica e um sobre assuntos_aleatorios_que_me_der_na_telha.

  • Hum… aham.

    Sem falar que ao diversificar em várias áreas, a empresa corre o risco de liderar em uma ou outra área.

    Posteriormente é hora de abandonar os menos rentáveis e se focar no que dá mais dinheiro.

  • Bem, falar de RBD eu sempre (involuntariamente) falo, porque é uma palavra chave muito buscada. Então a maioria dos exemplos que envolvem SEO tem no RBD uma boa forma de exemplificação.

    Ter vários blogs, é bom e não é. Existe uma lógica por trás disso.

    Belo post. Estou gostando muito de acompanhar o contraditorium.

    ;)

  • Gostei da matéria.

    Já pensei em criar outros blogs, mas ficar editando online muda, para cima, todos esses tempos que você citou.

    E infelizmente o Zoundry é incompativel com o blogger (depois de enviar o post, você percebe que ficou "torto". Estou procurando outro edito o Live da MS, é muitissimo básico.

    Abs

    t+

  • Corretíssimo como sempre, GL. É preciso identificar os blogs que não estão dando retorno interessante, e detoná-los sem dó, se for o caso.

  • Eu tentei rodar dois blogs de uma vez só(Um seria como atrativo pro site pessoal), mas não consegui. O que ficou tem uma quantidade pornografica de posts, mas não consegui gerenciar dois.

  • Uma coisa que não entra na minha cabeça (um blogueiro não profissional!): Se o leitor chega ao seu blog por ferramentas de buscas, qual a diferença de ser focado ou não? Ele faz uma busca e chega ao seu blog!

    Pro leitor assíduo, que acompnaha via RSS, isso faz toda o sentido. Mas se ele conhece RSS, não seria mais produtivo dispor RSS por categorias? Aí ele acompanha ssó o que ele quer!

    Estou apenas, pensando alto!

    Outro coisa: Inserir apontadores (incluído aqui a busca dos mesmos!), correção ortográfica e estilística e escrita do texto em 32 minutos me pareceu um tempo pouco realista pra mim! Mesmo com 10 janelas intercaladas… Fiquei impressionado!

    []'s

    []ś

  • Ainda estou começando com blogs, mas já percebi que se quero ter rendimentos com eles não irá me bastar apenas um. Ainda mais de humor como é o caso do que já tenho.

    Vira e mexe e penso em escrever coisas mais sérias lá, e até já escrevi, mas percebo que sai do foco do meu público.

    Portanto já estou pensando em mais 1 ou 2 blogs. O duro, como vc mesmo colocou, é o tempo.

    Ainda mais que não me dedico 100% à isso. Trabalho no mundo real, e por enquanto os blogs são apenas uma alternativa. Mas cada vez mais vejo que até dá para ter bastante rendimentos disso!

    Abraços

  • Cardoso,

    Curiosidade: Quando voce fala "blogueiros profissionais dos estados unidos", voce refere-se a que blogs? Um eu tenho certeza, que eh o Problogger. Mas alem dele, que outros voce nos sugere?

    Obrigado e gosto muito de seu blog.

  • Naiana Sousa

    Achei muito legal o seu blog…

    Eu estou afim de fazer um blog também, e não sei separar

    os posts por categoria, entre outras coisas.

    Você poderia entrar em contato comigo??

    Até…

  • Igor Gama

    "Prazeiroso" Cardoso? Foi intencional e eu não peguei a piada, ou foi erro de digitação mesmo?

  • Nenhum dos dois, Igor, erro de orotografia mesmo. Eu já falei que o profissional que mais admiro, respeito e sinto falta no mercado editorial é o Revisor. De pois de passar pela mão de um deles (no bom sentido) ninguém retém a ilusão de que escreve direito.

    Vou corrigir, obrigado.

  • Realmente é foda cuidar d 2 blogs de uma só vez mas, é tb lucrativo pois se vc num tem assunto pra flr em um se4 fla no otro e vice-versa…

    Parabéns virei comentadora e fã oficial do seu blog!!

  • CoRVo

    Não gosto muito de perambular por vários blogs do mesmo autor. Mesmo sendo de temas diferentes. Se você acessa só alguns, fica com a sensação de que perdeu algo. E pra mim, acessar todos os 10 seria penoso. :/

    Na minha opinião, sites como o MeioBit bem mais cômodos e interessantes. Juntam autores diferentes e temas variados, mas sempre seguindo uma área de assunto. Esses grandes portais têm um futuro promissor.

  • Eu gosto muito dos posts desse Corvo, pena que não dá pra visitar o blog dele porque ele nunca deixa o site (síndrome de nofollow).

    Mas cardoso, cadê você meu filho? Poste algo ae!! Quero que dê uma lida no meu último post e diga o que achou.

    Abraços

  • Eu gostei da idéia sim, e para quem tem o tempo adequado é uma boa idéia diversificar, afinal não coloco os ovos no mesmo cesto não é.