Existe uma lenda urbana de que ninguém vive de literatura no Brasil, só o Jorge Amado. Se é que dá pra chamar o Jorge Amado de viver. É mentira. Durante alguns anos vivi bem com o dinheiro de meus livros, e na área de informática, onde best seller significa dois mil exemplares vendidos.
Agora temos uma nova lenda urbana, de que ninguém fora o Edney vive de Internet. Eu discordo, e fico feliz por ter mais exemplos além do meu próprio, até porque eu nunca fui exemplo para ninguém.
Melhor exemplo que eu é o Fabio, do Guia de Guarulhos, que me enviou uma excelente mensagem, reproduzida aqui :
Cara, eu vivo de internet também, como um anônimo desconhecido do Brasil, Vivo de internet não da mesma forma que você, escrevendo, mas com um site
Guia de Guarulhos
www.guaru.netA ideia surgiu em 1.999 internet estava dando os primeiros passos, e eu desempregado, ai fiz o Guia, só consegui juntar 100 e poucos reais no comecinho de 2.000 e o site foi pro ar em fevereiro, e comecei a vender propaganda, fazia paginas baratinho e colocava lá, ai fui expandindo os serviços, abrindo hospedagem, criando sites maiores, ai lancei um portal de imoveis e consegui uma parceria com um jornal aqui da cidade, depois um portal de veículos .. e o site foi ficando conhecido, não tenho as 13.000 visitas diarias que você tem no seu blog, mas meu site é bem conhecido aqui
( 2 lugar no google procurando por Guarulhos, 2 lugar por carros usados :), 1 lugar para veículos usados, 1 lugar para imóveis em Guarulhos, ai ai fazia SEO sem saber o que era SEO)
Mes passado coloquei o adsense pra rodar, queria ver esse lance ja que a grana ta curta, pra minha supresa atingi 603 guaranás, (traduzindo dolis, doli guaraná …) esse mes vai passar, não recebi meu cheque ainda, mas a mão já ta cocando
Bem, isso só pra te dizer que tem uns anônimos que vivem de internet também e vivo tranquilo trabalhando dia e noite nem todo dia.
Um amigo meu largou o emprego bem sucedido que tinha de secretário em uma imobiliária, ganhando seu salário garantido SMB$ = 1 (salário minimo Brasileiro), após lancar um site de cadastro em sites de busca, muitos disseram, você está maluco, como vai pagar o aluguel e se sustentar? e a sua bicicleta o que vai fazer? Resultado em menos de 1 ano comprou um corsa a vista e menos de 6 meses depois trocou por um vectra a vista. Eu me sinto feliz de ter sido o grande motivador da vida dele
Espero que consiga ser o primeiro problogger Brasileiro, vou ficar feliz de ver você na tv
Vou acompanhar um pouco mais de seu blog e desse lance de blogosphera, quem sabe me motive a escrever
Véio, um abraço para você e muito sucesso em sua empreitada!
O Fabio é gente que faz, longe dos holofotes da blogosfera, sem se preocupar se saiu no Bluebus, completamente fora do radar da Época, mas efetivamente sustentanto a si, sua família e seus vícios secretos (só pra soltar uma pequena polêmica) com seu site.
Parabéns, Fabio. Você é um exemplo de empreendedorismo, sua história é um exemplo melhor que o meu, pois já é efetivamente bem-sucedida.
Aos outros, sigam o exemplo: Achem um nicho, pesquisem, invistam e dediquem seu tempo. lembrem-se entretanto, um site tratado como hobby só dará rendimento de hobby, nunca um rendimento profissional. Dinheiro precisa de atenção, dedicação e exclusividade. Mais ou menos como uma mulher, mas isso é assunto para outro post pseudo-polêmico.