Blogueiros: Cuidado com os ovos

Compartilhe este artigo!

Eu violei uma das regras mais básicas e rasteiras do mundo dos negócios, e muito merecidamente me ferrei por causa disso. Não importa se você seja uma [BP]quitanda[/BP], uma banquinha de [BP]mariola[/BP] ou a LexCorp. Nunca coloque todos os seus [BP]ovos[/BP] na mesma cesta.

A monetização de sites via AdSense é a melhor que que aconteceu para blogueiros desde que as regras da Língua Portuguesa fora abolidas pela Academia Brasileira de Letras em 1994. Você pode se preocupar somente com conteúdo, não tem que negociar individualmente com anunciantes, sabe que não corre o risco de abrir seu site em uma demonstração no [BP]Grupo Jovem[/BP] da sua [BP]igreja[/BP] e dar de cara com uma trosoba em um banner piscando, e ele ainda paga bem.

Só que não é motivo para toda a vida financeira de seu blog depender dele.

Não é preciso ser um analista financeiro, um analista analista pode explicar os riscos inerentes a investir todo o seu dinheiro em uma única aplicação. Diversidade é o segredo da Vida, e de sua saúde financeira. Ao concentrar a monetização de meu blog no AdSense, tomei uma traulitada feia, só não foi pior por estar experimentando coisas novas.

Coloquei o plugin do Buscapé feito pelo Bruno Alves no www.carloscardoso.com, para ver no que dava. Sem esforço ele consegue quase 50% do faturamento do AdSense do blog. Otimizado ele provavelmente gerará tanto dinheiro quanto o AdSense, mas não vou afirmar isso senão terei que pagar um [BP]chopp[/BP] ao Bruno, conforme prometido.

Hoje, como já devem ter percebido, coloquei o Buscapé no Contraditorium. Não custa expandir algo que já está funcionando. Principalmente, começo a corrigir o grande erro estratégico de depender de somente uma fonte de renda.

A idéia entretanto não é acomodar no Buscapé, ou onde quer que seja. Manter 3 fontes diferentes de renda online é uma boa meta, e razoavelmente alcançável. Portanto meu objetivo são ter 4 fontes.

Eu recomendo que o Buscapé seja a segunda opção de todo mundo, pois você tem uma boa variedade de formatos de anúncios, pode segmentar muito bem, de acordo com seu público, pagam com saldo acima de R$30,00 e não exigem papelada como o MercadoLivre. Principalmente, não são contextuais, e não batem de frente com o AdSense.

Alguns blogueiros não estão se dando bem com o Buscapé, mas é apenas o costume. O AdSense tem custo de manutenção zero, já o Buscapé demanda experimentação e customização, antes de começar a pingar uns trocados.



Compartilhe este artigo!