Eu vou te dar o céu, meu bem…

No último ano do Segundo Grau uma aluna em meu antigo [BP]colégio[/BP] estava ferrada. Em um monte de matérias. Resolveu apelar. Deu mole para o professor de [BP]biologia[/BP], rolou um lance, foram passar um final de semana em [BP]Teresópolis[/BP] e tudo.

Quando vieram os resultados ela levou pau em todas as matérias, inclusive a dele. Quando foi cobrar, a resposta foi simples:

“Você nunca me falou nada, se tivesse pedido eu teria te aprovado”

O erro dos dois foi não sincronizar as expectativas. Isso pode ser fatal, gerando mal-entendidos e insatisfação em todos os envolvidos.

Blogs que se propõe a ensinar sobre blogueiros profissionais, monetização, técnicas de captação de leitores podem ser muito decepcionantes, se o visitante não ficou obscenamente rico nos primeiros dois meses do “[BP]Flogão do Juvenal[/BP]”, e for essa a idéia que o blog passe.

Uma coisa que deve ficar bem clara, é que ninguém vai ficar rico com blogs no Brasil. Nem vai ganhar dinheiro sem fazer nada. Fazer sites prometendo qualquer coisa além de uma recompensa justa por trabalho duro é subestimar a inteligência de seu leitor, sugerir ganhos absurdos gerará uma insatisfação clara, e posterior perda de credibilidade.

Eu sei que pode ser tentador fazer um site Made For AdSense com uma série de dicas óbvias, armadilhas de links onde só se sai clicando em banners, e títulos “Faça US$1500,00 por dia vendo fotos de mulher pelada” mas sejamos realistas, não é assim que a banda toca.

Se você quer que seu blog seja respeitado, não alardeie a condição de Blogueiro de Vida Fácil. Não exagere seus ganhos nem menospreze seu esforço. Eu prefiro um leitor satisfeito que não quer virar ProBlogger, a um leitor que investiu tempo e dinheiro, para descobrir que nem tudo é tão cor-de-rosa quanto nos folhetos de propaganda, e coloca uma vendeta em mim. Acordar com uma cabeça de cavalo no [BP]travesseiro[/BP] do lado não deve ser agradável. 

E nada de pedestal também. Não se valorize além da conta. Se você assumir uma postura arrogante de MegaProBlogger Profissional, com profundos conhecimentos arcanos e detentor dos Segredos da Monetização, seus leitores não irão nem tentar profissionalizar seus blogs, dada a dificuldade que você demonstrou.

Acredite, é muito mais gratificante receber um email de gente dizendo que começou a escrever por sua causa, do que um fanmail dizendo o quanto adora seu blog e jamais conseguirá fazer um igual.

Como muito bem disse o Fábio Seixas, “Ser ProBlogger é como ser um profissional liberal. O que não significa que você irá ficar rico com isso”. É a pura verdade. Acredite em quem defende a profissionalização dos blogs como fonte de renda, como um meio de sustento BOM, mas desconfie de quem fala de centenas de milhares de Reais sem nenhum esforço. Você pode ser bem-sucedido como profissional liberal, conheço dentista que tem Porsche na garagem, mas isso é a exceção.

Seja realista em suas promessas e seus leitores serão realistas nas expectativas. Do contrário você logo será desmascarado, como blogueiros que posam de santos absolutos e reclamam em emails privados dos mesmos leitores que afagam em público. Coerência é sempre melhor, por mais antidiplomático que pareça.

Já imaginou eu ter que falar bem do Kibe em público?


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Faz alguns meses que venho aqui e leio tudo e saiu cheio de informações mas hoje você escreveu tudo aquilo que eu to vendo por ai, eu vejo algums "proBloggers" mostrando a renda facil e o sonho que é o adsense é.

    Eu entrei no adsense lendo muito aqui e outros blogs mas nunca pensei em ficar rico mas ultimamente ando fazendo algumas mudanças e para minha satisfação a coisa começa a melhorar, mas nada de $80,00 por dia eu ainda ando a passos curtos mas percebo que se eu ajudar o meu leitor com ctz eu vou atrair mais users e com isso mais clicks.

    Eu admiro o que você faz afinal compartilhar conhecimento no brasil não é comum e nem tarefa facil, afinal sempre o povo quer mais do que não sabe ter.

    abraços e sucesso

  • Cara, esse post (ok, artigo) parece q tem destinatário certo… heheheheh

    mas concordo plenamente com ele (inclusive, diga-se, problogger não é COMO ser profissional liberal; É ser profissional liberal e, eventualmente, gerente de empresa)…

    e, ficar rico de forma fácil, não existe em qualquer profissão… tudo depende de investimento de tempo, recursos, etc, etc

    flws

    igor
    http://www.infostf.blogspot.com

  • Isso me lembrou um site caça-níqueis que vi por aí, cheio de anúncios do adsense e um link para afiliação, usando o Contraditorium e o Bruno (Alves ou Torres?) como exemplo de blogueiros que ganham rios de dinheiro. Dinheiro até se ganha, mas não é um rio e definitivamente não é fácil.

  • Ninguém falou que não precisa trabalhar. Até onde eu me lembro.

  • Olha, as úncas pessoas que ganham dinheiro fácil são as que acertam na megasena, mas 90% delas acaba paraplégico, assassinado ou os dois. Por isso que eu não jogo e prefiro trabalhar.

  • Ô Cardoso cabeção, põe esse teu kaptcha em português e facilita a vida dos monolinguistas.

  • Realmente pipocaram na net blogs querendo ensinar como ganhar dinheiro com.. blogs! Uma corrente que pode estourar, pois a linguagem e as próprias dicas se repetem e o leitor comum começa a ficar enjoado, boicotando sites carregados de adwords e afins.

  • Olá Cardoso,

    Não quero ser injusto com você e até procurarei depois em meus arquivos, mas parece que foi aqui mesmo no Contraditorium que li um ou outro artigo do tipo "Como ganhar dinheiro com seu blog". Se eu estiver enganado, por favor, me perdoe.

    O importante é que você também percebe a tendência existente em alguns blogs que tentam especializar seus leitores em Adsense. Isto ficou tão massante, que muitos autores de blogs escreveram suas críticas a respeito, como eu aqui e aqui, também o Rodrigo Ghedin (não tenho o link agora…) e o Matheus Zeuch.

    Visto que muita gente se espelha em você e até deseja ser como você (a fla, por exemplo), espero que este artigo coloque as expectativas de muitos em um plano real (e não em dólar do Adsense).

    Abraços e Sucesso!

    Gino Netto

  • São posts sérios como esse do Cardoso, e outros Blogs sérios, como o BRPoint, Meio Bit, Blog Ajuda, que com certeza formam as mentes pensantes do Blog nacional. Muitos estão entrando na onda de serem Probloggers apenas por dinheiro, e tem que ser algo mais do que isso, tem que ser gerador de cabeças pensantes. Parabéns Cardoso por ser um ProBlogger sério e formador de opinião.

  • Gino, ganhar dinheiro não é ficar rico. DÁ pra ganhar dinheiro, isso é fato. Inclusive é bom que mais gente ganhe dinheiro, com um ecosistema rico todo mundo se beneficia.

    O que critico é o estilo "seus problemas acabaram", "fique rico agora – pergunte-me como". Isso é predatório.

    O AdSense ainda é a melhor fonte de renda disponível, as alternativas nacionais ou dão muito mais trabalho ou rendem merrecas. Não falar de AdSense em blogs voltados para monetização e ProBloggers seria justamente omitir informação, o que considero ruim.

  • HAHAHAAHAH!

    Eu ia comentar outra coisa, mas quando vi o permalink do post ("2007/01/23/eu-vou-te-dar-o-cu-meu-bem/"), comecei a rir descontroladamente e esqueci! :D

  • Grande Cardozo, a bronca toda é essa todos sonhamos com os milhões pagos pelo google a alguns sites, ou com aquela famosa lista, dos dez mais do adsense, onde tem um americano que fatura U$$300,000 por mês, mas a realidade tupiniquim é bem diferente, por qaue geralmente sonhamos em ganhar dinheiro sem gastar e sem trabalhar, o que é somente sonho…

  • "Olha, as úncas pessoas que ganham dinheiro fácil são as que acertam na megasena, mas 90% delas acaba paraplégico, assassinado ou os dois."

    Eu creio que acertar na mega-sena também não seja uma tarefa muito fácil…

  • Isso que nos levou a criar o Solucionathica. Nenhum emprego no mundo vai te fazer ficar rico, muito menos o recém criado ProBlogger. Criamos o site pra ver se as pessoas se atinam que pra ficar rico, tem que fazer o que os ricos fazem (e não é gastar dinheiro).

    A primeira parte do dinheiro vem de trabalho, a outra parte (muito maior) vem do trabalho feito pela primeira parte. Isso é essencial.

  • De tempos em tempos, sempre vem uma onda do tipo "fique milionário em cinco segundos investindo na internet". O assunto da vez são os blogs.

    Há milhares de formas lícitas e ilícitas, éticas e anti-éticas de se ganhar dinheiro. Aprendo muito com a sua experiência, Cardoso. Nunca me senti enganado. Em nenhum momento li aqui nenhum texto do tipo "ganhe $ 1 trilhão em um dia com o AdSense". Mas estou cansado de ler coisa do tipo por aí.

    Não comecei a estrever por sua causa, risos. Mas certamente comecei a me dedicar mais à monetização de meu blog inspirado em sua experiência. Agradeci uma vez e agradeço novamente. Se vai dar certo, não sei. Mas todo novo negócio é um risco e topo correr o meu risco.

  • Quem alardeou que ganha dinheiro com blogs, colocou uma corda no próprio pescoço. Quantos mais blogueiros, mais dinheiro? Não. Quanto mais blogueiros, menos dinheiro. É a famosa lei de mercado. Abundância de mercadoria, escassez de interessados. Abuso de exposição. Ex: hoje todo mundo tem um podcast, já está enfastiando. Tem cada assunto sem pé nem cabeça, que já está enojando. Quem navega que encontrar novidades em todas as áreas e não briguinha sobre quem ganha mais dinheiro com isso ou aquilo.

  • Pablo

    Antônio: É exatamente aí que você separa o joio do trigo, e o blog de primeiro nível dos blogs que são apenas posts (e cópias de posts) sem pé nem cabeça.

    E, Cardoso, sugiro você trocar o título da postagem, pois no link os acentos não aparecem e quando o "é" de "céu" foi removido o link ficou sugestivo!

  • He he he… o permalink deste post ficou muito louco! :P

  • Olha o permalink do zezé, será que ele é, será que ele é

  • post MTO bom cardoso…tá de parabéns…

    até o permalink do post que saiu sem querer arrasou :P

    hehehehe

  • Pingback: Contraditorium » Permalink: Quem tem cú tem medo()

  • Saffi

    dentista com porsche na garagem? Dr. Oseransky, o dentista interpretado por Mathew Perry em "Meu vizinho mafioso 2", hehehehe. ;)

  • Julio

    Ola Cardoso, há tempos acompanho com interesse teu blog no reader com muito prazer. Gostaria de fazer slgumsd perguntas que acredito serem do mesmo assunto que seu post.

    O que acontece na tal 'blogosfera' em que só se fala em novas e eficazes maneiras de monetizar, como fisgar paraquedistas do google, cheques e anúncios do adsense e assuntos afins..?

    Nada tenho contra probloggers mas o que me interessa, como leitor, nesses assuntos que estão sempre na lingua de todos..?

    Como a tal 'blogosfera' quer realmente crescer se só escreve pra si mesma e sobre seus problemas? Seria a blogosfera um novo Fotolog onde todos fazem um social nas páginas amigas e dividem assuntos, sendo a diferença que aqui todos só querem lucrar um pouco..?

    Esses dias retirei alguns blogs do meu reader pois percebo que cada vez mais esquece-se do leitor. Tudo parece se tornar um clubinho onde os assuntos chegam ao ponto de não interessar ninguém que não faça parte dele.

    Abraços.

  • Poh.. falou bonito(ao contrario do meu comentário vago)

    O Contraditorium sempre foi uma inspiração pra mim, tive vontade de fazer meu próprio blog porem não creio ter o talento mínimo ou quem sabe massa encefálica suficiente pra escrever coisas interessantes periodicamente.

    Espero que alcance seus objetivos. Um dia quem sabe eu me meto na blogosfera.. algo me diz q vai ser estilo “Flogão do Juvenal”

  • Marcelo Fernandes

    Bom, se serve de consolo, aqui no Ira (lamento, teclado em Farsi e sem acento por enquanto)os seus sites sao liberados, jah o do Kibe eh bloqueado.

    Abraco

  • Pingback: Sobre Blogs » Chega de falar sobre Adsense, o negócio agora é calcinha()

  • Pingback: BlogLouco.com - 23 dicas para conseguir mais leitores!()

  • Pingback: Acentuação nos títulos - uma solução » Blog do Ronaldo()

  • Pingback: Sabe o Céu do Cardoso? Cuidado com Títulos | Bruno Godoi()