Evite vergonha pública, cheque suas fontes

Às vezes antes de responder algo, devemos gastar 2 minutinhos checando nossas informações. Se você está escrevendo uma matéria para publicação, então gaste pelo menos 5 minutos.

Semana passada rolou uma discussão na lista da blogosfera, sobre o tal código de conduta proposto pelo Tim O’Reilly, que queria unificar os blogs sob um código ético/moral único, com todo mundo se comportando bem, amestrados como cordeirinhos.

Fui radicalmente contra, pois todo tipo de grupo assim sempre cria “os outros”, não no sentido daquela série chata (isso sim vai dar polêmica) mas no sentido de que se você não segue o código… tsc tsc… não espero nada de seu blog.

expliquei que isso logo descambaria para discriminação, com criação de selinhos de aprovação, exibidos nas páginas dos que seguem o tal código. O Manoel (esqueci o blog dele e não vou procurar, se alguém quiser, pode comentar que eu linko) me atacou dizendo que eu estava sendo histérico, exagerado, que ninguém havia falado de selinho, que era uma idéia absurda minha.

Pois bem; no site oficial do Tim O’Reilly não só havia um selinho, como também havia um selinho para os blogs que NÃO seguem o código. Algo como pedir para todos os bandidos usarem calças azuis, camisas laranjas, máscaras e plaquinhas 171-717. Visto que era uma idéia idiota, o O’Reilly voltou atrás. Manoel também, pediu desculpas por ter se precipitado e elogiou minha visão e meu conhecimento do comportamento humano.

Nahh.. ele simplesmente desconsiderou o que tinha dito nas mensagens anteriores, tentando reescrever a História. Mas poderia ter evitado a vergonha se tivesse visitado o site do Código de Conduta que defendeu tão veementemente.

Hoje, abro o Uol Tecnologia e dou de cara um uma matéria onde um OpenXiita da Free Software Foundation ataca a Receita Federal. Reclama que o programda IRPF2007 não tem licença, portanto é ilegal. Depois explica que eles são contra programas proprietários, e detonam o programa da Receita por rodar somente em Windows. É chato feio bobo, etc.

O que o jornalista, o Daniel Pinheiro não fez foi gastar 5 minutos visitando a Receita.

Lá ele veria que seu entrevistado MENTIU ao afirmar que o programa da Receita só roda em Windows. Há uma versão Java, atualizada, em pacotes para Linux, Windows, Mac e até Solaris.

“Mas Alexandre, como você pode dizer que só roda em Windows se no próprio site da Receita há versões para Linux?” Seria uma excelente pergunta, tornaria a entrevista bem mais do que uma peça de propaganda, no melhor estilo FUD para a Free Software Foundation.

Portanto, meninos e meninas, cinco minutinhos antes de qualquer declaração bombástica podem salvar a sua cara, caso encontrem um leitor que tenha cinco minutos e disposição de pesquisar.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Achei que você fosse mais inteligente, mas me enganei. Desculpe se superestimei seu nível de entendimento, pode ficar tranquilo que isso não acontecerá de outras vezes.

    Para quem (felizmente) não acompanha a lista blogosfera, saliento que eu afirmei foi que só o Cardoso bateu na tecla do "selinho", que ninguém estava defendendo ou atacando, apenas ele (algum trauma?).

    O que se TENTOU discutir foi o TEOR do post do O´Reilly, inclusive mais focado na réplica feita pelo Gilberto Jr, sobre ética e não controle. Como sempre, o Cardoso continua ignorando a semântica e reescrevendo palavras para fazer as pessoas acreditarem que foi dito algo diferente.

    Continue assim, meu velho. Você está indo bem. Os cheques do Google não o deixam mentir, certo?

    PS: Foi exatamente num post seu que vi uma mensagem a outro blogueiro assim "aprenda a fazer trackback. falar de um blogueiro sem avisá-lo é anti-ético" …

    Até mais.

    [cardoso] Manoel, meu querido, seu email deve estar com problemas. AINDA não recebi sua mensagem pedindo desculpas. Aliás, o WordPress comeu a parte onde você deveria dizer, aí em cima, que PRIMEIRO disse que queria discutir a proposta do Tim O'Reilly, mas depois que eu mostrei que ele tinha proposto SIM selos de aprovação e outras besteiras, você mudou o discurso. Será que foi esquecimento? Consulte seu neurologista, pelo visto você também pulou a parte do post onde eu falo seu nome e que não vou linkar pq não sei seu site e não ia procurar.

    Achou antiético? Reclame com o Tim O'Reilly.

  • Eu aprendi isso batendo cabeça, como a maioria, falava coisas que eu havia lido por cima e acabava sendo indagado mais a fundo no assunto e obrigado a retirar minha opnião por falta de fundamentação teórica correta.

    Hoje em dia, eu leio muito mais que antes e se resolvo comentar sobre algo, pode ter certeza que estou preparado para decorrer ainda mais sobre o assunto. Creio que todas as pessoas que gostam de uma boa discussão (e não esses flame-war estilo FSF) deveriam fazer.

    []s

  • Delcides

    Ok. Checando as fontes: Lei 9609/98, art 9º ( caput e parágrafo único)

    "Art. 9º O uso de programa de computador no País será objeto de contrato de licença.

    Parágrafo único. Na hipótese de eventual inexistência do contrato referido no caput deste artigo, o documento fiscal relativo à aquisição ou licenciamento de cópia servirá para comprovação da regularidade do seu uso."

    O programa IRPF2007 não passui licença e download ainda não vem com NF, que eu saiba…

    Quanto à parte de não rodar em Linux, realmente existe a versão Java – eu não sei se o Oliva estava criticando a falta de executável+fonte ou se a edição pra caber no espaço truncou a linha de raciocínio dele. Pensando bem, não. Um site donível do UOL jamais faria isso com um entrevistado, certo ?

  • Jornalistas não checam as fontes. Blogueiros tb não.

    Ou seja, está tudo em casa.

  • Checar as suas fontes é importantíssimo, ou você pode acabar ligando um aparelho 110 em uma tomada 220!

  • Eu ando checando até a escrita de algumas palavras quando tenho dúvida, imagina fonte de alguma informação. Não demora nada abrir outra aba no firefox e digitar no campo de busca do google a palavra que estou em dúvida ou as palavras chave sobre o assunto que procuro. O que mata é a preguiça e a já comentada aqui mesmo no Contraditorium falta de capacidade de interpretaçõ de texto das pessoas.

  • Já fui muito criticado por isso. Não apenas no blog, mas também no dia a dia, ao falar sobre algo que eu não tinha certeza como se soubesse tudo. Me ferrei tanto que acabei aprendendo. Agora, quando eu não sei sobre determinado assunto, simplesmente me abstenho de dar opinião.

  • Não checar as informações é o primeiro e decisivo passo para um jornalista cair no descrédito. Jornalista sem credibilidade é como um fantasma – ninguém vê, ninguém ouve, ninguém acredita.

  • Cardoso, e você checou suas fontes antes de escrever esse post?

    Alguém já checou para ver se o que o Cardoso está dizendo é verdade?

    Não esqueçam que muita coisa depende do ponto de vista de quem olha… ou checa.

  • [conteúdo removido]

    Manoel, você tem um blog. Se quer continuar batendo pezinho e não vai me pedir desculpas, use sua própria banda e seu próprio servidor.

    PS: Você não é bem-vindo aqui. Pensei que tivesse a decência de não visitar meu site, depois de apelar pra baixaria inclusive.

  • Cardoso: Excelente Post! Se vai publicar sua opinião, tenha certeza de que domina o assunto.

    2-) Melo, tu é um figura!! Verdade Absoluta! :)

  • Cardoso, é impressão minha ou eu tinha deixado um comentário aqui?

  • Muitas coisa poderiam ser evitas apenas com um pouco mais de conhecimento. E cara, não liga pra pessoas que vão muito pela cabeça dos outros e esquecem que também tem uma pra pensar. Otimo post.

  • Pingback: Ética nos blogs - Carta aberta a Carlos Cardoso » Tecnocracia : Estado Tecnológico()

  • Cardoso está sendo intelectualmente desonesto. Ficou claro para todos que quando dissemos "ninguém está falando de selinho", estavamos nos referindo a ninguém da lista de dicussão onde estavamos, não ninguém no mundo todo. Todos conferimos nossas fontes e sabíamos que o O'Reilly propunha um selinho, mas nem passou pela nossa cabeça falar sobre isso.

    Mas, pelo que os amigos estão dizendo, parece que a desonestidade intelectual do Cardoso chega até ao ponto de deletar comentários que demonstram que nesta postagem ele está falando um monte de bobagem e falando mal dos outros à toa.

  • A boca fala o que quer e o papel aceita o que se escreve, ou melhor dizendo, o teclado aceita o que se tecla, e o blog o que o blogueiro escreve.

  • Gilberto, desonesta é a senhora sua mãe. Eu falei do selinho como uma consequência desse tipo de autoritarismo, que você e herr manoel defendiam. Vocês me ridicularizaram e ofenderam. Quando mostrei o tal selinho disseram que não era disso que estavam falando.

    DANE-SE o resto. Me interessa que vocês sejam HOMENS e assumam seus erros. Só quero um pedido de desculpas, pois é muito fácil querer reescrever a História.

  • Parabéns Cardoso. Pode virar jornalista. Sempre distorcendo a história.

  • Eu podia jurar que você tinha dito que nunca mais iria visitar meus blogs, etc, etc. Será que ninguém mais tem hombridade de cumprir suas promessas por aqui?

  • Sonic Nix

    [off]Chato é House. =)[/off]

  • "'os outros', não no sentido daquela série chata (isso sim vai dar polêmica)"

    Nunca mais leio este blog!

    Brincadeirinha heehehehe.

  • Eu prometo não ler mais as rinhas entre você e o Manoel na lista, isso conta?

    Mesmo repetindo à exaustão aquele mantra 'tudo o que você lê pode ser útil um dia' ao receber mensagens desse tipo, não consigo achar utilidade nelas (além de como trocar farpas entrelinhas e publicamente). =P

  • Raphael Schifino Mor

    Saudações.

    Gostaria de parabenizar a todos pela coragem de apresentar o próprio ponto de vista.

    É a primeira vez que entro nesse site, e não escondo a minha ignorância a respeito de sites dessa natureza, onde se discute com coragem, objetividade e serenidade.

    Apesar das raras exceções em algumas frases, todos os comentários acrescentaram bastante ao diálogo, apesar de ser um tema, por definição, em que não vai se chegar a lugar algum.

    Ética é um código de conduta moral, em que envolve o senso comum e a subjetividade de cada um.

    Não raro, é necessário que ignoremos os padrões pra que possamos inovar, criar, apresentar o nosso conjunto de idéias, que não obedece outro padrão se não o nosso próprio crivo.

    Me esforçarei ao máximo pra que, sempre que possível, analise debates que apresentem o mesmo nível de expressão de idéias, mas, sinceramente, espero que os temas apresentados sejam bem diferentes.

    Mais uma vez, aqui vai o meu parabéns a TODOS.

    Raphael Schifino Moretti

  • Blá-blá-blá, tomem uma cerveja cada um e relaxem.

  • Rafa, você não lerá. Eu saí da lista. Ela não é mais uma ferramenta útil. Não pode falar do buscapé, não pode falar do adsense, não pode falar das antas, todo paraquedista é coitadinho, todo mundo tem uma justificativa, não importa a besteira…

    Prefiro ficar com os blogs, os comentários são mais interessantes.

  • Huahuahua. Isto esta muito divertido !!!

    Ver o Cardoso perder a linha, não tem preço.

  • Pingback: Bruno Godoi » Blog Archive » Em briga de gente grande, os pequenos escolhem seu lado()

  • Pingback: Ego inflama na Blogosfera - Carlos Cardoso X Manoel Netto -- Cavanhas Cavanhas . com()

  • Ricardo

    Eu hein!!! Vc é feio, bobo e narigudo… ahhh, e o meu pinto é maior q o seu…

    Tsc tsc… q discussão boba…

  • Pingback: We don’t need another hero… | Escrita Torta em Linha Reta()

  • Pingback: Respire Fundo » Blog Archive » A Globo também erra()

  • Pingback: A Globo também erra | Tiago Rafael()

  • Pingback:   Um Código de Conduta dos Blogs by Direito e Trabalho()