Ivan Lessa não tem medo de blogueiros

Compartilhe este artigo!

Ivan Lessa é um dinossauro, daqueles que ficavam batendo na porta do Gutemberg para ele terminar logo de inventar a impressão tipográfica para que ele pudesse começar a escrever. O Ivan foi um dos fundadores do Pasquim, e depois de uma vida de aventuras por trás da Remington, leva uma vida tranquila, morando em Londres e escrevendo para a BBC.

Ele teria tudo para detonar os blogs. Pombas, o Ivan nasceu em 1935, não havia nem máquina a vapor ou fogão à gás, em 1935. Como um cara desses vai entender blogs?

Pois é. Mas vejam o que ele disse sobre a gente:

Bloguear é sobre os amadores passarem a bola por entre as pernas dos profissionais e deixá-los caídos de bunda no meio do campo.

Leiam a crônica completa do Ivan na BBC neste link. Em tempos de ataques contra blogueiros, é um alívio ver que ainda existe gente inteligente o bastante para não nos ver como concorrência predatória e fonte de todo o Mal. Ivan diz, sobre blogueiros, referindo-se a um texto de Scott Rosenberg, do Salon:

Faz o que toda gente dessa estirpe deve fazer: levantar dúvidas. Como bom blogueiro.

Eu não vi nada no estilo “morte aos blogs, vão roubar meu emprego”, ou “não acreditem em blogs”. Ele captou perfeitamente o nosso espírito:

Em primeiro lugar, toda a graça dos blogues é que não há fatos. Há suposições, há versões, há interpretações. O mundo é muito pessoal e só pessoalmente há como entendê-lo e interpretá-lo.

Mais: o mundo começa em casa, diante do computador e o longo e, por vezes, doloroso processo de pesquisar as coisas que vai se bloguear.

Assim, enquanto um professor anônimo da USP nos chama de lixolândia, um dos maiores jornalistas brasileiros, que já garantiu seu lugar na História chafurda nos blogs e distribúi carinho. Sim, o texto dele é extremamente carinhoso. Me parece que ele vê os blogs como algo que ele poderia ter feito, me parece que ele meio que se desencatou com os fatos crus, e está atrás das opiniões, coisa que encontra com muito mais facilidade nos blogs.

Depois desse afago não-solicitado, por parte de um Jornalista De Verdade, não me resta nada a não ser, com a autoridade a mim concedida por mim mesmo, declarar Ivan Lessa Mega-Blogueiro Honorário. Palmas pra ele.

Mil agradecimentos ao Anderson Zardo, que me passou o link. Obrigado mesmo.



Compartilhe este artigo!