Cuidado com a infiltração na rolha!

Compartilhe este artigo!

Eu não sabia, mas a infiltração na rolha é um problema sério! Ou acabamos com a infiltração na rolha ou a infiltração na rolha acaba com o Brasil!

Aprendi isso lendo o Enochatos, um excelente blog voltado para a enologia, que é o estudo do vinho, assim como a gastronomia é o estudo da comida, e é interessante a idéia de estudar algo que você vai comer ou mandar pra dentro em seguida, mas não é regra, e estudantes de ginecologia em geral se decepcionam ao descobrir isso.

Fora a infiltração na rolha, o autor, o Claudio Torres fala sobre muita coisa. Ou ele engana muito bem ou sabe sobre o que está falando. Ele aborda desde temas básicos até os mais complexos, como neste post sobre taças. Caceta, tem taça pra tinto e taça pra branco/rosé. Morria sem saber disso.

O blog tem o poder de te transformar se não em um conhecedor, ao menos em um amador bem-informado, permitindo assim que você use o vinho para sua função primordial: Impressionar mulheres.

Sério, a mulherada adora aquele ritual de vinho no decantador, inspeção da rolha (atenção para a infiltração!) e prova.

Só cuidado para não virar um enochato, aquele babaca que fica discutindo com o somelier (um garçon como os outros que de vez em quando perde no palitinho é chamado para distrair um enochato) e pergunta de onde é o vinho, qual a uva, como é o clima da região, e na hora de provar solta frases como “sinto o gosto da terra ácida”. Filhodaputa, nunca comeu terra na vida, como sabe o gosto da terra, sequer da alcalina?. Ou então um dos casos onde a Lei permite que o garçon acerte o sujeito na cabeça com uma garrafa: “Ah, sinto o sabor do Sol da Toscana”.

Ah sim: O Enochatos está com uma pesquisa para determinar o perfil do consumidor de vinhos do Brasil, ou pelo menos da blogosfera. Dê uma força e participe. Não requer email, não é spam e é rapidinho.



Compartilhe este artigo!