O Viral mais idiota de todos os tempos

homemradioativo Eu não vou pagar uma de Galvão Bueno dizendo "EU SABIA!" (mas eu sabia), mas agora que Inês é Morta, revelaram a origem daqueles vídeos idiotas de celulares estourando pipoca. Sim, é um viral, da Cardosystems (com nofollow), que, aliás, seria um excelente nome para uma empresa de minha propriedade.

Eles vendem fones Bluetooth, e o gancho da campanha é que estourar pipocas com celulares só acontece em filme, mas com nossos fones Bluetooth você reduz a potência do sinal em até 99%.

Primeiro, é mentira. É uma daquelas afirmações vagas como as tais 7 horas de bateria do MacBook Air e o clássico "um novo conceito em…".

Segundo, vamos ver se eu entendi: Os imbecis vendem fones Bluetooth, uma tecnologia que usa radiação eletromagnética para se comunicar com celulares. A BASE do negócio deles são… celulares. Então eles criam uma campanha que atinge toda a população sem base científica (99% do total da Humanidade) e cria uma imagem de horror ondem CELULARES seriam malignos, causariam doenças, aquecimento global, a volta do Tiririca?

A única coisa que essa besteira fez foi espalhar PÂNICO entre os desavisados.

Vejam os comentários nos vários vídeos do YouTube e no Yahoo! Answers:

 

  • Ô meu deus, claro que é verdade, nunca ouviram falar em radiação eletromagnética?
  • PipoCARACA! E o cerebro da gente, ta’ frito?
  • pipoca estoura com a radiação do celular, video comprova q celular de fato faz mal a saude! inacreditavel!!!..
  • pipoca eu não vi ainda, mas já vi cosinhar um ovo em 65 minutos! A radiação emitida por essas máquinas é muito perigosa!
  • a gente não deve ficar grudada no celular, nunca se sabe.

O segredo aqui, espalhado pelos NeoLuditas é a palavra "Radiação". Imaginamos imediatamente câncer, pele descolando dos ossos, zumbis deformados… nunca se dão ao trabalho de explicar que TUDO que vemos é radiação eletromagnética. Sim, luz visível também. E o controle remoto da sua tv. E o seu radinho FM. Mas não, quando interessa chamam de "ondas de rádio", e isso não tem conotações malignas.

Hello, pessoal da Cardo Systems, Bluetooth também emite (e recebe) radiação eletromagnética. Vocês estão tentando vender uma fonte de radiação para a gente pendurar na orelha, criando um pânico generalizado envolvendo celulares?

Bem, ao menos o viral serviu para mostrar o quanto a mídia especializada é carente em conhecimento científico. Várias revistas e sites repetiram o "experimento", inclusive o G1, assumindo que não possuem a mais básica base em ciências, do contrário não perderiam seu tempo.

Tenho orgulho de dizer que no MeioBit não fizemos isso. Lá, assim como na casa dos Simpsons, respeitamos as Leis da Termodinâmica.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • É, claro. Para acreditar nisto, tem que ter um cérebro do tamanho de uma pipoca, mesmo!

    Hehe

    (o título do post da me lembra alguma coisa)

  • Ed

    Eu escrevi um post sobre a burrice deles http://acabousetudo.blogspot.com/2008/06/o-vdeo-d

    Mas não pensei tanto no pânico idiota, mas como eles pode ser tão burros ao ponto de se contradizer ao vender um produto e insultar a inteligência dos consumidores.

    Agora pelo que você pesquisou, eles insultarão poucos consumidores, os que tem inteligência suficiente.

  • Colla

    Pele descolando dos ossos?! Não temos músculos?
    De qualquer forma, talvez não sejam somente 99% da população sem embasamento e com credo em virais, mas sim uma dízima periódica de noves depois da vírgula.

    A volta do vídeo do "Vamos privatizar a Amazônia" ?

  • Cardoso: se eu morasse mais perto, te pagava uma cerveja. É bom acompanhar os teus blogs e ver que existe vida inteligente na Terra.

  • Pois é, e pior que muita gente se reuniu para tentar reproduzir a experiência… Se eles fossem de uma industria que pregasse o naturalismo eu até entenderia a propaganda anti-celulares.

    o/

  • Eric Souza

    "pipoca eu não vi ainda, mas já vi cosinhar um ovo em 65 minutos! A radiação emitida por essas máquinas é muito perigosa!"
    "CoSinhar"…cof cof cof…creio que um celular realmente fritou o cérebro de alguém. o/

  • Gharcia

    O mais curioso é que vc sabia… e a empresa chama-se CardoSystem.

    Tem certeza que não tem anda a ver com isto?

  • Nossa, eu simplesmente ODEIO esse neoludismo, odeio ter que explicar porque esse preconceito contra as inocentes máquinas é totalmente infundado. Parece que estamos nos eternos anos 60, quando ser bombardeado com raios gama te dava poderes, não câncer…

    E agora mais essa. Pelo visto o conselho/comissão/grupo de profissionais do marketing do Brasil vai ter que começar a fazer exames classificatórios também…

  • Eu ainda acredito (um pouco) na humanidade. Acredito que eles pensaram "Ah, mas a potência do Bluetooth é bem menor". Então tá. Mas ainda resta a dúvida: ONDE vai ficar o celular quando eu estiver usando o fone? No bolso da calça?!?

  • Valeu o post, Cardoso. Vou adicioná-lo aos meus delicious de hoje.

  • Joca

    Cardoso, fala dessa bosta de firefox 3, que 5 horas depois do lançamento ja tem falhas criticas. Quero ver os freetards nervosinhas: http://dvlabs.tippingpoint.com/blog/2008/06/18/vu

  • Pois é. Outro viral que é falso (seria isso uma redundância?) é o tal do 2 girls 1 cup. Quando o diretor do "filme" foi processador por distribuí-lo nos EUA (onde esse tipo de coisa é proibido) ele abriu o jogo dizendo que usa chocolate, mas coma edição consegue passar a impressão de que as minas tão comendo me**a. Tem até outro vídeo chamado 4 girls fingerpaint. Tenta imaginar o que é…

    =P

    ___________________________________
    TemPraQuemQuer

  • Hahaha “mas já vi cosinhar um ovo em 65 minutos”… Esse foi o campeão. Com direito a “cosinhar”

  • Keaton

    veja só.. o tanto de mala que caiu nesse viral. Não digo os que repassaram e sim os que acreditaram e agora estão com medo do celular.. hahaha

  • Paulo Filho

    off topic: mas não é possível, só pode ser gozação de algum brasileiro…. estou aqui em busca de algumas tags para um trabalho da facudade…. entro na wikipedia em ingles…. procuro sobre tipografia….. (http://en.wikipedia.org/wiki/Typography) quando vejo o jornal que tem de exemplo: "Diário da Guanabara"e o melhor é a manchete do dia!!!

  • Putzzz "pipoca eu não vi ainda, mas já vi cosinhar um ovo em 65 minutos! A radiação emitida por essas máquinas é muito perigosa!"

    Essa foi demais!!Rachei o bico aqui!hehehehehe

  • Gods

    Curioso: o G1 fez o seu trabalho e foi criticado por tentar "reproduzir" a experiência. O Meio Bit, que não teve a mesma idéia, sai como herói? Por favor, né… Fora que o G1 noticiou que se tratava de um viral – e deu nome aos bois – no dia 12 de junho. E o Meiobit, quando é que deu essa notícia? Pois é, não deu. Você deu aqui no seu blog pessoal, dia 18. Desculpaí.

  • matheus

    aff,vejamos se 99% pega em toda humanidade eu sou o 1% que essa tectologia naum pega…