O futuro pode até não ser os blogs, mas são os blogueiros

Compartilhe este artigo!

Ao se falar tanto de blogs esquecemos que blogs são mais uma mídia, mais um formato de veiculação de informação, e que do mesmo jeito que temos jornais tão diversos quanto o New York Times e a revista Caras, temos blogs igualmente diversos, é quase impossível colocar todos no mesmo balaio, e acho que um blogueiro que escreve sobre resenhas literárias não gosta de ser colocado no mesmo balaio que O Blog do Peido. (não procurei, mas existe. Acreditem)

Antigamente fazia sentido mandar alguém que não entende nada de determinado assunto cobrir uma pauta, mas hoje em dia com a velocidade com que as notícias precisam sair, a variedade de temas e a facilidade com que os leitores interagem, não é mais viável. Passa-se muita vergonha, e o leitor está pouco se lixando para quem ele está sacaneando. Falou besteira, toma.

A vantagem dos blogs é mais que o foco. Os blogueiros em geral escrevem sobre o que gostam e/ou conhecem. E se ele gosta, vai tentar obter a informação correta, sempre. Principalmente, não somos desatentos com o que gostamos. Vejam por exemplo esta matéria do MailOnline, sobre o lançamento do Batman em Londres:

falhadojornal

 

Na legenda, falam de duas fãs, “vestidas como Batman e Curinga”.

Você consegue imaginar o Judão, o Jovem Nerd, o isFree ou o Melhores do Mundo falando uma barbaridade dessas? Imagina algum deles NÃO RECONHECENDO IMEDIATAMENTE Batwoman e Arlequina?

O quê será que passa na cabeça do sujeito que fez a legenda? Será que ele está de tão má-vontade que não acompanhou NADA do filme, não conhece NADA do Batman, não sabe nem que não-importando a encarnação, o Curinga tem cabelo verde?

Eu só consigo achar que seja má-vontade, o que dá mais força a meu argumento: Coloque quem gosta para escrever sobre o quê gosta.

Isso garante qualidade (ou fracasso, se não for feito) independente do veículo. Não há nada de mágico nos blogs, se um jornal mudar radicalmente sua estrutura e assumir um modelo colaborativo, dinâmico, com atribuição de pauta na base do mérito, não da disponibilidade, teremos um concorrente pesado para qualquer coisa online.

Felizmente mudanças não são muito bem-vindas para as cabeças-brancas que comandam a velha mídia…



Compartilhe este artigo!