Se o mundo fosse justo Limdemberg seria ex-namorado do Orkut Büyükkökten

eloa-portao

Eu sou um dos que mais odeia o Orkut, e por muito tempo o detestei pelo simples fato de existir. Isso é injusto e um sentimento que hoje reservo para poucas pessoas, como ________ e o tal de ________ _______. (não tentem contar espaços, foi aleatório. Quem lembra desse recurso de omitir nomes em livros antigos? Mas divago…)

Vejamos, motivos para odiar o Orkut: No caso Eloá, coletei algumas pérolas das dezenas de comunidades criadas homenageando a menina:

“Eu sintO muitO pOr essa garOtaH kii parece ser tãO especial, tãO gentil, tãO gente bOa, ter passadO pOr esse mOmentO tãO inesperavél…”

“uma linda garota que foi vitima de um sequestro e que atualmente corre risco de morte ….Infelizmente ela ja esta com morte cerebral”

“Nós perdemos um anjo porque a Eloa morreu de morte celebral ” “pra vcs q acomponharão o sequestro da eloa e viram a morte”

“a Moça que Falaceu” / “que teve a vida enterrompida” / “Corajosa, em nenhum momento demonstrou medo” “fpelo ciúme duentildo ex namorado”

“por + q isso tenha acontecido longe do Rio de Janeiro fiquei muito triste com isso”

“Infeslimente Eloá veio a falercer saiba mais nos topicos obrigado Pela Compreenção =[“

“DECPÇÃO NÃO MATA ENSINA HÁ VIVER”

“Há 15 anos atrás nasceu uma menina , diferente das outras.. com um brilho especial e que não viria a vida em vão”

“Para todos aqueles q acompanharam o sequestro todo,ela fazia parte da sua família já”

“GALERA,VAMOS NOS UMIR E FAZER NOSSA SOLIDARIEDADE COM ESSA GAROTA,QUE NÓS TODOS DO BRASIL AMAMOS”

“Esтαмσs αqui pαяα pяєsтαя sσlєdαяiєdαdє αs fαмiliαs dєssαs duαs gαяσтαs…”

“Infelizmente a Eloá morreu,conto com a Oração de todos pra salvarmos ela disso Por favor,rezem muito por ela Deus é muito importante´pra recuperação dela”

Agora… a culpa é do Orkut mesmo?

Matar o Orkut Büyükkökten eu entendo, ainda mais depois desta foto:

orkut

Já matar o serviço, a rede Orkut seria hipocrisia. Eu sei que o Orkut é a caixa de gordura da Internet Brasileira, recolhendo o material que sequer é admitido no esgoto. Eu sei que a ínfima fé na Humanidade que ainda tinha foi embora quando descobri blogs como o PGA, eu sei que a nossa vida seria melhor se não tivéssemos que ver coisas como isso aqui. (não clique!)

Só que banir, tirar do ar o Orkut seria varrer a sujeira para debaixo do tapete. É colocar muros altos na Linha Vermelha para os convidados do Panamericano nâo verem as favelas, é dar Aprovação Automática assim nenhum aluno é repetente.

O Orkut como está é nada mais que um reflexo do mundo. Das nossas lindas torres de marfim com ar-condicionado achamos que o mundo é lindo. Combinamos exposições no Twitter, blogamos de galerias de arte, discutimos no café da Cultura, e nos achamos povo. Vou contar um segredo: Você não é povo. Tem tempo para ler blog? Acessa email mais de duas vezes por semana? Você não é povo. Você é o topo da pirâmide e a exceção.

A realidade é a enorme massa de blogs miguxos e usuários do Orkut, é o pessoal que compra Positivo em 482x nas Casas Bahia (tm Morróida) e está usando a Internet de forma muito mais sincera e legítima do que a gente, que posa de inovador, criador de tendências, intelectual da Nova Mídia.

O sujeito compra o computador “com Internet dentro” e transporta para o Orkut sua realidade, não cria uma imagem falsa de si mesmo. Exceto quando se Painta (Photoshopar, versão pobre) na frente de Astras para tirar onda com as mina. Ele vai escrever aquelas barbaridades lá de cima? Vai. Vai cair em todos os scams “seu CPF foi cancelado pelo SPC”? Vai.

Agora a parte ruim (é): Essa gente não vai evoluir.

Existia uma esperança no começo da Internet que com a retomada da palavra escrita teríamos uma Segunda Renascença, pessoas escrevendo muito, lendo mais ainda, aumentando sua bagagem cultural. Uma espécie de Paraíso Machadiano. Claro, o Miguxês foi o último prego na tampa do caixão dessa ilusão. Se você escreve errado e ninguém corrige, se você prefere escrever errado e só lê textos de gente que escreve igualmente errado, é CLARO que não vai melhorar com o tempo. Se fosse assim todos seríamos autodidatas em tudo, e os crentes seriam exímios em retórica, argumentação e redação, já que participam de constantes sessões de leitura e discussão.

Não adianta você ler muito. Precisa aprender interpretação de texto, figuras de linguagem, aumentar seu vocabulário, pensamento lógico, etc, etc. Isso se consegue lendo muito E lendo coisas boas. Um dos motivos do sucesso do Código DaVinci é que “parece um filme”. A estrutura do livro foi roubada de outra mídia. Uma que mesmo os mais iletrados estão acostumados.

Então, o Orkut tem jeito? Tem, troca o povo. Acabem com a cultura do esperto, vamos abolir ditados idiotas como “quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro”, vamos valorizar quem é bom no que faz em qualquer situação. Um pedreiro inteligente É muito mais requisitado que um pedreiro burro. Vamos criar uma geração que não encare escola como um mal necessário. Mostremos que dá para levar uma vida melhor mesmo sem saber chutar uma bola.

Vamos fazer com que os professores voltem a ter gosto pelo ensino, criemos turmas especiais para alunos realmente especiais, vamos formar os líderes de amanhã.

A saída para resolver o problema da Internet é muito simples. EDUCAÇÃO. Vamos investir pesado. Escolas, treinamento profissionalizante, estímulo (e recompensa), bolsas baseadas em MÉRITO e não na cor da pele. Em 50 anos no máximo teremos uma Internet extremamente agradável e o Orkut será uma beleza. Aí entro mais de uma vez por mês naquele troço.

 

Imagem de abertura sensacional enviada via Twitter pelo Diego.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • É mais ou menos.
    É mais que óbvio que a internet é perigosa para mentes despreparadas, ainda mais hoje em dia.

    É informação de mais e pouco discernimento. Ao longo prazo, o innvestimento em educação é impressindivel, tanto que já existem trabalhos nesse sentido (a verdadeira inclusão digital)

    Mas algo deveria ser feito urgentemente, porque tudo está ficando cada vez mais perigoso.

    • jrventurim

      Na sua educação é "impressindivel"(sic) ainda … ou melhor "de mais"(sic) … Pelo amor …

  • Cardoso mais uma vez on fire. Este seu post será eternamente referenciado por mim, junto com a pesquisa demográfica que o IBGE fez em 2002 e que mostrou as faixas de renda familiar do país, entre outros absurdos.

    A gente vive em bolhas nos chamados centros urbanos há anos. É que antes esses casos de ignorância eram contados por nossos professores, e aconteciam com a criada de um amigo da familia que tem fazenda lá no interior.

    Internet é um meio de comunicação, nada mais.

    • Long time no see broh.. =p miss u ( no homo ) =]

  • Excelente ensaio Cardoso.

  • Huahuahuahau… Web 2.0 é isso aí meu caro. Quem disse que conteúdo gerado pelo usuário tem que ser bom? E bom para quem?

  • É, Cardoso, aproveita que sonhar é de graça.

    PS.: Eu vi o blog e fiquei até triste.

    • Caramba, mais de 490000 visitas!!!! Maldita inclusão digital!

  • "atualmente corre risco de morte ….Infelizmente ela ja esta com morte cerebral" me fez interromper a leitura com o café que eu tomava sendo projetado no monitor. Por precaução, pulei a leitura das outras pérolas.
    Gostei muito do texto, mas acho que sou pessimista com relação a melhoras…quando li o antepenúltimo parágrafo(com o qual eu concordo), lembrei de uma piada com Deus criando o mundo no MS-DOS: ao tentar criar um novo mundo, ou melhor, apagar e iniciar do zero, o sistema retorna uma mensagem de erro acusando disco cheio.

  • Gutenberg

    Só não prego a erradicação do orkut da face da terra por um simples motivo: sem o "orcuti", o bárbaros brasileiros vão invadir os bons serviços (que o orkut era antes da descoberta por tupiniquins) restantes, como o Facebook e o Flickr.
    Para ajudar os trolls a entender o que eu pensava do orkut, kibei esse post: http://www.carloscardoso.com/2005/12/12/suicide-i… do Blog do Cardoso (relaxe, no fim do texto, que eu adaptei à minha realidade, há um link para o mesmo)
    Para ser franco, ainda tenho a minha conta do orkut ativa, mas só checo uma vez por semana pra apagar os SPAMs. Minhas habilidades sociais são mínimas (digamos, um Sheldon melhorado), e para que as salsas me ferrem de vez socialmente, basta apagar de vez essa coisa inútil. Triste viver com gente que só usa computador pra MSN e orkut, e que acha que este último é sinal de status.

  • JoaoFPR

    Belo texto, Cardoso.

  • Olá, Cardoso!
    Infelizmente não compartilho a mesma fé que você tem na raça humana. Cada vez mais eu penso que existe gente demais na face da Terra. Detonar pelo menos 75% iria melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos demais.

    • Sei, não… Aí quem iria produzir os bens que você consome?

      • jrventurim

        Tratores e máquinas automatizadas …

  • Acabar com o Orkut? Tá doido?

    Se o pessoal lá descobre que tem mais coisa na internet, vão invadir todos os cantos.

    • Nobody

      ^^ por isso e bom manter o chiqueiro sempre fechado!

  • Vinicius

    Cardoso, discordamos em pontos menores e concordamos no âmago da questão. Se não fôssemos de lugares tão distantes, seria hilário tomar um trago e falar mal do resto.

  • Muito bom.

  • Pingback: Inclusão Digital? | Outside()

  • Eduardo

    As "idéias" e "pensamentos" dessa massa da periferia que invadiu a internet, não me irrita tanto qto o português utilizado.

    Ler coisas como: "Voçe" não me conhece, "concerteza" e outras pérolas, me dói nos "zóio" !

    E coitado de quem postar alguma correção num tópico desses !!!

    Já tentou???

    • Eduardo,só discordo de você,quanto a se referir ao pessoal inculto,como "dessa massa da periferia".Eles estão em todos os lugares,não só na periferia.De resto,tudo verídico.

  • Pingback: O melhor do Brasil é o orkut()

  • Pingback: O melhor do Brasil é o orkut()

  • Carlos Magno

    A saída realmente é educação. Mas tem vezes que eu fico imaginando porquê os políticos não enxergam isso. Mas o pior é que enxergam. Minha cidade (Nova Iguaçu) tem um orçamento público de 1 bilhão de reais por ano(hoje), sendo que em 2007 foram 170 milhões para a saúde e 120 milhões para educação.

    As escolas municipais daqui estão caindo aos pedaços em alguns lugares, com direito a reportagem no globo cidade cobrindo enchente SÓ dentro da escola, a evasão escolar chega ao ponto de aluno só entrar na escola para "bater ponto" e sair, seja pro pagode, motel ou festa de rock às 10 da manhã. Nosso prefeito, Lindberg Farias, não construiu uma única escola em todo o mandato, como ele vem me dizer que conseguiu gastar 120 milhões em 2007? (mais que o programa espacial brasileiro)

    Até os colégios tradicionais (particulares, claro) da cidade estão com a moral abalada. Só entrar no Orkut e ver que os alunos gostam tanto de estudar quanto gostam de tratamento de canal.

    Com 170 milhões a saúde deve estar bem, quem sabe… Eu não sei, eu uso o hospital público de Nilópolis. Só porquê o Hospital da Posse fica a 1 KM de casa não quer dizer que eu não possa viajar até a outra cidade para conseguir atendimento…

    Fonte: http://www.cmni.rj.gov.br/prestacao_de_contas/orc

  • Cardoso. Anda meio revoltado com a internet ultimamente não é? Postei sobre isso dos crentes que você falou:

    "e os crentes seriam exímios em retórica, argumentação e redação, já que participam de constantes sessões de leitura e discussão".

    É justamente isso que você falou. Os caras não conseguem nem conversar. Nem o mínimo.
    Incrível a capacidade deles de não pensar. Uma merda. O post é esse:
    http://bestagem.blogspot.com/2008/10/maioria-da-p

  • Se o Orkut fosse fechado ia sobrar banda na internet brasileira, afinal a maior parte dos usuários brasileiros estão no Orkut, no MSN e no Flogão.

    Educação… Sim, precisamos de educação e mais ainda. Falta auto-estima às pessoas, falta amor próprio. Só isso explica a existência de pessoas sem-noção como as que aparecem no PGA.

    • Franz Heinel

      "Educação… Sim, precisamos de educação e mais ainda. Falta auto-estima às pessoas, falta amor próprio. Só isso explica a existência de pessoas sem-noção como as que aparecem no PGA."

      Neste ponto temos q bater na mesma tecla,mas,parece q aqui no Brasil o governo é cego de espírito.Auto-estima e amor próprio são imprescindíveis em nossas vidas,assim como em várias outras áreas.Outro fator q todos deveriam ter,mas poucos tem é persistência e força de vontade para atingir seus objetivos.

      Esse texto do Cardoso tem q ser aplaudido de pé.

      E tbm vi cada pérola no orkut…

  • Também já perdi a esperança de ver esse povo ignorante re-educado. Era uma mera utopia nossa.

  • luiz

    Como li em uma materia na Epoca, educação não da voto. O governo não investe pq quem ta la não ta la pra isso.

    <a href="http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI11038-15223,00-POR+QUE+A+EDUCACAO+NAO+DA+VOTO.html" rel="nofollow">Materia

  • Algumas pessoas defendem que EDUCAÇÃO é formada por patamares. Em raros casos uma pessoa sem uma "bagagem educacional familiar" consegue se sobre sair.
    Até faz sentido. O cara que comprou o PC Positivo em 380 parcelas jamais vai pensar em buscar "mais instrução" para falar com os amiguxinhos do orkut. Mas não é só pela situação e sim pelo que ele viu em casa.
    Crescer vendo o pai sair de casa pra trabalhar e voltar podre de bebado não é muito estimulante.
    Já o pessoalzinho que vê papai e mamãe lendo um livro antes de dormir se sente mais encorajado a fazer o mesmo. Deve te gente por ai que até apanha se pegar um livro na mão.

    Não sei bem se isso é regra, mas afeta a maioria!

    (pelas minhas contas as 380 parcelas do pc positivo devem dar pra comprar de 300 a 400 bons livros. Pergunta: Quem quer trocar?)

  • Belo texto Cardos, deveria faze-lo chegar ao presidente Lula, pena que talvez ele não entenda o que está escrito, já que a maior parte da nossa população é composta por analfabetos funcionais.

  • Em vez de adotar posturas otimistas ou pessimistas, prefiro simplesmente não me misturar. Tenho conta no Orkut, estou em algumas (bastantes) comunidades que julgo sérias, inteligentes e nerds (embora isso não seja, de forma alguma, padrão de qualidade – TODO MUNDO se acha inteligente), mas não participo de nada. Tentei, mas é beeem complicado. Então, prefiro ficar alheia à "inteligência popular", e aproveitar meu tempo com coisas mais úteis. :)

    Quanto à EDUCAÇÃO, concordo plenamente! Nesse ponto, AINDA acredito que algum ser iluminado irá fazer algo que preste, por mais que as últimas notícias nadem contra a maré do bom-senso… Um dia, quem sabe?

  • Clap clap clap!

    Finalmente alguém que compartilha do mesmo pensamento que eu.

    "Acabem com a cultura do esperto…"

    Agora o off-topic: lê isso aqui Cardoso.

  • Ariane

    No principio é necessario estimular o pensamento…
    Não é apenas com orkut, msn e afins.
    É mais dificil e cada vez mais as respostas estão prontas, por isso a oratória dos crentes não precisa ser elaborada, os milagres já estão postos à mostra.
    As facilidades e benesses desestimulam o pensar.

  • LIZIA KELLY

    TRUUUUUUUUUUUUUMMMMM.

    BOM CARDOSO É UM SEGUINTE, MUITO BACANA SEU PONTO DE VISTA.

    INFELISMENTE HJ EM DIA MUITA GENTE Ñ SABE USAR ORKUT.

    ~MAS É UM SEGUINTE Ñ GOSTEI DA PARTE QUE VC FALOU DOS EVANGELICOS.

    MENOS TA.

    • Pq? Se eu falar mal deles JESUS vai me castigar?

      • Jesus vai te transformar num miguxo, Cardoso. hahahaha

    • "INFELISMENTE HJ EM DIA MUITA GENTE Ñ SABE USAR ORKUT."
      Infelizmente?

    • Você não sabe nem escrever!

      • o problema nem é saber escrever.. mas sim usar o maldito CAPS LOCK!

  • Sim, eu lembro deste recurso literário. Poe usava muito.

  • O orkut é sem comentários… o sistema é ruim e a troca de informações é, na maioria das vezes, troca de lixo eletrônico… prefiro rede de blogs… com meu blog, o http://www.mochileiro.net – tento trocar infos com outros blogs de viagens e mochileiros/as pelo mundo e acho a interação mais bacana…

  • Parabéns Cardoso! Ótimo post.

  • Quem está no topo da pirâmide com certeza pensa em educar seus filhos de uma maneira melhor quando comparada com o Populaxo.

    • O foda é que o topo da pirâmide é bem fininho!

      Sem lembrar que o mundo influencia mais do que os pais.

      • Nobody

        Viva a Globalização!

  • O que eu acho mais engraçado nessa história toda são as singelas "homenagens" que os "amigos" desse moça estão fazendo principalmente na escola dela.

    Não sabia que fazer pichação era homenagem!

    A gente esta meio perdido nesse mundo bizarro.

    Ps: Escrevi um texto relacionado ao mesmo tema na quarta-feira se quiser dar a sua opinião eu fico grato.

    Abraço.

    • Eu li. É realmente esquisito isso. Acho que vou homenagear o Lula, como você citou no seu artigo. Será que vão liberar também e achar bonitinho?

      • Bom Cardoso pelo que eu sei do nosso "presidente" ele não tem lá um conhecimento avantajado. Sinceramente acho que nem ler ele deve fazer muito bem.

        Mas não custa a tentativa não é mesmo?

        Você poderia colocar uma pichação tipo assim:
        "Aehh Lula! Valeu pelos oito anos! E pelo mensalão! Lula é periferia!"
        Ass: Facção- Eu não sei de nada.

        Seria uma bela "homenagem".

    • Estamos experimentando a inversão dos valores na sociedade. Lembre-se, o Brasil é um país no qual as pessoas não acham errado matar, roubar, traficar drogas. O errado é ser X9. oO

  • Concordo com você em tudo mas no que diz respeito à educação, temos que olhar com os olhos dos políticos.
    A educação num país como o nosso é perigosa.
    Tão perigosa que é melhor ter um povo alienado que acha que tudo está bom do jeito que está, do que ter um povo "educado" e acabar com as mamatas (principal foco de quem concorre a algum cargo político).
    Aqui em São Paulo, a Marta está prometendo internet banda larga e de graça. Alienação. Eu vejo esta proposta como sendo continuação da política do pão e circo, tão comum no Brasil.
    Investindo dinheiro gasto com as banalidades feitas pelos governantes (inclua as propagandas eleitorais) e também o governo, seria perfeitamente possível ter educação de qualidade, saúde de qualidade, etc.
    Mas melhor gastar com banalidades e dar um motivo pro povo falar "sujeito é bom, trouxe o pan para o Brasil" enquanto o povo feliz, morre de fome ou morre numa fila de um posto de saúde sem se importar com isso.

  • Também devemos citar o belíssimo teatro e dramalhão novelesco que as emissoras de TV (leia-se Globo e clones) fizeram do caso. Típico "momentum" de aproveitar as possibilidades de pico de audiência…

    No mesmo sentido, poderíamos complementar as "dicas" para melhorar o Orkut (e o resto da humanidade), com a humanização das novelas globais e de todo o resto da nossa pobre e podre TV aberta.

  • Há de chegar o dia em que seus apelos e o de tantos outros serão atendidos Cardoso.
    O único "probleminha" que eu vejo é… nem eu e nem você estaremos vivos para presenciar isto.
    Desconfio que a palavra reeducação não exista no vocabulário dos "companheiros e companheiras".

    • Vi um certo ataque ao PT aí. A política educacional em São Paulo, por exemplo, já dura mais de 12 anos, e é promovida pelo PSDB. Política essa que acabou com o ensino do estado.

      • Cardoso, não te incomoda que esse caso da Eloá não foi o último do qual vc ouvirá falar e te causará indignação?

  • Pingback: Considerações Sobre WordPress, Um Site Ignorante e Alguns Links | O Fim da Várzea()

  • Cardoso, me responda: como investir na educação se o estado tem uma legislação que manda aprovar todo mundo mesmo não sabendo ler e escrever, uma legislação onde favorece classes superlotadas, baixos salários aos professores e toda falta de estrutura? E toda essa maldita inclusão social que inevitavelmente faz o nível baixar? Coloca-se todos dentro de uma sala, indistintamente, como se todos fossem iguais e ainda querem que o professor seja psiquiatra, psicólogo, pai, mãe ou qualquer outra coisa, menos o que ele foi destinado a ser, um profissional da educação.
    Isso, que vemos na internet, ainda é pouco. A coisa vai piorar cada vez mais.

    Se acabarem com o Orkut, essa mediocridade encontrará outra semelhante para infestar,. pode ter certeza.

    • O pior de tudo é que, resumindo seu comentário, a "mediocridade" não é culpa dos "medíocres". E na minha opinião, na maior parte das vezes, realmente não é. Nesse caso, são dignos de pena, e não tanto de palavras duras, coitados… ;)

  • Muito bom o artigo!
    Na realidade cansei de me revoltar por conta dessa crescente inclusão digital (no ponto de vista negativo dela, claro). Tento fazer minha parte da coisa e, ultimamente tenho omitido minha opnião sobre o assunto.
    Mas, sou até muito confiante quando se fala em mudanças. Acho que a web nesta sua última revolução (que ainda está acontecendo) está gerando um conteúdo legal e proveitoso. O grande problema é, que tudo gera lixo, e, quando estes dejetos tomam proporções 'Orkutescas' se torna alarmante.
    Por enquanto prefiro não me misturar. Espero mudanças, já tou até sentado.
    Acho que escreverei um artigo sobre isso.
    Abraços,

  • Maravilha Cardoso!Que post bem escrito,discertativo,de fácil entendimento,e um conteúdo fantástico.Falou tudo quanto eu gostaria de dizer,mas não tenho o dom da palavra como você.Escrevo alguma coisinha,pois adoro ler e escrever.Não tenho faculdade,mal terminei o antigo ginasial,(mas convenhamos que o estudo "no meu tempo",o ginasial equivalia à muito mais que o atual colegial).Eu tenho problemas na oratória,porque penso uma coisa,mas na hora de expô-la,ás vezes sai diferente do que pensei.Mas vou tentando passar o que sinto e penso.Mas esse comentário foi mesmo para parabenizá-lo.

    Fantástico.

  • Cardoso, a nossa sociedade tem dois grandes obstáculos para a educação: o 1° é a questão política; não interessa aos nossos governantes ter um povo educado porque conhecimento é poder e eles sabem disto. 2° por causa do primeiro motivo, eles exigem dos professores somente uma qualificação mínima, o suficiente para não serem os próprios professores analfabetos. Aliás, do ponto de vista digital, acho que mais de 90% dos professores são analfabetos. Sem falar no sistema usado nas escolas, que é uma bela farsa digital; aqui no Paraná não se aprende nada com ele…

    Como alguém pode ensinar o que não sabe? A reforma da educação tem obrigatoriamente que passar por uma exigência de alta qualificação "Profissional" dos professores. Principalmente nas primeiras séries. Explico: não se constrói um edifício sobre areia sem fundamentos por menor que seja; ele tem que ser calçado com o mais forte cimento, os melhores tijolos, vigamentos e aço. Então como se pode construir uma educação sólida se nas primeiras séries os professores não têm qualificação suficiente sequer para lidar com os alunos. Eles não têm nem ao menos condições psicológicas e emocionais de encarar a turma. Como vão ensinar a pensar se eles próprios têm dúvidas sobre o tema!

    Eles, os professores estão altamente extressados porque simplesmente não têm conhecimentos sólidos o bastante para dar aulas. O ministério da (des)educação brasileiro não exige qualificação profissional adequada. Os professores das primeiras séries mas, sobretudo do ginásio deveriam ter sólidos conhecimentos de psicologia, pedagocia e com cursos específicos para a capacitação dos professores no sentido de conhecer e compreender como se dá o processo de aprendizado e isto não há; tudo é muito superficial. Eles (professores) não agüentam a pressão; não estão preparados e ainda pra piorar faltam recursos.
    Ademais lidar com adolescentes exige alto grau de inteligência emocional e paciência, de qualquer um (eu tenho um adolegeek em casa…).

    Pra piorar ainda mais, cada escola decide o que vai ser ensinado, então projetos legais como os que aparecem na TV, nunca chegam em outras escolas menos capacitadas intelectualmente por não ser obrigatório. Os professores e escolas não são obrigados a manter um padrão (mesmo que fosse "médio") de qualidade…
    Os professores podem até fingir que ensinam, mas essa garotada que está aí não vai ficar fingindo que aprendem, eles mandam à m****, sem dó nem pena! E pior ainda é que os adultos(?), os professores exigem que eles(os alunos) sejam compreensivos, sejam maduros e adultos, hahahah, tem dó…

  • Cardoso, concordo com tudo o que você escreveu, ver esse povo fazendo essas imundices na grande rede, às vezes soa hilário, mas a grande verdade é que eles são isso mesmo. Com a "inclusão digital" o mal do Brasil vai estar disponível para o mundo inteiro…

    É isso…

    Abraços, Carlos

  • O Orkut é a realidade do Brasil. Hoje vi um vídeo que me deixou abismado mais uma vez… Sim, porque são tantas fontes que exibem o lado da "realidade" que me pergunto quando nos, que lemos e-mail mais de 2 vezes por dia iremos acordar.
    http://www.youtube.com/watch?v=GsmzNB_eXek

    Eu sou muito pessimista com nosso país, e claro, com nosso governo aprovado por 80%. Se o site da presidência vai custar +R$ 11 milhões, imaginem o tamanho do buraco da TV Estatal que vem por ai. http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidenc

    O video acima não sei a origem, mas me parece a França, onde alguns sujeitos que tem até o que comer, andaram quebrando tudo. Agora, imaginem um país que tem ricos, pobres (a classe média morreu) e miseráveis, tudo no mesmo barril. Onde só os Orkuteiros miguxos procriam, e a grana não sai da mão de quem tá no topo, nem mesmo por herança…

    ESPERA!!!!! ESPERA!!!!

  • Engraçado, a inclusão digital é isso ai mesmo que estamos vendo, as pessoas não estão na internet para descobrir outros horizontes, como você disse, eles apenas transportaram seu cotidiano para a caixinha que traz o orkut e msn.
    Ontem mesmo, parei em um posto de gasolina e quando fui pagar, o frentista do posto que recebia estava com um laptop conectado na internet, e eu pensei, que legal, mas quando olhei melhor, ele estava com o orkut aberto e batendo papo no msn.
    PQP.

  • Fantástico, Cardoso. E fico meio triste com o comentário de gente que pensa que você está sonhando demais. Eu tenho muita fé que quando nós, a nova geração que cresceu com a internet chegar às posições de mais poder faremos a diferença, investindo mais em educação, por exemplo. Não podemos nos fechar em uma redoma, no Twitter, atacando os bárbaros do Orkut. Acho que fazer essa reflexão já é um ótimo começo. Abraço!

  • Sad but true, my friend…

  • Simone

    Muito bom o texto sobre nossas mazelas sociais e culturais, porém, achei muito, mais muito sem graça esse trecho do seu texto "Matar o Orkut Büyükkökten eu entendo, ainda mais depois desta foto…"
    Sem mais tem o botão x no browser.

  • Mais uma vez um execelente texto!! Parabéns!!!

    Concordo em genero, número e grau… Por causa dessa gente que faz mal uso dos recursos tecnológicos e digitais somo todos vistos (fora de nosso país), como povo do submundo, sem cultura, sem educação e com pouca roupa. Exposição suja fazem com nosso nome!!!

    Mais uma vez parabéns!!!

  • Concordo também. O Orkut está cada vez mais banal e cheio de gente ruim e mal intencionada. Mas o que fazer se o povo gosta? Meus filhos tem orkut. Aí, claro, eu também tenho, pois passo sempre nos deles para dar uma monitorada.

    Ótimo post.

    Bjo.

  • A maior parte das pessoas quer distração fácil, sem que tenha de usar um único neurônio. O orkut é excelente para isso; para não ter que pensar, escrevem qualquer bobagem, de qualquer modo, sem preocupação alguma com o que quer que seja…repetem fórmulas prontas que 'ouviram dizer' e partem pro abraço.

    E não, não vejo luz alguma no fim do túnel.

  • Pingback: Uma possível exclusão digital | bakudas.com()

  • Ótimo, Cardoso. Alguem falou que "o brasileiro favelou o orkut" (acho que foi o Morróida).

  • Trap

    Se querem rir um pouco desses seres que habitam o orkut não deixem de conferir o blog http://blogdapga.blogspot.com
    Eu me mijei de rir, é a prova cabal de tudo que está escrito aqui sobre o orkut, e o que é melhor ainda, ao vivo e a cores e com comentários nada politicamente corretos.

    Nosso futuro é negro, não se iludam.

  • Pingback: O Retrato do MSN Messenger « Mente Pensante()

  • Pingback: O brasileiro e a internet - Uma relação produtiva ou apenas perda de tempo? » Um-byte()

  • Eu li seu texto, li os comentários dos leitores, e cheguei as seguintes conclusões:

    * Redundantemente, a educação é a solução para este "povo" e não há o que discutir.

    * Se acabarem com o Orkut, para onde vai todo este "povo"? Então é melhor deixar no Orkut. Aproveitem que a Google colocou os servidores do Orkut no Brasil.

    * Pessoas mais inteligentes – ou mais educadas? – poderiam: A) Utilizar o Orkut em comunidades cujos membros sejam semelhantes em termos de inteligencia e ignorar que o "povo" tambem o utiliza B) Mudar para algum rival do Orkut, como o Facebook, já que o "povo" não vai ser inteligente o suficiente para participar dele tambem.

  • Rafael

    Olá, estou entrando pela primeira vez em seu blog e gostei bastante de certas coisas que li aqui. Concordo com você em QUASE tudo que disse. Realmente, a situação da massa Brasileira é deprimente. Essa total falta de vontade de crescer é um problema muito sério, problema esse está muito evidenciado nas classes mais baixas da sociedade, onde encontramos pessoas que, com esforço, acessam à internet esperando ter acesso à muita informação de qualidade, e acabam se perdendo em meio ao lixo digital.

    Sim, isso é muito triste. Mas também acho mais triste ainda pessoas de nível intelectual muito maior que a média, que sabem usufruir ao máximo da internet, ridicularizar pessoas sem muita instrução que apenas fazem algo por que querem aproveitar também dessa grande maravilha, chamada Internet.

    Acredite, da mesma forma que você acha que criando um blog para escrever coisas do tipo: "Vamos melhorar a educação em prol da sociedade" vai gerar alguma mobilização social positiva, essas pessoas, que representam a maioria significativa da população, acreditam que criando uma comunidade no Orkut passando alguma mensagem de solidariedade vai melhorar algo.

    … Elas estão erradas em pensar isso?

    Elas só estão usando o único meio que elas conhecem nessa nova mídia, o meio mais popular para eles. Agora pense no seguinte, se a internet, em sua maioria, é realmente esse antro todo, ele só é assim por que pessoas, como nós, o fizemos assim. Como fizemos isso? Criando toda essa imagem de inclusão social só para vender nosso produto, por que em algum determinado momento, nos foi muito conveniente que milhões de pessoas que ganham pouco mais de um salário mínimo comprassem um Positivo Mobo em 1000x.

    Não me entenda mal. Realmente concordo com muita coisa que vc escreveu, mas algo que realmente me deixa puto é ver pessoas que se julgam "intelectualmente superiores" dizerem coisas do tipo: "É, realmente o mundo seria muito melhor se 2/3 da população sumisse para que nós, a Elite, pudéssemos realmente aproveitar todas as maravilhas do mundo", assim como eu li aqui eu alguns dos comentários. Claro, que você (autor do blog) não disse isso, mas colocar pérolas e criar rótulos não está muito longe disso.

  • Rafael

    Só adicionando uma coisinha a mais:

    Talvez, se você escrevesse TUDO isso, no orkut, pessoas leriam isso e tentariam mudar de postura. E aí sim, você teria conseguido dar um passo à frente na sua cruzada por um mundo mais inteligente.

    Te afirmo que seria muito mais relevante do que ficar discutindo essas coisas em um Blog, onde as únicas pessoas que vão ler são pessoas que compartilham da mesma opinião.

    Uau, realmente, sua opinião causou uma mobilização incrível. Com sorte, se seu post for realmente influente, pessoas Hackearão o Orkut e vai começar a perseguir a praga que infesta a internet. Algo bem Ku Klu Klanx.

  • Kyrodes

    Vídeo recomendado: Luli Radfahrer: Pra que serve uma monocotiledônea? http://videolog.uol.com.br/video.php?id=389425

  • Pingback: Indicados ao Prêmio Spoiler - Blogs | 2008()

  • OFF POST: O Blog CONTRADITORIUM recebeu indicações ao 6º Prêmio Spoiler de Cinema e Blogs 2008, conforme anunciou acessoria de imprensa, hoje cedo. O site concorre como Melhor Publicação com “SE O MUNDO FOSSE JUSTO LIMDEMBERG SERIA EX-NAMORADO DO ORKUT BÜYÜKKÖKTEN”.

    Carlos Cardoso ainda concorre como co-autor do blog O DE SEMPRE NUNCA em mais 6 categorias, entre elas Melhor Blog

    Parabéns ao Editor!

  • Pingback: Texto antigo: A pirataria perdeu a graça… | cagaregra.info()

  • Pingback: Melhores posts 2008 | cagaregra.info()