Boteco São Bento de gente chique se chama Ralph Lauren

Infelizmente a mania de reagir a críticas com truculência Legal não se restringe a donos de bares auto-superestimados brasileiros, é uma tendência mundial. Por sorte a mordaça nos tempos de Internet, onde mais e mais gente inteligente se congrega, é uma atividade inglória e bastarda.

A “vítima” (você entenderá as aspas) da hora é o BoingBoing, aquele meta-superblog norte-americano. Eles publicaram uma imagem retirada do Photoshop Disasters, um anúncio da Ralph Lauren com uma modelo absurdamente magra, claramente photoshopada para se encaixar no padrão Auschwitz-Chic que algum misógino definiu como beleza feminina.

Os autores da aberração protestaram da única forma que sabem: Foram pro pau, mandaram uma carta para o provedor do BoingBoing denunciando-se sob o DMCA – Digital Millenium Copyright Act. Só que quando você é provedor de um blog do tamanho deles, não é burro. A denúncia foi encaminhada ao blog, que por sua vez caiu na gargalhada.

Qualquer advogado de porta de eBay sabe que a doutrina de FairUse garante a reprodução de conteúdo para fins de crítica ou paródia. E a 1a Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América garante Liberdade de Expressão.

Para piorar, o provedor é Canadense.

A resposta do BoingBoing foi no melhor estilo Pirate Bay: QuaQuaQua. E ainda ameaçaram: cada vez que tentarem encher o saco com ameaças legais vazias, irão reproduzir o anúncio, linkar o texto original E publicar o texto da ameaça, só pra se divertirem.

Eu dou a maior força. É hora dessas empresas entenderem que OPINIÃO é algo que deve ser respeitado, não temido.

E de resto, a foto é ridícula mesmo.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Ah sim, se você tiver Bitcoins sobrando, também estou aceitando!

 

Leia Também:

  • Achei ridicula a atitude dos donos do bar, que ao invés de tomarem a crítica como maneira de melhorar e crescer, ficaram de pirraça.

    Poderia ser uma maneira até de fazer uma boa propaganda: pq não chamar os caras do blog e servirem mega bem?

    Não sabe brincar, não desce pro play.

    Ana :)

    http://drinkseafins.blogspot.com/

  • "Cara, a cabeça ela é maior que a pelvis." kkkk Essa foi ótima. Não é que existe vida acefelada até no alto escalão corporativo? Que sirva mais uma vez de exemplo para as fauna nacionais. Consertar é melhor que enfrentar.

  • Concordo e muito! Cardoso fechou com chave de ouro:

    "É hora dessas empresas entenderem que OPINIÃO é algo que deve ser respeitado, não temido."

    Não precisa dizer mais nada!

  • Agora vão boicotar a Ralph Lauren também, ou aquele bafafá todo foi só com o boteco São Bento, que não é chique nem descolado?

  • Parece uma tendência mesmo! Ao invés de corrigirem suas falhas tentam calar uma opinão na justiça. Vamos continuar opinando sem medo!

  • naná

    Boing – Boing está certo, a cabeça dela é maior que o quadril. E outra coisa, a calça é medonha, até a Cea sabe fazer uma calça de quadrilha, melhor que a Ralph Lauren – uma grife que só fez sucesso nos anos 90 por causa da Rachel de friends.