Dona Marta e a favelização das mídias sociais

Compartilhe este artigo!

Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Só esqueceram de falar isso pros raios que caem no blog mais zicado das redondezas, o Twitter Brasil. Dois anos atrás foram sumariamente tirados do ar quando uma liminar da Justiça invadiu com truculência característica seu provedor, que não pensou duas vezes em puxar a tomada.

A Ordem Judicial era fruto de um processo envolvendo um perfil no SITE Twitter, alguém havia criado um perfil maligno, outro alguém de ofendeu, o blá-blá-blá de sempre. A Justiça, que não só é cega como é MUITO cega, não entendeu que havia uma LEGEIRA diferença entre o serviço Twitter e o BLOG Twitter Brasil.

Agora, aconteceu de novo. A candidata Marta Suplicy, sentindo-se ofendida com a existência dos perfis realmsuplicy e MartaxaSuplicy entrou com um processo no TRE de SP para removê-los do Twitter. A Mãe do Supla pegou pesado, armada de um (insira aqui o coletivo de advogados) composto de SETE advogadas carcou bonito. Esse Twitter vai ver só!

Só que o ataque de Precisão Cirúrgica não contou com um pequeno detalhe: Entre sua renomada equipe de SETE advogadas aparentemente não há nenhuma grande especialista em Direito Eletrônico, Internet e Mídias Sociais, pois NINGUÉM percebeu que o SITE, o SERVIÇO Twitter, listado no despacho assim:

Cite-se o provedor: http://twitter.com/realmsuplicy, http://twitter.com/MartaxaSuplicy.

Não tem PORRA NENHUMA a ver com o Twitter Brasil, o blog. Sequer a URL: http://www.twitterbrasil.org. E nem vamos levar em conta os disclaimers onde avisam que não são afiliados ao Twitter.

Na verdade não é preciso que as SETE advogadas saibam dessa complexa e arcana informação. As coisas que crescem no meu umbigo sabem. Qualquer adolescente retartado que escreve “me polpe” sabe. Até quem não percebeu que eu escrevi “retardado” errado sabe.

Acha que é ruim? Piora. As Interwebs já estão se revoltando com a atitude da candidata, que gerou aporrinhação, despesa e cabelos brancos pro pessoal do Twitter Brasil. Por mais que faça sentido uma sexóloga resolver problemas no pau, no Twitter é muito mais simples um bom e velho Report as Spam.

Se ao invés dos velhos cabos eleitoreiros e cupinchas empurradores de santinhos, os candidatos tivessem REAIS PROFISSIONAIS DE MÍDIAS SOCIAIS os assessorando, sairiam por cima em situações assim. Alguns contatos com figuras-chave do Twitter simpáticas à candidata (ou mesmo neutras) e uma campanha “report as spam” resolveria o problema. Havendo PROFISSIONAIS dos dois lados, poderia até surgir uma campanha ecumênica contra perfis falsos, todos seriam vistos como “nossa que legais”.

Mas não. Marta se queimou. Processou um blog legal.

Entrou com um processo em JULHO. Por causa da conta MartaxaSuplicy, que não existe mais, e da conta realmsuplicy, que tem 286 followers e não posta NADA desde o dia 28 de JANEIRO.

Meus parabéns, Dona Marta. Se a eleição fosse decidida por lavar roupa suja a senhora já estaria eleita.



Compartilhe este artigo!