Quando a Inclusão Digital vira Culto da Carga

Embora seja mais antigo que isso, o fenômeno do Culto da Carga se popularizou com o fim da Segunda Guerra Mundial. Basicamente tribos isoladas no Pacífico passaram a observar estranhos pássaros de metal nos céus. Esses pássaros constantemente despejavam de suas barrigas presentes na forma de comida, roupas, ferramentas e objetos de uso misterioso. A conclusão lógica seguia a 3a Lei de Clarke: Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de mágica. Portanto, Deuses.

Os nativos passaram a adorar os aviões e seus presentes, criaram toda uma mitologia e os representavam com tótens e pinturas. Havia um uso prático da tecnologia mas nenhum entendimento de seu funcionamento.

Vendo os números apregoados pelos fãs da Inclusão Digital percebo que estamos indo pelo mesmo caminho. Temos milhões de usuários de celular, mas e daí? Há boa possibilidade de todos os eleitores do Tiririca estarem digitalmente inclusos. A inclusão digital é uma ilusão, é uma mentira, assim como o bolo.

As pessoas comuns não sabem como funciona a Internet. Não sabem nem como funciona a televisão. Não sabem nem como funciona Geometria, vide o caso do consumidor que entrou na Justiça pois sua TV widescreen vinha com um defeito de fabricação: Barras pretas laterais quando passava programas de TV convencional. Isso é básico, uma imagem quadrada não cabe em um espaço retangular sem sobrar na largura OU cortar pedaços na altura. Mesmo assim o sujeito GANHOU a ação. (tá no Google)

Eu acho o máximo todo mundo ter acesso à tecnologia, mas não tenho a ilusão de que isso cria uma sociedade igualitária bondosa Solidarność somos todos poloneses.

USAR uma tecnologia te coloca acima de quem não a utiliza mas se você não a entende, fica à mercê de quem detém o verdadeiro Poder, o Conhecimento de como ela funciona. Ao distribuiu essa Disneylândia de conteúdo diluímos o conhecimento, o neo-incluso se deslumbra com as possibilidades e corre pela praia como uma criança costeando as ondas, preocupada demais em ver até onde a praia vai e ignorando qualquer possibilidade de um mergulho mais profundo.

Não é preciso ir muito longe, um mínimo de conhecimento do funcionamento do jogo fez com que a Tessália realizasse o sonho de milhões de brasileiros, participar do Big Brother. Ela angariou 6,6 milhões de votos a favor em sua eliminação. Com 100 mil elege-se um Deputado Federal em SP. O Tiririca que é recordista, teve 1,3 milhões de votos. Imagine uma mente inteligente e maligna por trás, e poderia ser o início de um plano sinistro de Dominação, partindo de um singelo script que a esmagadora maioria das pessoas não sabia da existência.

Note que não estou defendendo a existência de um grupo de Illuminati concentrando o Conhecimento do Mundo, pelo contrário. O conhecimento está aí para quem quiser, o problema é que ninguém quer. Tenho um tutorial sobre Bit Torrent onde explico em detalhes o fascinante funcionamento do protocolo, é algo bonito mesmo. A maior parte das relamações que recebo é de gente dizendo que é longo, cheio de blablabla e que só querem aprender como usar o programa pra baixar Naruto.

No clássico A Máquina do Tempo H.G. Wells mostrou um mundo dividido entre pacatos e sábios Elóis e animalescos Morlocks, no ano 802.701 DC. Se o mundo continuar do jeito que está, chegaremos nesse futuro bem antes, com a diferença que os Morlocks assistirão jogo do Corinthians em seus celulares MPX com TV Digital, achando realmente que fazem parte do Mundo Moderno.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Só pra dizer que o tutorial sobre torrents é bonito mesmo, até hoje mando pra quem me pergunta como funciona "esse negócio de torrent". ;)

  • Lucas Jim

    "Ah, não sabemos como funciona, mas sabemos como usar". Nem sempre. O primeiro passo para abrir o leque de possibilidades de uma ferramenta é entender claramente o seu uso. E quem faz sucesso com qualquer produto tecnológico sabe bem disso.

    Texto perfeito.

  • Pessoas que usam a tecnologia como sendo magia, sem (querer) entender seus principios de funcionamento são uma triste realidade. não que todos devamos ser geeks, mas ao menos deveríamos ter um nível de compreensão basico de como as coisas funcionam.

    Me lembrei do caso de "um sujeito" que me ligou pra reclamar que não tava conseguindo acessar a internet (WiFi) da casa dele estando em São Paulo (Serio, o cara achou que o WiFi dele era igual celular e funcionaria em todos os lugares)

  • Não há bolo. Isso é um fato. Não haverá recompensa no Brasil enquanto haver esse "voto de protesto", que se provou a maior burrice cometida em tempos em nosso país. Sinceramente, me sinto feliz por não ser paulista numa hora dessas, mas como capixaba fico triste de ver que Magno Malta foi reeleito e ficará mais 8 anos fazendo a única coisa que sabe: perseguir pedófilos. Não que eu ache errado, pedófilo tem mais é que se fuder mesmo, mas até onde eu sei as vítimas não recebem nenhum tipo de tratamento ou ajuda após a prisão de seu algoz. Também não vejo projetos do senador para aumentar os investimentos em solo espirito santense.

    Esse voto de protesto vai cair amargo na boca desse pessoal .. ao menos num mundo ideal seria isso. Mas como muitas vezes ocorre, ninguém vai se lembrar que elegeram o Tiririca, ou qualquer outro político que não faz sério seu trabalho. Tudo bem que muita coisa não vai pra frente no Brasil por conta de tanta burocracia, mas se continuar assim, prevejo um futuro sombrio para todos nós.

    É como dormir depois de assistir um filme de terror. A diferença é que não será um pesadelo e não podemos acordar.

  • "O conhecimento está aí para quem quiser, o problema é que ninguém quer."

    Escorreu uma lágrima aqui.

    Talvez um de seus melhores posts de todos os tempos.

  • Mia

    Muito bom. Outro dia mesmo estava falando sobre isso. Pessoal comentando que com a internet a informação está aí para todos, e eu argumentava que a informação sempre esteve disponível, pra quem procura. De que adianta termos informação de sobra na internet sendo que os alienados de sempre só sabem entrar no orkut e ver imagens legendadas? (pq piadas escritas dão muito trabalho, claro)

  • Muito bom, Cardoso. Exatamente, a fartura de informação por si só não esclarece ninguém se não se tiver uma “bussola” que sirva para orientar nesse mar caótico de dados, a maioria, por sinal, irrelevante e descartável. Na falta de critério (e bom senso), a maioria separa as informações que lhe interessam por, digamos, pelo atraente e não conteúdo, e, as vezes, nem mesmo pelo mais útil! É interessante o que for mais bonito (leia-se o que está na moda).

    Analisar informação que se consome ocupa um tempo que a maioria não está disposta a ga star, e no nosso mundinho descartável, se preocupar com isso parece ser até um contra-senso, afinal, a verdade do mundo é o que está em voga agora, pronto para ser descartado amanhã, o resto é bobagem. Pensar (pensar criticamente, que é uma forma especifica de atividade intelectual), como quase todas as faculdades humanas, é algo que deve ser aprendido e exercitado, não é algo que se manifeste espontaneamente em todos nós (salvo, alguns felizardos).

    .

    Mais acesso a informação não “ilumina”, necessariamente, as mentes “ignorantes”, mas, não raro, as confunde; e, em vez, da libertação da humanidade pelo conhecimento, lançamos os alicerces do reino da estupidez voluntária.

    • Gostei do seu comentário, Manoel.

      Principalmente da última frase.

      Concordo com tudo.

  • Daqui 4 anos o concorrente da Dilma será Sílvio Santos, aí eu quero ver!

    • Olha se for pelo menos o Silvio, que é um emprendedor, eu ficaria feliz.

      • Depois do que aconteceu com o PanAmericano e com o Baú da Felicidade, você continua pensando a mesma coisa?

  • Inclusão digital é uma ilusão. Bem colocado. Ponto final.

  • Mateus

    Bravo! Ótimo post.

  • Pingback: Tweets that mention Quando a Inclusão Digital vira Culto da Carga -- Topsy.com()

  • Campos

    Semana passada vivenciei essa ignorância. Fiz um site para uma empresa média aqui na cidade e o dono da mesma começou a questionar o meu serviço porque o site recém criado não aparecia nas pesquisas do Google.

    Tive que redigir um texto explicando o básico do funcionamento do buscador e o link para mais informações.

    Esse tipo de ignorância não é prejudicial só para o ignorante, mas também quem indiretamente participa dela (questionar a qualidade do serviço, no exemplo citado).

    • se tivesse feito no blogger, em minutos estaria no google. hehehe. </ironia

  • Cardoso,eu acho que podem até existir aqueles que não sabem fazer um uso produtivo das tecnologias ou mesmo procurar entendê-las. Também concordo que estes não são poucos. No entanto, eu acho proporcionar a todos a oportunidade de fazê-lo caso desejem é algo que vale a pena. Eu acho que pode ser que a inclusão digital não dizime os morlocks, mas talvez possibilite que alguns deles se tornem elóis.

  • "O conhecimento está aí para quem quiser, o problema é que ninguém quer."

    Triste verdade.

  • marcelo valen&ccedil

    Isso é em todas as áreas…vc nao ve uma biblioteca cheia…mas lan house com um monte de salsa jogando CS vc encontra facil…todos querem pagar de Geeks mas nem sequer sabe o que é HD….conheço uma pessoa por exemplo que nem sabe ler as mensagens no celular (é sério, ela pede pra outras pessoas verificarem pra ela!) e comprou um notebook!!!! super moderno e tals! pra que!!! assim caminha a humanidade

  • Rodrigo

    Cardoso, se não for muito incômodo, poderias me mandar esse tutorial de BitTorrent?

    Abraço

  • Limao

    Nem oito nem oitenta não é amigo.

    Vc não precisa ser eng. mecânico para dirigir um carro e pode muito bem usar a internet sem saber que foi criado pelo exercito americano.

    Sempre que leio seus textos percebo uma banalização das pessoas ou situações, é sempre "tem EU e tem o outros".

    Qual o problema de apenas usar o Bit torrent apenas para baixar Naruto,

    " As pessoas comuns não sabem como funciona a Internet.",verdade, apenas os DEUSES sabem.

    Reconheço que á pessoas que querem saber o básico, outras se aprofundam mais (meu caso) e outras nerds o bastante para saber a fundo como funciona o protocolo Bit torrent. Que aposto não te trouxe nada de útil, já que não usou a informação para nada pratico, apenas passar para os amigos.

    O amigo ai em cima desdem do DONO da empresa porque não sabe o funcionamento do Google, no caso o "ignorante" é o dono de uma empresa que tem dezenas ou centenas de funcionário e o "culto" é o empregado que sabe como funciona o Google.

    O conhecimento é inerente a cada um, a sua vida e sua necessidades, qual a utilidade de uma agricultor saber como funciona o bit Torrent? Qual a utilidade a um grande empresario de saber como funciona o Google?

    E não acho isso um fenômeno recente, a humanidade sempre foi assim e sempre sera, a os que constroem os aviões, os que usam os aviões e os chatos de galocha que acham que se vc não sabe o funcionamento de um avião vai ser tornar um "Morlocks" num futuro próximo.

  • Concordo plenamente com o artigo e também com um dos comentários acima, O conhecimento esta ai na internet gratuitamente para quem quiser, o problema é que existe muita gente acomodada e não vai atrás.

    Muita gente se faz de coitado, fala que a outra pessoa tem sorte de estar onde esta, entretanto ela não faz nada para tentar chegar onde a outra esta. Um dos modos é estudar e o conteúdo esta ai na internet para todos.

  • Cavedoon

    Texto perfeito.

    A realidade como ela é. É indignante como as pessoas se contentam em simplesmente com pouca coisa.

    No caso da inclusão digital, hoje mesmo. Fui atender um chamado de um usuário que estava com problema no computador que "não funcionava". O problema que ele tinha, que o IE estava abrindo na pagina do MSN e não na do Google, e se não fosse na do Google, ela não trabalhava.

    Qual a solução? Seleção de quem sabe escrever ou não?

  • Rodrigo

    Beleza de texto, hein, parabéns.

    Mas, como dizia minha finada avó, se, entre cem pessoas, só você achar que bolas são redondas, e o resto disser que não, que elas são quadradas, então o errado será você.

    • Eu já acho que: "Se todo mundo for convencido a chamar uma galinha de pomba, para esta socieadade será uma pomba. Infelizmente ela não voará, mas esta sociedade pode inventar alguma coisa para justificar isso também.".

      Para mim a verdade sempre dá menos trabalho, pois cedo ou tarde os conceitos errados ( ou a plena falta de conceitos ) irão lhe provar o quão ridiculamente iludido você está.

      Não dá para dizer que há inclusão digital porquê pessoas perdem tempo no orkut comprovando que só sabem falar a língua portuguesa (e olhe lá, se é que sabem) e não sabem escrevê-la. O pior é ouvir: "na internet é assim que escreve", como se fosse um outro país com dialeto próprio, e não desculpa para seuir ignorante da escrita da única língua oficial de seu país.

      E ainda dizem que repetência era ruim para nossas crianças, ser analfabeto que é bom.

      • Cada ano que passa, a cultura geral diminui, a despeito do torrente de informação disponível em internet.

        As pessoas não lêem livros, as pessoas vêem novelas da globo.

        As pessoas acham que vendo globo reporter adquirirão cultura.

        Isso é bom para os governos.

        Quanto mais burro o povo, mais fácil a dominação.

  • Danilo

    Seus artigos são deliciosamente irritantes. Os memes traduzidos do original gringuês ficam como easter eggs para quem não se contenta em navegar (argh!) na Internet tupiniquim.

  • Simplesmente tiro o chapéu. Odeio gente que usa tecnologia achando que é uma caixa mágica. Como pode você usar algo e nem se interessar no funcionamento? Nem mínimo conceito do funcionamento te interessa? Gritar uga-buga e colocar bombril na antena? Morra demente.

  • Emerson

    Jamais imaginaria que o Cardoso… Portal… que nerd =D

    De qualquer modo, tem gente que mal percebe que o bolo é só um engodo.

  • Só em um pais como o nosso mesmo para acontecer coisa desse tipo, um palhaço analfabeto ser eleito o maior puxador de votos da eleição e quase o segundo maior da historia do Brasil.

    Vergonha. De nada adianta saber onde esta a tecnologia e apertar meia duzia de teclas se não fazem uso descente dela.

  • Kenji Assai

    http://www.youtube.com/watch?v=CI5NKP1y6Ng

    sempre há a esperança de que esse emburrecimento seja uma fase da humanidade (Brasil e seus posers, melhor dito), e que as pessoas abram os olhos para ver que podem evoluir…

    ah, the cake is a lie anyway…

    • Se ele estivesse vivo e desse uma passeada pelas redes sociais e pelas áreas de comentários de portais de notícias, daria uma de sociólogo de Sorbonne e diria: Esqueçam o que eu disse.

  • Bravo Bravo tudo o que eu acho e penso você conseguiu exprimir num texto claro e simples

    parabens. excelente Artigo.

    eu adoraria ver o seu artigo explicando o protocolo do progrma de torrents vou procurar

    Até mais.

  • Mas hoje temos um grande problema. Se tinhamos pouca informação no passado hoje temos em abundância. Não que seja ruim, mas que em vez de perder tempo procurando, perdemos tempo filtrando o conteúdo. Ou então nos entregamos a conteúdo ruim…mas fácil.

  • Lexico

    Os Eloi vão ver novela da Globo em seus iTudo e tuitar que estão "na praia", "na balada", enquanto os morlocks ralam no suporte e vão ter q saber muito sobre os sistemas operacionais, protocolos e tecnologias em geral (alguns aprenderão a trabalhar e estudar em horas ingratas p/ q isso aconteça). Isso pq no livro os Eloi, apesar de ter a infra por conta do trabalho dos Morlocks, eram fisica e intelectualmente inferiores a estes, servindo como gado…

  • Lexico

    Por causa desse tópico, encontrei uma colocação de Neal Stephenson, que diz que "os Morlocks são minoria, e eles estão comandando o show, porque eles entendem como tudo funciona. Os Eloi, muito mais numerosos, aprendem tudo o que sabem por serem mergulhados, desde o nascimento, na mídia eletrônica dirigida e controlada pelos Morlocks leitores de livro. Muitas pessoas ignorantes poderiam ser perigosas se fossem apontadas a direção errada, e por isso temos desenvolvido uma cultura popular que é quase inacreditávelmente infecciosa e que neutraliza toda pessoa que é contaminada por ela, tornando-os relutantes para fazer julgamentos e incapazes de se posicionarem."

  • Ivan Nekandro

    Qual é o link para teu tutorial sobre bit torrent Cardoso?

  • Pensamento elitista de quem adora dizer "maldita inclusão digital". Quem decide qual o uso certo e errado de uma nova tecnologia?

    • É, somos uns malditos elitistas reacionários.

  • É aquela famosa frase: De que adianta a informação se você não sabe como usá-la?

    Massificar o acesso a rede sem dar meios para as pessoas saberem como usufruir desse benefício não adianta nada.

  • O que transformou as pessoas em ignorantes foi simplesmente a midia. Pessoas perdem tempo vendo malhação, novela da globo, vendo pessoas morrer no jornal e ainda chamar isso de informações uteis.

    • Como sempre, a culpa é da Rede Globo. A culpa é da imprensa-golpista-burguesa-conservadora-reacionária-autoritária-malvada-feia-chata-boba-elitista-racista-branca-de-olhos-azuis.

  • gostaria de ganhar um presente de natal da bom bril nunca ganhei nada tenho uma tarefa imensa mas faco com carinho pra mim e minha familia nao precisa ser nada caro ah incluindo meus pais que sao bem velhinhos alguma coisa siguinificativa ficaremos muito feliz meus moram comigo e sao muito doentes a gente nao tem como sai rpra passear conhecer lugares diferentes tudo em nossa volta e dirigidos a eles nao os deixo sozinhos nunca sao minha vida tenho 38 anos e ainda espero papai noel com sonhos diferentes logiconao sou mais crianca mas adoraria me sentir como uma brigadu

  • O correto não é inclusão digital. É inclusão tecnológica.

    Inclusão digital é exame de próstata.

  • O correto não é inclusão digital. É inclusão tecnológica.

    Inclusão digital é exame de próstata.