A Tessália do Bem e as celebridades instantâneas

Compartilhe este artigo!

Os talks shows noturnos nos EUA são um mercado disputadíssimo, motivo da briga generalizada dos últimos meses, com Conan O’Brien batendo de frente com a NBC e com Jay Leno, pois esta queria mover Leno para o horário de Conan, deixando o Tonight Show para depois de Meia-Noite, garantia que ninguém iria assistir. No final a NBC meio que venceu, O’Brien saiu com um pacote de US$45 milhões, em troca de não fazer nenhum programa de TV até Setembro.

Com isso o sujeito que era mega-popular ficou com tempo livre. E onde vão parar as pessoas que são ou foram muito populares, com tempo livre?

Exato, o Twitter.

Em alguns dias ele angariou mais de 700 mil leitores. Tendo tuitado até agora 33 mensagens. Não é um Mano Menezes mas é alguém a se respeitar. Agora, a parte divertida: No dia 5 de Março, entediado ele avisou:

“Decidi seguir alguém aleatoriamente. Sarah Killen, sua vida está prestes a mudar”

Muitos veriam isso como arrogância, mas o cara é puta velha de TV, sabe o poder que tem seu nome. E foi só isso. Não transformou a mulher em estrela, não fez entrevista, nada. Apenas clicou “Follow” sentou e ficou olhando.

Como primeira e única pessoa seguida pelo Conan O’Brien, o Twitter de Sarah passou de 3 seguidores dia 5 de Março para 28.327, hoje. Uma menina de 19 anos absolutamente comum, em três dias estava dando entrevistas para a MTV, jornais, rádios, ABC, NBC, programas matinais da CNN e até o filé. Sim, por ter sido seguida no Twitter por um apresentador de talk show desempregado ela foi no programa do Larry fucking King!

Ela e seu noivo se tornaram alvo de parentes interesseiros, chatos querendo aproximação com Conan O’Brien (coisa que ELA não tem) mas também estão tendo o lado bom. Ela ganhou um iMac de um admirador, um estilista doou um vestido pro (já próximo) casamento de Sarah e até gente oferecendo para suprir os vinhos da festa já apareceu.

A Fama de Sarah está durando mais do que o normal por sua postura pé-no-chão. Ela entendeu que não é estrela, e a primeira coisa que fez quando viu milhares de seguidores foi postar mensagens pedindo doações para uma corrida em prol de pesquisas contra câncer de mama, da qual ela sempre participa.

Já surgiu, claro, o tradicional grupo de trolls, há gente chamando Sarah de aproveitadora, outros dizem que ela está cheia de estrelismo, mas o foco aqui é que ela não fez NADA para ficar famosa, e sabe disso. O que Conan O’Brien fez foi um experimento social sensacional, mostrando o quanto a mídia pode ser manipulada. Com uma mensagem de menos de 140 caracteres ele mobilizou todo um segmento que se mostrou incapaz de entender que não havia PAUTA NENHUMA.

Conan brincou de Discovery e mostrou a gênese das celebridades instantâneas dos tempos modernos. São fruto da agilidade (uns dizem impaciência) do público em consumir infomação (consumir, não entender ou absorver), da necessidade de gerar pautas 24/7 que transformou a mídia mundial numa sucursal do site EGO e da falta de discernimento do próprio público, que assume a lógica circular Tostines: “Por quê fulana está na TV? Porque é famosa. Por quê é famosa? Porque aparece na TV”.

Nós, público adoramos essas celebridades descartáveis, nem é culpa da Internet. a TV nos deu e nós adotamos o Beijoqueiro, Tom do Cajueiro e tantos outros. Celebridades instantâneas com prazo de validade sempre existiram, mas assim como padres pedófilos e bizarrices japonesas, era questão de facilidade de exposição.


Mesmo a Tessália, com suas artimanhas marmotagens e scripts que a alçaram ao estrelato no Twitter vive essa retroalimentação. Mais de um usuário já falou “OK, ela usou scripts mas hoje ela é famosa”. Não em uma alusão maquiavélica sobre fins justificarem meios, mas dizendo que como ela é famosa, a fama a justifica. Eu não concordo, e quando criar um Universo ele não funcionará assim.

O meio mais fácil de ficar famoso é convencer todo mundo que você é famoso. Acho que é por isso que os trolls odeiam e levam a sério quando digo que sou o Rei do Twtter. Eles sabem que se gente o suficiente acreditar nisso, se torna verdade. Funcionou até com Jesus.

Ele não convenceu a todos que era supermodelo e não acabou comendo a Madonna?

O caso mais caricato é o tal Lucas Celebridade, uma creatura do Piauí cujo objetivo na vida é ser famoso. Não interessa muito como, não tem nenhum talento em especial, nunca fez nada digno de nota. Mas não importa. Em sua visão distorcida (ou não) a fama é o destino a alcançar. Fama pela Fama, a melhor de todas, assim você não precisa fazer nada além de “ser famoso”.

 


Quando vi o “blog”do sujeito pela primeira vez ri horrores, imaginei que era fugitivo do magnífico e bizarro Blog da PGA, mas os chega-pra-lá que imaginei ver o cidadão tomando não ocorreram. O ridículo é bem-vindo, na bizarrice diária da Internet. EU passei a ser alvo de críticas (você tem inveja do sucesso dele) enquanto o Lucas Celebridade era acolhido como um primo distante, um visitante estrangeiro com hábitos peculiares, tudo menos o portador de um discurso vazio, ausente de proposta e
pregador de uma vida superficial e sem propósitos concretos.

Mesmo assim eu não o culpo por todos os Males que afligem a Humanidade (essa é a Tessália. Ou Pandora? Sempre confundo). Lucas está fazendo uso de um estratagema e perpetuando um ideal de sucesso que é martelado pela mídia E ansiado pelas pessoas. Quando digo que prefiro minha parte em dinheiro, parafraseando Nizan Guanaes, vejo que ofendo muita gente. Renegar a fama por menor que ela seja é pecado no Brasil.

O mais engraçado MESMO foi ver gente que diariamente reclama da má-qualidade da TV brasileira, gente que reclama da “mídia” empurrando “lixo” goela abaixo das pessoas, gente que ataca a Tessália apontando sua ausência de conteúdo, talento e valores detectáveis de gordura corporal fazer campanha em Twitter e blogs para colocar o Lucas Celebridade no BBB, Jô, MTV e tudo que é programa de TV.

Portanto, meus caros, fica a dica: Cada povo tem a televisão que merece, e quando a Elite Intelectual e Econômica do país quer
Lucas Celebridade na TV, fica difícil exigir que a Globo vire a BBC.



Compartilhe este artigo!