Morte às Janelas

Nota: Este artigo não é de forma alguma um ataque a Bill Gates e sua Obra.

Vou contar um segredo: Sou dispersivo. Não, você não está entendendo. Eu sou MUITO dispersivo. Como todo geek tenho a ilusão de que consigo fazer cinco coisas ao mesmo tempo, e quem faz cinco faz dez, ao menos é o que me iludo acreditar ser capaz.

Na prática isso quer dizer que eu mal consigo fazer UMA coisa, pois a Internet é a máquina de fazer doido perfeita para os dispersivos, e ao invés de cumprir minhas obrigações acabo achando mais e mais coisas legais que podem ter alguma conexão tênue com “minhas obrigações”, o resultado é uma pilha enorme de coisas legais sobre as quais escrever.

Pilha essa que só cresce, pois quando começo um texto logo um ALT+TAB me leva para uma olhadinha no GReader, no email, no Reddit…

Existem muitas ferramentas de organização que prometem dar fim nessa bagunça pessoal, há metodologias Get Things Done, o tal do Queijo Mexido, Seicho-no-iê, cientologia, sei lá. Nenhuma dessas funciona comigo.

Há editores de texto em tela cheia que prometem banir as distrações. A idéia é que se você só vê seu texto em uma interface minimalista, não fica tentado a “dar uma olhada” em outra janela e se distrair.

Descobri que o ALT+TAB é mais forte.

A situação estava ficando periclitante, até que fui salvo por uma fruta. (pegou mal, eu sei) O iPad está sendo a ferramenta ideal para gente dispersiva como eu.

Explico: Os haters gostam de dizer que o iPad é um lixo, monotarefa, mimimi. Não é. Eu sei que antes de seu lançamento um bando de gente que nunca mexeu num iPod Touch deduziu que por não ter multitarefa o iPad sequer conseguiria tocar uma música em background enquanto você trabalha.

Como a Realidade não liga para haters e imbecis do gênero, ficou claro que dava sim pro iPad fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Com a última atualização ele faz várias, dá para pular de aplicação para aplicação sem ter que reabrir cada uma, e não perdemos mais dados também.

“Ah, mas aí é um notebook normal”

NÃO, NÃO! Esse é o segredo: Embora o iPad seja multitarefa, ele é projetado para você só fazer UMA coisa de cada vez. Com um simples comando dá pra desligar todas as notificações, assim programas chatos não interrompem. A aplicação sendo executada em primeiro plano ocupa TODA a tela e não há barras de status (ouviu, Android?) piscando para distrair o usuário.

Embora instintivamente eu saiba que toda a distração está lá me esperando, a SENSAÇÃO é de que eu fechei o editor de textos para ir fazer outras coisas. O fiapo de responsabilidade pessoal que ainda tenho me deixa culpado ao fazer isso. Não é “uma espiadinha”, não é uma arrastada de janela discreta. Eu ESTOU trocando de aplicação. isso é feio.

O resultado é que já escrevi vários textos hoje praticamente sem distração. Um deles demandou bastante pesquisa em vários sites, a multitarefa que os haters odeiam funcionou direitinho e a sensação de “culpa” também apareceu no Safari do iPad, navegar para outras páginas não é tão indolor quanto em um ambiente desktop, essa micro-dificuldade foi suficiente para não despertar desejo de peruar por aí.

Estou BEM esperançoso de ter achado a plataforma ideal para mim. Junto com o maravilhoso teclado que comprei o iPad está sendo tudo que sempre sonhei em ter em um netbook e nunca fui atendido. E nem falei dos joguinhos….

Quem sabe assim meu maldito livro novo não sai? Enrolei durante um ano e nada. Agora vai!

Se bem que qualquer livro escrito no iPad provavelmente tem que pagar 20% dos royalties pro Steve Jobs.

Quer saber? Dinheiro bem pago!


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Humm… se eu tivesse olhado essa característica mais cedo, quem sabe já teria ido atrás de um iPad…

    Dispersivo não é meu nome do meio, é o primeiro, meh :(

  • hmmm… olhando por esse ponto, agora que me deu mais vontade de ter um brinquedo desses.

    Cardoso eu te odeio!!!!

    • @Skarabuz

      x2

  • A multitarefa é uma benção e um castigo ao mesmo tempo: me disperso com muita facilidade também… Creio que até o meio do ano que vem compro um iPad também!

  • Pô, também sou assim. Mas como não tenho grana pra um ipad, vou ter é que arrancar o tab fora!

  • Morri HAHAHAHAHHA. Não só os textos, as piadas tb! ;)

  • Isso é interessante. Mas se o navegador tiver abas acho que já arrebenta meu esquema.

    …E agora eu entendi o lance do "Queijo Mexido". Famoso "livro de que eu ouço falar mas nunca passou na cabeça de ler". =P

  • Pingback: Tweets that mention Morte às Janelas -- Topsy.com()

  • Pedro

    Cara eu sou extremamente distraido, qualquer cois ame chama atenção e eu paro na hora o que eu estou fazendo…

    Isso é completamente prejudicial para o desenvolvimento de um trabalho profissional (trabalho com processos judiciais que exigem atenção)…

    Mas, não acho que trocar desktop por notebook/netbook/tablet algum me ajudaria, o resolve é força de vontade, as vezes eu chego cedinho no escritório e penso hoje vou resolver tudo, e resolvo…

    Sei la, é como funcionar melhor na ultima hora, ou sob prressão de prazo e fatores externos…

  • Marco

    Tenho esta mesma sensação com o iPad, no meu caso para leitura.

    Nunca li tantos livros nem assisti tantos filmes como faço agora.

  • Diego Kober

    Só me deu mais vontade de comprar um iPad.

    Confessa, Cardoso, a Apple tá te pagando pra fazer esses posts, né?

  • E complicado quando estamos navegando qualquer coisa faz a gente perder o foco e muitas vezes é melhor fechar quase tudo para colocar a cabeça no lugar e até lembrar o que realmente iríamos fazer!!rsrs

  • Rickd

    Só nao compro um iPad pq o 2 ta vindo ai.

  • leonardo

    Cardoso, sabendo que voce é um grande conhecedor de internet e seu publico tem uma inteligencia acima da média, gostaria de saber se é crime, plágio ou coisa do tipo registrar dominios iguais aos já existentes só que com aterminação diferente, globo.com e globo.com.br . desde já obrigado

  • Olá, tudo bem?

    E sou Ricardo Rosa, sou responsável pela Produção online do Programa Avesso ( http://www.avesso.com.br ). Um programa onde você fica por dentro dos bastidores das ações de comunicação das principais marcas no Brasil.

    Fiz uma visita aqui no blog e queria dizer que o trabalho que vem desenvolvendo é ótimo e está de parabéns!!!

    Nós desenvolvemos parcerias com blogs de diversas áreas, como: comunicação, moda, design, sustentabilidade, esportes entre outros. Gostaríamos muito de ter você como parceiro do Programa Avesso.

    Se houver intresse, acesse o nosso site http://www.avesso.com.br , e assista aos nossos programas.

    Aguardo seu retorno!

    Um grande abraço.

    Ricardo Rosa
    ricardo@avessotv.com.br
    Tel. (11) 3578-0777
    ____________________
    http://www.avesso.com.br
    http://www.meadiciona.com.br/avessotv

  • Vc tem DDA?

    Minha solução foi uma máquina de escrever… Sem janelas, sem MSN, puro texto.

  • Se a Apple não está te pagando nada, deveria. Antes de ler este texto, o único motivo pelo qual eu cogitaria ter um iPad é que "é legal pra caramba". Não é motivo suficiente.

    Mas como eu tenho exatamente o mesmo problema de dispersão, achei simplesmente a solução perfeita!! E o melhor é que eu já vi que funciona. Tenho um iPod Touch e quando estou passando o tempo em algum aeroporto já não tenho a menor vontade de ficar trocando de aplicação, como sair do twitter para ir para o e-mail. Com o iPad então será a mesma coisa, com a diferença que ele não será apenas um passatempo como o iPod!

  • Você é um vendedor, eu nunca cogitei a idéia de ter um IPAD, mais depois de ler o seu artigo, mudei de opinião, não só eu mais muitos leitores é só ler os comentários.

    Na verdade quem deveria receber uma porcentagem pela alta na venda do IPAD é vc.

    Obrigada pela dica.

  • Talvez o uso mais centrado e a mobilidade oferecida por dispositivos como o iPad nos façam "dispersar" para coisas realmente mais salutares como ocupar outros cômodos das casa além daquele onde ficam nossas mesas de trabalho ou passar mais tempo perto das outras pessoas que moram conosco.

    Acho que estamos ancorados aos notebooks e desktops. Mas com um iPad, por exemplo, a dinâmica pode mudar e após aquele começo onde você fica deslumbrado, o que se segue é uma integração mais prática. Ainda não tenho um iPad, mas percebo isso observando pessoas que conheço e que compraram os seus.

    Vivo um exemplo quase similar. Tenho um iPod Touch e as vezes falo para alguma pessoas como o integrei a rotina da casa (ouvir músicas, consultar agenda, despertador, chat, telefone, álbum de fotos, lista de compras, etc) e as pessoas que nunca experimentaram esse tipo de uso se mostram incrédulas. Aí vejo que só tendo um para entender o que estamos querendo dizer.

  • Tri.

    Um dia terei grana sobrando para comprar um iPad. Até tenho uns pilas… mas pra investir em um iPad acho que vou esperar mais uns meses.

    Tbém sou dispersivo. :-(

  • Sou muito dispersivo também, mas o Google ultimamente anda me puxando para o lado Android da força…

  • Há tempos percebi que não consigo fazer mais de uma coisa de cada vez (mesmo querendo ter essa capacidade). Sequer consigo ouvir música enquanto digito um comentário. Como dizia minha santa mãezinha: 'dois sentidos não assam milho'. Me dou muito bem nas 'janelas', pois sempre fecho uma antes de abrir outra! ehehehe E nunca tenho mais que 5 abertas ao mesmo tempo.

    Para os dispersivos, meditação faz muito bem, pois é um treinamento para focar uma coisa apenas! Mas sem místicas. Você pode apenas concentrar a atenção na respiração, sem interferir, e pode fazer deitado na cama, que é muito mais confortável e agrada todo preguiçoso!

  • Edivaldo

    Cardoso, me diz uma coisa, vc faz seus posts diretamente na app do wordpress ou usa aplicativo de edicao de texto? se for qual?

    Obrigado

  • Excelente ponto de vista, Cardoso. Muita gente, realmente, se pergunta se vale a pena um investimento num iPad por justamente ele ter certas limitações que incluem a questão da "falta de threads" de usabilidade como as janelas. Mas, de fato, vivemos em uma era em que o alt tab é extremamente tentador e acabamos demorando muito mais tempo em uma atividade por nosso pool ser imenso. E pior, nosso escalonador é totalmente falho e não sabe o que se chama prioridade. Logo, vem um sintoma da era moderna que é a constante frustração por não ter feito determinada atividade. E ainda pior, não é só dentro de um pc, mas as vezes por culpa de uma tv, de um amigo no smartphone. Porém, de fato, ao passo que reduzimos esse tipo de impacto temos um maior foco e produtividade.

    Eu lendo seu texto acabei me questionando aqui.. MAS PORRA.. e o teclado? Usar touch é foda, cansa demais. Mas, eis que você falou de ter comprado um teclado, e minha ignorância em Mac não me permitia saber disso. Então, certamente, você tá com uma ferramenta super completa para edições de textos e leituras. Ontem mesmo eu fiquei bobo ao ver que meu cunhado ligava o iphone no som via bluetooth.. eu mesmo tendo um iphone e sendo de tecnologia, nunca tinha parado pra pensar nesse uso.. pois é.. o foda dos caras da apple é que eles pensam demais no usuário, mesmo mandando a opinião deles pra puta que pariu.

    ———

    Aproveitando a msg, peço que não aceite o comentário ou edite o que estiver abaixo..

    Há cerca de 1 ano atrás acho que dei algum RT em algo que voce não gostou.. não lembro o que era, mas com toda razão voce me deu um block, vi que vc voltou agora ao twitter e, se for possível, peço que remova o block. Nao sei se vc se lembra de mim, mas eu tava la no porto cai na rede, a gente bateu um papo por lá no caminho para a praia dos carneiros. Meu usuario é o heliobentzen é isso.. (por sinal agora estou atualizando meu reader e me deparei com seu texto, to na luta contra os alt tab aqui).. um feliz natal pra vc!

    • favor, editar ou remover acima =P

  • Cardoso, comprei o iPad e parti pra uma experiência: substituir, no trampo, o netbook pelo iPad + teclado bluetooth e isso já faz 3 semanas. O teclado é emprestado, mas exatamente igual ao que vc está usando. Deu muito certo.

    Fiquei impressionado com vários fatores (pretendo descrever toda a experiência em breve, qnd completar 1 mês), e um deles foi justamente essa questão da dispersão x atenção. É incrível como realmente se faz uma coisa de cada vez no gadget, ainda que a multitarefa seja possível. Penso que é um ponto importante para a Apple se ela, ao invés de ceder à nossa nova "ergonomia cognitiva" toda condicionada a miltarefas, permanecer assim, como está, apenas aperfeiçoando detalhes importantes. Detalhes como, por exemplo, um melhor sistema de seleção/copia/cola; um Safari com algumas funções presentes no iLunaScape (já conhece?); a maldita integração com USB amigável… e outras coisas mais.

    Valeu pelo post. Bom saber que não estou pensando isso sozinho.

    Abs!

  • bodyslim sabun I provide the thoughts above as basic inspiration however clearly there are questions like the one you bring up where the most important thing will probably be know if finest practices have of these wonderful threads bodyslim sabun. In addition, the right travel plus medical insurance plan can often eradicate those fears that come with journeying abroad. A medical crisis can soon become very expensive and thats certain to quickly slam, http://bodyslim.tumblr.com – bodyslim sabun