Morte às Janelas

Compartilhe este artigo!

Nota: Este artigo não é de forma alguma um ataque a Bill Gates e sua Obra.

Vou contar um segredo: Sou dispersivo. Não, você não está entendendo. Eu sou MUITO dispersivo. Como todo geek tenho a ilusão de que consigo fazer cinco coisas ao mesmo tempo, e quem faz cinco faz dez, ao menos é o que me iludo acreditar ser capaz.

Na prática isso quer dizer que eu mal consigo fazer UMA coisa, pois a Internet é a máquina de fazer doido perfeita para os dispersivos, e ao invés de cumprir minhas obrigações acabo achando mais e mais coisas legais que podem ter alguma conexão tênue com “minhas obrigações”, o resultado é uma pilha enorme de coisas legais sobre as quais escrever.

Pilha essa que só cresce, pois quando começo um texto logo um ALT+TAB me leva para uma olhadinha no GReader, no email, no Reddit…

Existem muitas ferramentas de organização que prometem dar fim nessa bagunça pessoal, há metodologias Get Things Done, o tal do Queijo Mexido, Seicho-no-iê, cientologia, sei lá. Nenhuma dessas funciona comigo.

Há editores de texto em tela cheia que prometem banir as distrações. A idéia é que se você só vê seu texto em uma interface minimalista, não fica tentado a “dar uma olhada” em outra janela e se distrair.

Descobri que o ALT+TAB é mais forte.

A situação estava ficando periclitante, até que fui salvo por uma fruta. (pegou mal, eu sei) O iPad está sendo a ferramenta ideal para gente dispersiva como eu.

Explico: Os haters gostam de dizer que o iPad é um lixo, monotarefa, mimimi. Não é. Eu sei que antes de seu lançamento um bando de gente que nunca mexeu num iPod Touch deduziu que por não ter multitarefa o iPad sequer conseguiria tocar uma música em background enquanto você trabalha.

Como a Realidade não liga para haters e imbecis do gênero, ficou claro que dava sim pro iPad fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Com a última atualização ele faz várias, dá para pular de aplicação para aplicação sem ter que reabrir cada uma, e não perdemos mais dados também.

“Ah, mas aí é um notebook normal”

NÃO, NÃO! Esse é o segredo: Embora o iPad seja multitarefa, ele é projetado para você só fazer UMA coisa de cada vez. Com um simples comando dá pra desligar todas as notificações, assim programas chatos não interrompem. A aplicação sendo executada em primeiro plano ocupa TODA a tela e não há barras de status (ouviu, Android?) piscando para distrair o usuário.

Embora instintivamente eu saiba que toda a distração está lá me esperando, a SENSAÇÃO é de que eu fechei o editor de textos para ir fazer outras coisas. O fiapo de responsabilidade pessoal que ainda tenho me deixa culpado ao fazer isso. Não é “uma espiadinha”, não é uma arrastada de janela discreta. Eu ESTOU trocando de aplicação. isso é feio.

O resultado é que já escrevi vários textos hoje praticamente sem distração. Um deles demandou bastante pesquisa em vários sites, a multitarefa que os haters odeiam funcionou direitinho e a sensação de “culpa” também apareceu no Safari do iPad, navegar para outras páginas não é tão indolor quanto em um ambiente desktop, essa micro-dificuldade foi suficiente para não despertar desejo de peruar por aí.

Estou BEM esperançoso de ter achado a plataforma ideal para mim. Junto com o maravilhoso teclado que comprei o iPad está sendo tudo que sempre sonhei em ter em um netbook e nunca fui atendido. E nem falei dos joguinhos….

Quem sabe assim meu maldito livro novo não sai? Enrolei durante um ano e nada. Agora vai!

Se bem que qualquer livro escrito no iPad provavelmente tem que pagar 20% dos royalties pro Steve Jobs.

Quer saber? Dinheiro bem pago!



Compartilhe este artigo!