Aviso à TeleListas: Estelionato e Intimidação São Crimes

“Correio 28!”

Escuto a voz e vou atender, sabendo que há alguém na porta (afinal só não seria ninguém se fosse o padeiro). Estranho, afinal hoje é Sábado de Aleluia, carteiro feriado, 3 da tarde não é normal. Será um criminoso?

Era.

“Oi, eu estou distribuindo aqui a lista telefônica da TeleListas, é de graça, eu só peço uma ajudinha.”

Primeiro, TODO ANO, TODO MALDITO ANO é a mesma coisa, a distribuição “gratuita”vira esquema de extorsão, onde donas de casa são intimidadas por entregadores grandes e mal-encarados que EXIGEM dinheiro para cumprirem sua obrigação.

Segundo, estamos no Século XXI, uma lista telefônica de papel é um anacronismo que beira o patético, até as gravadoras já abandonaram o vinil.

Terceiro, gorjeta SEMPRE é opcional. Quando já vem imposta vira bagunça.

Quarto: personificar um funcionário federal, um carteiro, é CRIME. Vocë não pode sair por aí se anunciando como carteiro sem sê-lo. (sim, foi intencional)

“não, não tem não˜

˜Só um realzinho, olha, essa não é a lista da Oi que estamos distribuindo˜

“Não, não tem não.˜

˜Então devolve minha lista˜

Perfeitamente.

Entreguei de volta ao mal-encarado sujeito aquele resquício de tecnologia do Século XIX, e ele saiu pra extorquir outro morador.

Não foi o primeiro nem será o último. Os famigerados entregadores de lista telefônica são uma praga dos bairros, todo mundo sabe que se quiser a lista VAI ter que pagar, mesmo o produto sendo gratuito.

O anunciante otário que pagou caro para aparecer ali tem seu investimento lesado, pois a distribuição gratuita não o é.

Já do outro lado, eu fico imaginando: Isso acontece desde sempre. Será que a empresa não está sendo conivente? Não paga um salário simbólico, dando uma carta de corso pro entregador, “o que você conseguir faturar é seu”?

No alto nível gerencial não acredito, seria uma decisão BURRA, suicida a longo prazo. Já no chão de fábrica é TUDO que um supervisor “esperto” faria para esvaziar galpão e minimizar custo de mão de obra.

Nunca atribuo à Malicia o que pode ser explicado pela Estupidez, mas no caso dá pra culpar ambas.

Parabéns, Telelistas. Não é todo dia que uma empresa consegue causar um impressão tão ruim em menos de 15 segundos.

 

 


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Nunca ouvi falar de cobrança por lista telefônica. Aqui na minha cidade o maior perigo durante o período de entrega de listas é ter uma jogada na sua cabeça, já que os entregadores as saem lançando por cima das cercas e portões.

    • Nunca ouvi falar de cobrança por lista telefônica. [2]

      • neto

        Tambem nunca tive esse problema. a única coisa que pedem é a lista velha, que faz até sentido já que a telelista quer renovar os anuncios.

        acho que esse mal é da região.

  • É sempre assim.
    Pior é quando te obrigam a devolver a lista do ano anterior, que você nem sabe onde está por nunca tê-la aberto.

  • Pow aqui é sempre um manezinho magrinho que só da a lista telefônica, pergunta se vc tem a anterior, se diz q não, ele fala um ok, da a lista pede um visto numa lista de endereços e sai andando para a casa seguinte.

    É sempre bem tranquilo

  • soulglass

    Eu uso apenas as página amarelas, procurando uma pizzaria ou restaurante. E NUNCA dei um centavo para esses imbecis ineptos que nem emprego com carteira assinada tem.

    • Felipe

      ignorante! imbecil é você por fazer um comentario desse nivel! Os caras ralam o dia inteiro debaixo do sol e um imbecil falar uma coisa dessa.

      pelo comentario, você deve ser filhim de papai que prefere ficar com a cara no PC o dia inteiro ao inves de procurar um trabalho!!!!!

      assim como um gerente, um gari, um entregador, = são trabalhos dignos, honestos.

      Se você fala mal deles é porque é pior do que eles!

  • Ressuscitando o assunto da postagem anterior, tive uma ideia para fazer Cardoso voltar ao Twitter. Basta twittar a hashtag #voltacardoso.
    Não sei como ninguém pensou nisso antes, tão simples.

  • Cara, ainda bem que eles não possuem esse mau hábito. No entanto, eu confesso que não pagaria também.

  • Há muito, muito tempo não vejo ninguém distribuindo lista telefônica. Tb não faço questão, já que não a consulto, mesmo.

  • Aqui em Brasilinha 17, isso não acontece.

  • Eu não sinto falta de uma lista telefônica desde que comprei uma tartaruga de areia para escorar a porta do quarto.

  • Rafael Victor

    Onde moro, pelo menos no meu bairro, é o mesmo que acontece com o @Taylor. O detalhe é que mesmo que esteja tudo molhado, eles jogam. Ê BELEZA!

    • Rafael Victor

      Corrigindo: @Teilor O_O

  • Não é só aí no Brasil, aqui em Portugal é a mesma coisa. As listas são gratuitas, mas ele pedem sempre gorgeta, e muit gente acaba pagando.

  • Na minha cidade tb nunca vi isso acontecer. Há alguns dias um bateu por aqui, entregou normal, com bom dia e obrigado. Acho que vida de interior tem suas vantagens :P

  • Faz tempo que eu não uso lista, fiz um suporte de madeira pro monitor ficar um pouco mais alto e abandonei a lista.
    Ma sério nunca tive problemas com entregador de listas, é com já foi comentado aqui el entregava a do ano e perguntava se eu tinha a do ano anterior, as vezes ela estava a mão e era devolvida, as vezes já tinha ido pro lixo.
    Mas essas jogadas acontecem em todo o nivel da brasilidade, qdo vc registra um site e chega um boleto pra pagar de um empresa x relativo ao site, já vi empresas onde o boleto ia pro financeiro e eles pagarem e depois irem perguntar pro pessoal de TI e descobrirem o golpe. No comécio dos meus pais chegou um, meu irmão veio me perguntar que m***** era aquela se ele já não tinha pago o registro e a hospedagem o que estava sendo cobrado.
    As proprias empresas de lista mandam boletos onde se vc paga é como se vc estivesse concordando com o anúncio, eles tentam manter vivo um negócio que já fede há tempos.

  • Tem umas coisas aí no RJ que não dá pra acreditar.
    Aqui ninguém cobra nada, e se quiser cobrar, mando pegar de volta (mas usando palavras de baixo calão)

  • Primeira vez que vejo sobre isso.

    Nas casas que morei (diferentes cidades e diferentes bairros destas) nunca me cobraram nada para entregar a Telelista, no máximo um "ok' na lista de endereços.

    Acho que é um costume daí!

  • Aqui no RS (Porto Alegre) nunca vi isso. Sempre recebi as listas, assinei a planilha e pronto. Nunca me pediram "gorjeta". Aí no RJ não me surpreende. Em 1989, quando participei da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, veio um policial da 16ª para pedir uma "comissão". É claro que não dei. Contratei 3 empregados para me ajudar e aluguei um carro com motorista. Para quê ia querer pagar "proteção" a uma polícia que hoje sei que é corrupta? Vide "Tropa de choque" 1 e 2.
    VL&P

    • Opa!

      Digo exatamente o mesmo no RS (PoA e grande PoA), nunca tive que pagar, ela é sempre jogada no pátio sem nem eu ver que faz a entrega…

  • Robson

    nunca vi dessa de cobrarem pra entregar a telelista, aqui tem que ir na portaria pegar, e o porteiro nem anota nada, eu pedi duas pra ele, é um excelente suporte pra monitor.

  • so no brasil que se cobra esse serviço, e de graça em outros paises

  • Tem acontecido sempre!!

  • Olá, Carlos.

    Agradecemos a sua denúncia e gostaríamos de deixar bem claro que a distribuição de nossas listas é totalmente gratuita. É terminantemente proibida, e passível de punição, qualquer tentativa de cobrança pela entrega ou recolhimento de listas desatualizadas, bem como qualquer pedido de gorjeta ou afins.

    Nossa distribuição é terceirizada e supervisionada por funcionários da TeleListas.net. As equipes de distribuição são monitoradas e nosso controle de qualidade faz uma checagem por amostragem. Portanto, é muito importante que sejamos informados de tentativas como essa, para que possamos tomar as medidas cabíveis.

    Por favor, entre em contato com nosso SAC – através do sac@telelistas.net – informando os dados de sua localização, para que possamos identificar e punir os responsáveis.

    Aproveitamos também para divulgar outras modalidades de golpe que têm sido aplicadas em todo o Brasil. Temos uma página dedicada exclusivamente a esse assunto, informando como se proteger e como agir, caso alguém se torne vítima: http://ow.ly/4GzSO.

    Att,

    Equipe TeleListas.net

  • Diego

    Well… Parabéns pra TeleListas pelo menos por ter respondido na segunda um post feito no final de semana.
    Mas estranho essa cobrança ser tão disseminada no RJ se é feita sob certa supervisão.

  • Diego

    Bem… Nunca vi acontecer isso aqui em Florianópolis, nem em outras cidades onde morei aqui em Santa Catarina. Sempre recebi gratuitamente, sem extorsão, sem alguém pedindo a anterior, geralmente sequer vejo o entregador.

    Coisas do RJ, imagino.

  • bacana, eu tenho site e ja me relacionei com o pessoal do site telelistas, e sempre achei eles legais. Eles terem respondido aqui só veio a confirmar a boa imagem que tinha deles.
    E com o perdao da palavra: isso tinha que ser no Rio hem! haja vista que varias pessoas aqui disseram que em seus estados nao existe tal pratica.

  • cassio

    afinal quem quer uma merda de lista dessa?

    já ouviram fala em http://www.google.com.br

  • Pierre

    Nunca vi cobrarem por lista telefônica, nem pediram a do ano anterior.
    Se não me engano aqui nem precisa ninguém para receber, eles apenas deixam na caixa do correio.

  • paulo

    Bom, também vou dar meu parecer:
    Aqui e Florianópolis, como em todo Brasil, a TeleListas é entregue guatuitamente. Ocorre que a empresa contratada para fazer as entregas cobra da TeleListas e os Malfeitores à solta dá nisso! Estou defendendo, pq já trabalhei na Listel e na Tele Listas e essas coisas aconteciam e as empresas entregadoras, contratadas para ta fim, eram punidas. Já dou outro aviso: Existe uma empresa chamada Telelista sem o S no final. Caloteiraaaaaaaa! Fique de olho!

  • Mariana

    Provavelmente o entregador da lista deve também receber seu salário parcelado em 4 x ou mais, como acontece com os vendedores e funcionários da empresa. Triste. Mas esta é a realidade atual. Ex: Os funcionários da Tele listas Região Sul estão recebendo a ultima parcela do sálario de março agora nos primeiros dias de junho. Isso certamente fomenta toda e qualquer tentativa de ganho extra .

  • cristian

    cara quanto ignorância. amigo, primeiro, não é p entregador da "lista", istoque a lista da tyelelista é impressa e postada aos correios, pois a telelista ao tem uma área de entrega de listas, segundo, ignorância sua er um camarada extorquindo as pessoas e nao se manifestar nem chamar a polícia nem nada. terceiro vai ser burro assim, na casa do caralho cara, se algué, faz isso óbviamente não é alguém da mepresa. pois isso gera demissao por justa causa e tudo mais. quarto, te mata animal, num sabado de aleluia 3 d tarde e tu sozinho em casa? Eu hein?

  • William Sawann

    As empresas de LISTAS DE ANÚNCIOS se utilizam de expediente pior que esse: quando anunciei numa delas comneçaram a me ligar se dizendo interessados em contratar meus serviçlos, mas depois percebí pela cara assustada e constrangida das pessoas que os funcionários da LISTA DE NÚNCIOS pediam a amigos para me ligar, a fim de dar a impressão de que o anúncio era de fato lido por pessoas interessadas (justificando assim o valor pago).

  • felipe

    Acho interessante isso! Realmente a gorjeta é importante para o entregador! Mas se a pessoa pede a lista de volta porque não tem a gorjeta, ai vira EXTORÇÃO. E Extorção É CRIME!!!

    como vc disse: A gorjeta não é obrigatória! dar quem quiser.

    esses que obrigam a gorjeta, deve ser denunciados!

  • listeiro484

    Como a avareza deixar o tal do ser humano tão desumano. Aqui em São Paulo as caixinhas são pedidas desde a década de 40. Aqui existe a cultura da caixinha pois é o estado mais rico da federação assim como no RJ. Elas foram criadas pelos entregadores daquela época e perdura ate hoje pois se pagava como se paga até hoje muito pouco para os entregadores. E aqui tem serviço de monte. As menores tiragens são 150.000 listas chegando a 400.000 lista. Precisa de muita gente e paga-se mal. O recurso é a caixinha.
    Concordo plenamente que tomar a lista de volta se a pessoa não der nada é imoral mas mais imoral que isso é atacar os entregadores de modo geral tomando como base um apenas.
    Eu não sou grandão como disse um ai e sou bem educado e não tomo lista de quem não me dá gorgetas, apenas agradeço normalmente. Só não mostro os dentes é claro. Só não sou educado quando não são comigo. Ai o bicho pega. Chumbo trocado.
    Se quiserem saber mais vejam este blog: http://entregadelistatelefonica.wordpress.com/lis
    Ai tem tudinho bem explicado, em relação ao que pagam e ao que gastamos em São Paulo para fazer este serviço e antes de comentarem besteira em outras postagens pesquisem primeiro pois este blog já tem um tempo e internet não é só para usar o Facebook, ficar jogando ou entrar no MSN.
    Agora digo a quem é contra a caixinha e até ofende os entregadores, não este que toma de volta a lista mas aqueles que entregam mesmo sem a caixinha.
    Guarde bem seu dinheiro, abra uma poupança porque Deus sabe muito bem como funciona este serviço e sabe muito bem quem nos tratam bem ou mal, quem nos ajuda ou não.
    Um dia ela poderá cobrar de vocês. Ele e a natureza pois tem uma lei da física que diz que toda ação tem uma reação.

  • Murilo Pinheiro

    Esta e uma situação parecida com as dos guardadores de veículos. Você chega para estacionar em um local que é publico, porém, você sempre encontra aquela pessoa dizendo:”Estou olhando ai chefe!”. Até ai tudo bem, mas no momento em que você diz que não possui dinheiro naquele momento, você se torna a pessoa mas desagradável possível. Além daquele olhar, que diz:”.. Ei! O senhor não esta esquecendo de dar uma gorjeta?” Pois é! Algo que deveria ser gratuito, porém, se torna um meio de vida para aqueles que acham que são donos de espaços públicos.
    http://seusalaodefesta.com