Friends, japoneses ensandecidos e responsabilidade jornalística

Compartilhe este artigo!

The-Newsroom-M-Net2

Hoje as interwebs estão em êxtase por causa de uma notícia de um especial daquela série chata, Friends. As pessoas repassam as notícias de forma desenfreada, diversos sites, alguns até sérios republicam a matéria, mas somente o Judão fez o que qualquer um com um mínimo de responsabilidade deveria fazer: Foram verificar a notícia.

Neste post aqui o Borbs mostrou que bastariam 5 minutos de Google para acabar com o boato. A história toda se resume a replicação de matéria que saiu em UM site, no Starmedia ainda por cima. Tem todos os sinais de uma notícia falsa. Dizer que “NBC Confirma” e ser a única página a reportar a tal notícia é indicação quase certa de… mentira. NBC não confirma pra um só veículo, muito menos um canal de fofocas perdido na Starmedia.

O Borbs, demonstrando sagacidade jornalística digna de um Bernstein e de um Woodward usou toda sua capacidade investigativa, entrou no Twitter do Tyler Matthew Perry e cavou o mesmo boato sendo negado, no ano passado.

Ao final ele reclama que ninguém aprendeu nada com Will McAvoy. É verdade, mas a irresponsabilidade vai mais além, saindo do ramo da TV e caindo no perigoso mundo real. Veja por exemplo a manchete que rolou em um monte de sites noticiosos:

Japão diz ter direito a atacar preventivamente a Coréia do Norte

Onde eu vi isso antes?

Battleship USS West Virginia sunk and burning at Pearl Harbor on Dec. 7, 1941. In background is the battleship USS Tennessee.

Ah sim, Pearl Harbour, que no final se mostrou uma tragédia para o Japão quase tão grande quanto o filme do Michael Bay.

Então o Japão, com sua Constituição que proíbe qualquer ação militar fora do território nacional, limita as forças armadas a uma “Força de Defesa” sem armamento ofensivo, botou as garrinhas de fora, voltaram aos tempos expansionistas, querem intervir na Coréia do Norte, talvez ganhar Oceania, Ásia e um território à sua escolha?

Na verdade não.

A afirmação foi feita por Shigeru Ishiba, ex-Ministro da Defesa. Ele não é nada no Governo, é Secretário-Geral do Partido Liberal Democrata e só. PRINCIPALMENTE, ele não fala pelo Japão.

A manchete deveria ser: “Político belicista sem nenhuma autoridade diz que Japão deveria dar um tiro no pé”, mas isso não venderia jornal, isso não dá clique.

Como não sou nenhum Borbs, não pesquisei, apenas LI O TEXTO, que desmente o título.

O lado ruim das novas mídias é que a desinformação viaja muito rápido, às vezes é preciso aprender com Will McAvoy, e abrir mão do furo, em nome do bom-senso. Até porque, qual a vantagem em ser sempre o primeiro a reportar informação falsa?



Compartilhe este artigo!