Verdade Inconveniente: Thanos Não matou o filme da Ingrid Guimarães

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Nas últimas semanas as interwebs entraram em batalha campal, entre o pessoal que adora filme pipoca e os pseudointelectuais que torcem o nariz e só assistem filme de país sem luz elétrica ou água encanada. Curiosamente uma das vítimas dos ataques foi… o Ornitomito.

Vingadores: Ultimato chegou destruindo nas bilheterias, um fenômeno que só se vê uma ou duas vezes por geração, no Brasil 80% das telas de cinema passaram o filme, e ainda houve muita fila e gente ficando sem ingresso.

Até o momento o filme já faturou US$2,48 bilhões1, só no Brasil foram US$56.7 milhões, o que fez com que vários outros filmes tivessem suas exibições reduzidas. Isso gerou um chilique enorme na classe artística nacional, naturalmente analfabeta em relação a conceitos complexos e capitalistas como oferta, demanda e lucro.

A briga chegou até a ANCINE, outrora antro de comunistas que meteu taxas e cotas até na Netflix, e tanto reclamaram que o Ministro da Cidadania, Osmar Terra assinou no dia 6 de Maio uma “cota de tela” pra filmes nacionais2. COMUNISTA!

Só que não foi bem assim. A tal cota foi introduzida (epa!) por uma medida provisória em 2001, implementada em 2015 e todo ano um decreto determina seu valor. O que aconteceu foi que em 2018 uma decisão judicial impediu sua edição, o que convenhamos foi uma bênção, absurdo limitar em 30% das telas de um cinema a exibição de um título.

A principal “ofendida” com o caso foi a Ingrid Guimarães, e como sempre a Internet com sua sutileza habitual desceu a lenha na atriz e no filme que não viu. “lixo da globo filmes”, “merda que ninguém viu”, etc. Conferir dados que é bom, ninguém foi atrás.

EU não acho a menor graça nessas comédias estilo Globo Filmes, mas EU não sou o grande público, e a realidade é que os filmes da franquia De Pernas Pro Ar tiveram excelente desempenho.

O primeiro filme, lançado em 2010 ficou em 12º lugar na bilheteria nacional3 com faturamento de US$15,3 milhões encostado em Homem de Ferro 2 e deixando para trás nomes de peso como Sherlock Holmes (15º), Inception (18º) e Expendables (37º)

O De Pernas Para o Ar 2, lançado no final de 2012 ficou em 7º na bilheteria4, faturando US$25 milhões, superando O Hobbit (9º), MIB 3 (13º) Life of Pi (16º), Hunger Games (26º) e Argo Fuck Yourself (60º).

Há um grande público para esse tipo de filme, mas em escala nacional. É burrice querer competir com blockbusters, e foi muita burrice lançarem o filme De Pernas Pro Ar 3 junto com Vingadores, certo?

Seria, mas não o fizeram. O filme foi lançado 11 de Abril de 2019, 14 dias antes da estréia de Vingadores.

Quanto ao número de salas, estrearam em um número bem ousado de telas, 1010, mas logo após o primeiro fim de semana esse número caiu para 853, e só quando Vingadores estreou é que o número chegou a 532, caindo na semana seguinte para 4225.

A Ingrid (que sinto que depois desse texto jamais irei pegar) e os cineastas nacionais dizem que o filme foi “expulso” mas estava dando dinheiro. Será verdade? Vamos comparar o dado mais importante aqui: O faturamento por tela.

Os dois primeiros filmes tiveram um pico na segunda semana, depois começaram uma queda quase contínua, mas se mantiveram em cartaz por bastante tempo. O filme mais recente apresentou uma queda já na segunda semana, só vindo a subir na quarta, mas por um motivo bem simples: O filme foi tão espremido que sobraram poucas salas para os fãs assistirem, então elas tiveram boa audiência.

Mas não excelente. O filme estreou em segundo lugar na bilheteria, perdendo para Shazam, que no fim de semana de 12 a 14 de Abril6 liderou com média por sala de US$2.101 versus os US$1.785 da Ingrid. Em termos de faturamento foram US$2.361.957 versus US$1.803.098.

Faturamento aliás é outro ponto importante. Vejamos a curva de faturamento dos três filmes, por final de semana. Ignore a distância vertical, está tudo em dólar sem ser corrigido.

Os dois primeiros filmes tiveram um pico na sua segunda semana, já o terceiro, mesmo sem Vigadores pra competir, sofreu uma queda vertiginosa, incompatível com a queda de salas.

Vejamos por exemplo a relação entre faturamento por fim de semana e número de telas no De Pernas Pro Ar 2:

Agora comparemos com o DPPA3:

Aqui a tabelinha de salas, pra facilitar:

Ou seja: Mesmo com o número de salas caindo de 532 para 422 e no auge da estréia de Vingadores, De Pernas pro Ar 3 manteve quase o exato faturamento duas semanas seguidas, comprovando o que o pico da segunda semana do DPPA2 já demonstrava: Estão exibindo o filme em salas demais, tanto que a média de faturamento por sala na 1ª semana do DPPA3, com 1010 salas foi de US$1785, na 4ª semana com 422 salas, o valor caiu só para US$1305.

Conclusão:

O filme tem público SIM mas é inviável querer brigar com os Vingadores, ou com qualquer grande fenômeno. Em 2010 não vi ninguém reclamando que o De Pernas Pro Ar foi massacrado no cinema pelo campeão incontestável e recordista de bilheteria, Tropa de Elite 2, que ficou em primeiro no ranking nacional faturando US$62.9 milhões. E foi ano de Twilight, Harry Potter e Toy Story 3.

Ah sim, Homem de Ferro 2 em 2010 ficou em 11º lugar, atrás de Fúria de Titãs, Chico Xavier e Nosso Lar.

O Blockbuster é um tsunami, e ou você surfa ou se afoga. Veja o faturamento dos De Perna Pro Ar comparados com o Guerra Infinita:

A decisão de cortar salas do DPPA3 não foi pessoal, Ingrid. É pura matemática. O seu filme rende um bom dinheiro, é verdade, mas na estréia você estava dando US$1785 por tela. Vingadores: Ultimato estreou na sua segunda semana, quando você rendia US$1070 por tela. Seu filme vai sobreviver.

Vingadores abriu em 3090 telas com uma média de faturamento de US$8532,00 por tela. Viva o cinema nacional, mas o lanterninha também precisa receber no fim do mês, nem todo mundo tem Lei Rouanet como você.

Fontes:

  1. Avengers Endgame – Faturamento
  2. Ministro assina cota para filmes nacionais após polêmica com ‘Vingadores’
  3. Brazil Yearly Box Office – 2010
  4. Brazil Yearly Box Office – 2012
  5. De Pernas Pro Ar 3 – Faturamento por final de semana
  6. Bilheteria Brasil – 2019



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