Se você acha que sua ex é rancorosa, espere conhecer a Igreja Católica

Compartilhe este artigo!

Ainda bem que não tem categoria “melhor penteado” pra se eleger Papa.

A história de hoje envolve padres, Papas, bispos, mortes, intriga e incrivelmente não tem nada a ver com a Inquisição, aconteceu séculos antes, quando a Igreja Católica ainda era uma organização pre-milenar, mas demonstra um rancor, uma sede de vingança e um emputecimento como raras vezes foi visto na História.

Tem a ver com o sujeito da imagem acima, o Papa Formoso, que de formoso não tinha nada, era uma raposa, traíra e teve o que mereceu, mais de uma vez.

Nascido em 816, Formoso não teve muito opção fora seguir carreira eclesiástica, e até que se deu bem. Em 864 ele se tornou Bispo do Porto, não a cidade portuguesa, mas uma das subdioceses de Roma.

Formoso estava enfiado até o pescoço em política, estando sempre presente para oferecer conselhos e pedir favores ao Papa, tanto em dois anos depois, foi nomeado Legado da Santa Sé na Bulgária.

Não contente, ele se meteu na sucessão do Imperador de Roma, Luis II. Quando este morreu em 875, o então Papa João VIII convidou o pretendente (ao trono, não ao Papa) Carlos o Careca para ser coroado em Roma. Formoso foi quem levou o convite mas era aliado da oposição, Luis o Alemão, outro candidato ao trono.

Carlos o Careca. A origem do nome é desconhecida.

Luís e seus correligionários, vendo que a situação não estava boa pra eles, discretamente se mandaram de Roma, Formoso foi junto com eles, mas não sem antes pilhar os claustros dos mosteiros da cidade, afinal vida de refugiado custa caro.

João VIII ficou puto, e ordenou que Formoso e todos os outros oficiais da Igreja que haviam fugido, voltassem. Eles, claro, ficaram na deles, o que resultou em uma condenação in absentia e excomunhão sumária.

Como a Itália tem um quê de Brasil, a bagunça reinante fez com que em 878 a excomunhão fosse revertida, desde que Formoso e comprometesse a nunca mais voltar a Roma, nem exercer suas atividades litúrgicas, trabalhando somente como diplomata e burocrata. Isso mesmo, ele ainda era funcionário da Igreja.

Em 883 todos ficaram amigos de novo, e Formoso convenceu o Papa e fundador das Organizações Globo Marinho I a cancelar sua condenação. Formoso pode voltar à Roma e ainda ganhou de volta sua Diocese no Porto.

Mais alguns anos de maquinações e o sujeito ex-excomungado era eleito Papa em 891. Por unanimidade.

Papa Marinho I. Era ser Papa ou seguir carreira de modelo.

Formoso, agora Papa arrumou briga com Deus e o mundo, dos sarracenos a seus antecessores, se metendo ate na disputa do Trono Francês. Ele se recusou a restaurar os cargos de bispos que haviam sido demitidos por seu sucessor, e bateu cabeça com o Patriarcado de Constantinopla.

Depois de cinco anos, Formoso morria, mas a história não acaba aí. Ele descansou em paz durante todo o papado de seu sucessor, Bonifácio VI, infelizmente ele foi papa só por 15 dias, e sucessor do sucessor, Estevão VI que odiava profundamente Formoso.

Estevão VI. Ao menos esse tinha cabelo.

Um dos atos papais tinha sido conspirar contra o imperador de Roma, literalmente convidando os Carolíngios a invadir Roma, e isso não pegou bem.

Decidido a vingar-se, Estevão VI resolveu justiçar Formoso. Ele iria ser julgado e pagaria por seus crimes. O fato de estar morto era apenas um detalhe. Em 897 ele conseguiu apoio político suficiente e organizou um sínodo para julgar Formoso.

Ordens foram dadas para exumar o Papa morto. Seu cadáver foi vestido com roupas papais, colocado num trono e dada a impossibilidade de responder alguma pergunta, visto que o espiritismo ainda não havia sido inventado, um representante foi indicado para ser a voz de Formoso.

O resultado, claro, não foi nada bom pra ele, que foi considerado culpado de ser um Mau Papão, ter conspirado contra o Imperador, roubado a Igreja, etc. Simbolicamente (bem, ele estava morto então tudo era simbólico) suas vestes papais foram rasgadas. Estevão cortou três dedos da mão direita do cadáver, simbolizando a anulação de todas os éditos e decisões de Formoso.

Seu nome foi riscado da História e seu papado anulado.

Como insulto final seu corpo foi amarrado a alguns contrapesos e jogado no rio Tibre.

The End

Só que não.

Uma das desvantagens de manter uma organização baseada no medo superstição e ignorância do afegão médio é que nem sempre dá pra controlar isso. O Sínodo do Cadáver, como o evento ficou conhecido, se tornou conhecido em toda a Itália, e para o tal afegão, as intrigas palacianas eram complicadas demais. Pro povão era um Papa que havia sido exumado por algum motivo.

Eis que o presunto foi parar numa margem do rio, foi encontrado e reconhecido por populares. Vendo as maldades que o novo Papa havia feito com o antigo, a população começou a se revoltar. Histórias de que o corpo de Formoso estava fazendo milagres se espalharam, e logo a briga era entre um Papa que havia profanado uma sepultura de um Homem de Deus, e um santo homem que mesmo morto, fazia milagres.

A situação saiu de controle, uma revolta popular depôs Estevão VI, e não satisfeitos ainda o colocaram numa masmorra. A prisão não durou muito tempo, ele foi estrangulado na cadeia no verão do mesmo ano.

No final o novo Papa anulou a condenação de Formoso, outro re-condenou e mais tarde ela foi re-reeanulada (ou algo assim). Formoso continua na lista dos Papas, rindo por último como toda caveira.



Compartilhe este artigo!