O dia em que só o comunismo resolveu os problemas do capitalismo

Compartilhe este artigo!

Se existe algo que une todas as tribos, é a burocracia governamental e o desleixo com lugares com pouco dinheiro e poucos eleitores. O Kremlin dá tão pouca atenção pra Poporoskaya do Norte, na Sibéria Setentrional, quanto Washington liga para Bumfuck, Dakota do Leste.

Ou Vulcan, West Virginia.

O lugar é quase nada, eram menos de 50 famílias morando na beira do trilho de trem no meio do nada, e para piorar, em 1974 a única ponte da vila desabou, depois de resistir por décadas, tinha sido construída na virada do Século.

Os moradores passaram a usar uma ponte ferroviária, bem mais distante, mas como era uma linha privada, eles tinham direito de passagem, mas não trânsito comercial, o que prejudicou bastante o já minúsculo comércio da cidade.

Os pedidos para a construção de uma ponte nova eram ignorados em todas as esferas de Governo. A campanha era organizada por John Robinette, Barman de 42 anos que trabalhava no único restaurante da “cidade”.

sim, não tem nada no lugar.

No final de 1976, depois de se perder nos labirintos dos departamentos de transporte de várias burocracias, e ser enrolado por todo mundo, Robinette decidiu que se o Líder do Mundo Livre não podia ajudar Vulcan, a opção era apelar pro outro lado da Cortina de Ferro.

Ele escreveu cartas para as embaixadas da União Soviética e Alemanha Oriental, explicando o caso e pedindo ajuda. Jornais receberam cópia das cartas.

Em Dezembro de 1977 apareceu na cidade um repórter russo, Iona Andronov, jornalista baseado em New York, escrevendo para a Gazeta Literária de Moscou. Iona causou um rebuliço total. Lembre-se, era o auge da Guerra Fria, o mundo vivia sob ameaça de uma guerra total termonuclear, ninguém confiava nos russos.

Mesmo assim Andronov conheceu Vulcan, visitou a antiga ponte e explicou que os soviéticos iriam acompanhar o caso, e se o governo americano não resolvesse, eles estavam se comprometendo a construir a ponte na cidade.

O caso foi tratado ao vivo em uma rádio da região, que recebeu várias ameaças de bombas na ponte se ela fosse construída com dinheiro russo.

Mais ou menos uma hora depois de Andronov ir embora, chega a notícia de que o Governo iria resolver o problema. O contato veio direto do gabinete do Governador Jay Rockefeller.

A tal ponte que os comunistas quase construíram.

Claro, como toda burocracia estatal, comunista ou não, mesmo com todo o incentivo de não passar vergonha por causa dos russos, a ponte só começou a ser construída em 1980, mas ao menos foi. O custo foi de US$4 milhões em valores atuais.

Muita gente não gostou da atitude de Robinette, mas envergonhar políticos americanos dando oportunidade para russos serem os heróis do dia foi uma idéia genial, pois se há algo que esses parasitas odeiam é passar vergonha na mídia. E aí, vale tudo, até apelar pro Império do Mal.

Fontes:



Compartilhe este artigo!