O lesco-lesco lésbico da Harley Quinn e a sacanagem que ninguém vê

Compartilhe este artigo!

A HBOMax (em breve só Max) está tuitando uma campanha promovendo diversidade,bla bla bla usando uma cena do delicioso desenho da Harley Quinn, que eu resenhei aqui para o MeioBit.

Harley surgiu no desenho animado do Batman, criada por Paul Dini e Bruce Timm. Era para ser usada em um episódio apenas, mas ficou imensamente popular, e logo se tornou o lanchinho oficial do Coringa.

A Dra. Harleen Quinzel era uma psiquiatra que se apaixonou pelo Coringa, ficando insana no processo. Diga-se de passagem, ela não era um bastião da moral antes, era a personificação da piada “e aí, vai dar pra passar?” “vou”.

Tumblr e Cia começaram a idolatrar o casal Harley/Coringa, o que é ridículo, memes românticos exaltando um casal de sociopatas vivendo um relacionamento abusivo. Nos quadrinhos isso acabou cansando, e depois de muitas idas e vindas, Harley se enrabichou pela Hera Venenosa, relacionamento que também começou a ser explorado na 2ª temporada da animação da Max.

Claro, agora temos uma sociopata namorando uma eco-terrorista, mas ao menos é muito mais gentil aos olhos. De resto, a animação é claramente marcada para adultos. Existe uma mentalidade simplória entre gente simplória, que é quem costuma dar esse tipo de alteração, onde desenho animado automaticamente significa público infantil.

Aí o sujeito dá de cara com uma trosoba, como em Paradise PD, e sai reclamando.

O mais divertido é que essa turma que corre atrás de espantalhos – e eles existem em todas as vertentes políticas, vide o vexame da colunista que viu HEIL em telhados em Santa Catarina, deduziu que era um bastião do nazismo e no final a Folha teve que se desculpar– essa turma sempre deixa passar a parte mais suculenta.

Enquanto chilicam por causa de telhados ou de cenas adultas em desenhos adultos, muita sacanagem e mensagens impróprias aparecem em animações infantis, mas a graça é que elas são feitas para as crianças NÃO perceberem.

É uma espécie de Easter Egg para outros adultos, os pais quando percebem, riem e desconversam.

Algumas dessas referências são discretas, outras são quase explícitas, mas todas são ótimas. Vamos a algumas:

1 – Teen Titans ficando bem dark

Eu adoro Teen Titans Go, são meus retardados animados preferidos, é um desenho para crianças, lotado de referências aos quadrinhos da DC, algumas inocentes, como colocar o Nicholas Cage para fazer a voz do Super-Homem, outras BEM sinistras, como o fundo desta cena:

Na estante vemos vários souvenires, incluindo a cabeça do Capitão Frio, mas o mais sinistro é a urna e o pé-de-cabra. Ampliando dá para ler Robin II na urna. São as cinzas de Jason Todd, morto pelo Coringa.

Isso é BEM dark e inapropriado em um desenho infantil. Adorei.

2 – Birds of Prey

Em um episódio do ótimo Brave and the Bold, as Aves de Rapina invadem uma boate do submundo repleto de bandidos. Para se safar elas improvisam um número musical onde zoam os heróis da DC de forma bem pouco adequada para um desenho infantil, mas somente os adultos entendem o duplo-sentido.

Por sorte não há adultos inteligentes no departamento de censura da Warner, ou isso jamais teria passado.

Boa noite, todos vocês, cavalheiros
Mafiosos, esquisitões e bandidos
Homens de collants vêm atrás de vocês
E ainda assim vocês se safam
Para aqueles que assustam e aterrorizam
É o amanhecer de um novo dia
Vocês vermes podem nos chamar simplesmente
As únicas e verdadeiras Aves de Rapina!
Lanterna Verde tem seu anel especial
(Bem poderoso esse pequeno objeto)
As ações do Besouro Azul são realmente legais
(Mas quem vai tirá-lo da casca?)

Os inimigos do Flash sempre ficam por último
(Pena que às vezes ele é rápido demais!)

[Refrão]

Enquanto todos os rapazes sempre podem salvar o dia
Ninguém faz melhor do que as Aves de Rapina (As únicas e verdadeiras Aves de Rapina)
Enquanto todos os rapazes sempre podem salvar o dia
Ninguém faz melhor
Ninguém faz melhor do que as Aves de Rapina

Arqueiro Verde tem traços heróicos
Quando ele está atirando direito (Ei!)
(Só estou dizendo…)
Aquaman é sempre corajoso
(Seu peixinho é menos exagerado)
Homem-Borracha pode se esticar
Vira massinha em nossas mãos

Você também pode gostar

[Refrão]

Enquanto todos os rapazes podem te manter na linha
Ninguém faz melhor do que as Aves de Rapina (As únicas e verdadeiras Aves de Rapina)
Enquanto todos os rapazes sempre podem salvar o dia
Ninguém faz melhor
Ninguém faz melhor do que as Aves de Rapina

Batman lança seu bumerangue
Que arma, que estrondo
Dê uma olhada no cinto de utilidades dele
Com certeza pode fazer o coração de uma garota derreter
Ele está sempre lá para salvar
(Gostaria de ver a sua caverna secreta!)

[Refrão]

Enquanto Batman faz as coisas do jeito dele
Wle faria melhor com as Aves de Rapina (As únicas e verdadeiras Aves de Rapina)
Enquanto Batman sempre parece salvar o dia
Ninguém faz melhor
Ninguém faz melhor do que as Aves de Rapina
Aves de Rapina

(Miau!)

3 – Animaniacs e o Fio-Terra

Em um episódio de Animaniacs eles são detetives investigando um caso. Yakko manda Dot procurar por prints (impressões digitais). Alguns momentos depois ela volta dizendo “I’ve found Prince” – Achei o Prince, um trocadilho com a semelhança sonora entre Prints e Prince.

Ela está segurando no colo o cantor Prince.

Yakko corrige. Não, “finger prints” dizendo que quer impressões digitais. Dot olha para Prince, diz “não, acho que não” e o joga pela janela.

A piada é que ela entendeu “finger Prince”, que seria “enfie o dedo no Prince”.  Isso, claro, passou voando por sobre todas as crianças que viram a cena, e boa parte dos adultos.

4 – Family Guy

Estou trapaceando um pouco, Family Guy não é exatamente infantil, mas também não é classificado como animação adulta, então eles jogam nas duas pontas.

Em um episódio os rapazes vão para Nova Orleans durante o Mardi Gras, e Peter fala sobre as contas.

Tradicionalmente durante o Mardi Gras, as moças dadivosas erguem as camisas e exibem seus troféus, em troca os homens (e mulheres moderninhas) jogam colares de contas para elas, criando uma espécie de competição.

Peter, Cleveland e Joe imaginam as contas nos colares do balcão. Quagmire se imagina puxando uma fieira de contas saindo de algum lugar fora da tela. Ele fala:

“Nós todos sabemos o que está acontecendo aqui, está apenas sugerido, mas todos sabemos o que está acontecendo neste balão. As crianças não sabem, mas nós sabemos”.

Ele, claro, se refere às clássicas bolinhas anais tailandesas.

5 – Mais Flash

Em um episódio do Liga da Justiça Unlimited, Flash está se gabando como sempre. “O Homem mais rápido do mundo”, diz ele. Hawkgirl corta na hora “Sim, deve ser por isso que você não consegue um encontro”.

6 – As Meninas Super-Poderosas

Nada a dizer, apenas sentir

7 – Fred chama Daphne pro fight

No crossover Scooby Doo / Johnny Bravo, na clássica cena “vamos nos dividir”, Daphne escolhe Velma, Fred interrompe e com olhares bem explícitos, convence a ruiva a parear com ele, confirmando o que todo mundo já sabia. Exceto as crianças, que ficaram sem entender.

8 – Só é corno quem quer

No curta de 1953 Father’s Day Off, o Pateta tira um dia de folga e toma conta da casa, do filho, faz os serviços domésticos. Em dado momento toca a campainha, ouve-se a voz “leiteiro!”. O Pateta abre a porta, o leiteiro entrega o leite e taca-lhe um belo beijo na boca.

1953, provavelmente o primeiro beijo gay da história da animação.

O Pateta não entende nada, apenas comenta “tão europeu!”. As crianças então, entenderam menos ainda, mas nós entendemos, né?

No ponto 0’58” do vídeo:

9 – Tamanho não importa

Em Frozen Anna está falando sobre seu amor à primeira vista, Kristoff começa a interrogá-la sobre o que sabe sobre ele. Uma hora ele pergunta “Tamanho do sapato” e ela responde “tamanho do sapato não importa”.

10 – Tamanho importa

Em um episódio de Freakazoid, celebridades se reúnem para agradecer o herói por salvar o mundo. A Princesa Diana chega toda sedutora dizendo que quer agradecer de uma forma muito pessoal e especial “se é que você me entende”.  Ela é interrompida por Sharon Stone, as duas começam a brigar.

Freakazoid fala “Calma, senhoras, há o bastante de mim para todo mundo. Se não, só preciso pedir para eles me desenharem maior”

É seguro dizer que ele não estava falando de escala.

11 – No cabelo não!

Em Spectacular Spider-Man, desenho pro público pré-adolescente, o Aranha está impedindo um roubo, e acaba lutando com a Gata Negra. Em dado momento ele prende a mão dela com sua teia. A Gata Negra fala:

“Oh, é melhor sua gosma não cair no meu cabelo”

Uma preocupação válida, afinal ela não está familiarizada com a composição química do fluido de teia, certo? Certo?

Essa lista poderia seguir por horas, mas esses exemplos já bastam para mostrar que os animadores e roteiristas colocam SIM sacanagem nos desenhos infantis, mas a mantém fora do alcance das crianças, que é bem mais divertido. O povo procurando motivos pra se ofender passa ao largo desses exemplos, nem fazem idéia que eles existem.

Infelizmente isso quer dizer que os malas continuarão a patrulhar os desenhos adultos. Qualquer dia vão problematizar Harley Quinn ter… pistola de câncer.



Compartilhe este artigo!