Eu estou me lixando pro aumento de suicídios no fim de ano

Compartilhe este artigo!

Suicídio pode ser indolor e trazer muitas mudanças, mas não é nada bonito. Tive uma amiga no tempo de colégio que era um doce de pessoa, extremamente tímida, levou meses pra começar a conversar. A família era extremamente religiosa e controladora. Uma vez ela teve uma crise choro por ter perdido o ônibus, e o pai esperava sempre no ponto, e iria querer saber o motivo do atraso.

Ela ficou uma semana sem aparecer no curso de inglês, o pai a viu conversando comigo enquanto esperava o ônibus, depois desse dia nós só nos falávamos dentro do curso, mas não durou muito. Um belo dia ela roubou a arma do pai e estourou os miolos. A família, claro, não tinha idéia do motivo. Eu não fui ao enterro, minha namorada na época proibiu, eu queria MUITO dizer várias verdades pro filho da puta do pai da minha amiga.

Isso vai se repetir muito nos próximos dias. Estamos chegando no final do ano, uma época triste e melancólica para pessoas solitárias, e por causa disso as centrais de ajuda ficam de prontidão. O número de tentativas de suicídio aumenta incrivelmente nessa época, e precisamos observar nossos amigos e parentes em busca de sinais, oferecendo apoio e ombro, certo?

Errado.

Sabe a história de que sempre chove em Finados? É o mesmo caso, só que ao invés de local, é um fenômeno mundial. Alguém começou essa história de que as taxas de suicídio aumentam no período das festas de fim de ano, e por ser algo que faz sentido (se você não pensar muito), todo mundo comprou.

Só que a realidade não tem nenhuma obrigação de corresponder ao “bom-senso”, e os dados demonstram o exato oposto. Veja as médias de suicídios nos EUA, durante o ano:

Fonte: CDC

“AH Cardoso mas tem que ver que isso é nos EUA, e no resto do mundo? E as pessoas com problemas mentais, tipo depressão? Elas certamente são afetadas pelo clima de fim de ano.”

Err.. vejamos então o resultado desta pesquisa feita na Suécia, que segmentou os casos de suicídio separando pessoas com desordens mentais do resto:

Pois é. Taxa em Dezembro lá embaixo, e o pessoal com problemas mentais se mata na mesma frequência sazonal de todo mundo. Quer mais dados? Esta pesquisa aqui compilou seis estudos sobre suicídio no fim de ano. Conclusão: Todos detectaram redução estatisticamente significativa no período, uma pesquisa suíça determinou inclusive que os dias com menor incidência de suicídios no ano são 23, 25 e 30 de Dezembro.

Qual seria a explicação disso tudo?

A de todo mundo acreditar, é fácil. As pessoas não pesquisam fatos, preferem acreditar nas histórias que agradam seus ouvidos e a mídia repete sem parar todo tipo de bobagem. Eu amo, amo A Felicidade Não se Compra, mas o suicídio de George Bailey é uma ficção, ele não precisa de um anjo para o fazer mudar de idéia. Ele tem… família.

Pois é, a proximidade com os familiares aumenta no final do ano, mesmo as pessoas mais isoladas recebem mais atenção, na rua elas ouvem Feliz Natal (e não mais boas festas, thanks Trump!) e o próprio clima promove calor humano, esperança, felicidade.

Então, tudo ótimo e perfeito, certo? Problema resolvido, não há problema, podemos relaxar, certo?

Errado. Acreditar que os suicídios aumentam no Natal é prejudicial e faz com que mais gente se mate.

A maioria dos suicídios ocorre na primavera, não se sabe exatamente o motivo, pode ser pólen, pode ser o clima de renovação na natureza que deixe o suicida em potencial sem saber onde se encaixar, mas um fator importante é certo: Ninguém liga pra suicídios na primavera, pois todo mundo só se preocupa com os fictícios do fim de ano.

As campanhas de fim de ano são dinheiro jogado fora, mas todo mundo tem tanta certeza de que é preciso prevenir suicídios natalinos que ninguém pensa em conferir as estatísticas e direcionar o dinheiro pra onde (ou quando) ele é mais necessário.

Então, crianças, ajudem a desmentir esse mito, da mesma forma que eu acabei de desmentir a idéia de que acreditar em crendices não faz mal a ninguém.

Bibliografia:

1 – S. Carley, M. Hamilton. Suicide at Christmas. Emerg Med J. 2004 Nov; 21(6): 716–717 [PMC]

2 – Jong-Min Woo, Olaoluwa Okusaga, Teodor T. Postolache. Seasonality of Suicidal Behavior. Int J Environ Res Public Health. 2012 Feb; 9(2): 531–547 [PMC]

3 – Phillips DP, Wills JS. A drop in suicides around major national holidays. Suicide Life Threat Behav1987;17:1–12.PubMed

4 – C. Christodoulou, A. Douzenis, F. C. Papadopoulos, A. Papadopoulou, G. Bouras, R. Gournellis, L. Lykouras. Suicide and seasonality. Acta Psychiatrica Scandinavica.  Volume 125, Issue 2 February 2012 Pages 127–146 [WOL]



Compartilhe este artigo!