Dica para blogueiros: Usem filtro solar e comprem uma câmera digital

Os benefícios do filtro solar, todo mundo conhece, mas para um blogueiro, uma câmera, independente ou mesmo agregada a um celular, desde que decente, pode ser a diferença entre seu melhor post e sua maior frustração.

Imagens sempre serão mais poderosas que palavras, um relato em primeira-mão de um evento nunca será mais bem-pago que uma foto exclusiva. Fotos são dramáticas, emocionam, assustam e excitam. Se o famigerado post da Gol fosse ao invés de fotos, “relato exclusivo de uma vítima do acidente” não teria 1% dos interessados.

Todo blogueiro tem um jornalista dentro de si, por mais boiola que isso possa parecer. Mas não os jornalistas burocráticos e/ou incompetentes, que mal sabem escrever, publicando hoaxes ou apenas (mal) traduzindo releases e posts estrangeiros. Falo de jornalistas investigativos, curiosos, de gente que acompanha o mundo à sua volta, de olho em tudo que mereça ser divulgado.

Um blogueiro olha algo curioso e pensa: “isso daria um post”. Se ele unir isso a um lado Peter Parker, o mero acaso será suficiente para transformar um hábito em uma oportunidade. Com um simples celular, o London me passou as imagens de um acidente que havia acabado de acontecer, quando uma dona conseguiu jogar o carro no Mar. Peguei as informações por telefone, as fotos por email e o post foi ao ar antes do primeiro repórter aparecer. Outro dia, andando em SP, flagrei uma daquelas cenas inusitadas, um sujeito “dirigindo” uma carroça no meio de um viaduto. Olhando meu Flickr vejo que há muito material para posts, mesmo de antes de começar a blogar “profissionalmente”.

Criar o hábito de fotografar flagrantes da vida real só traz vantagens. Vai desde resolver aquele seu dia sem assunto nenhum para escrever até a oportunidade de fotografar algo grandioso. Sei que as propabilidades são pequenas, mas se você não andar com sua máquina fotográfica, as probabilidades cairão a zero.

Não importa se é um simples acidente, um plágio pitoresco, um exemplo de arquitetura genial ou as Corujas Pernetas do Interior Paulista. Apagar algo de um cartão de memória é fácil demais para que você diga “não vale à pena gastar foto com isso”. Fotografe. Apagar é melhor que se arrepender.

Leia Também:

  • Memética é algo muito interessante. Ontem mesmo estava falando com meu sócio de blog sobre isso, e fotografamos um urso em cima de uma árvore com uma garrafa de vinho na mão em plena Porto Alegre.

    Ai essa vida.

  • e a lesma que vc achou no torresmo tb no interior paulista?

  • Como eu queria uma camera digital no Domingo aqui em Curitiba, na hora que o temporal caiu, tudo caiu. Até uma árvore em cima da minha casa!

    Depois de ter passado o temporal, fui dar uma volta no bairro e vi que a minha casa não era a única a ter ganhado uma decoração natalina.

  • Lu

    O ppc com câmera já me proporcionou bons momentos. Um foi pro blog. Por mais que se reclame da baixa resolução das câmeras de celular e pda, elas são realmente a salvação da lavoura, já que pouca gente tem paciência de carregar sempre uma câmera decente no bolso (ou na bolsa). Já basta a tralha diária.

  • Rodrigo

    Blogueiro é jornalista amador, quase sempre e uma câmera sempre ajuda, é o velho ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Quando não tenho uma foto que ilustre meu post (desculpe, artigo ;-) busco uma foto no flickr (respeitando os direitos autorais). Falando nisso, bela foto no post (arre! artigo..), um abraço!

  • Eu já perdi boas fotos por conta de não querer andar com mais tralha do que o de costume. Aqui na cidade quando aparece algum buraco na rua os moradores correm a colocar placas para avisar aos motoristas, mas não são com frases comuns. A última foi um buraco cheio d´aqua com placa dizendo “PROIBIDO PESCAR”. O prefeito fica maluquinho com a publicidade que isso ganha. Outra foi a propaganda de guerrilha de um tal Akopol Detetives que pintou nome e telefone bem grande nos muros dos ‘moitéis’. Deve ter chovido ligação.

  • Pô, leu minha mente. Estava pensando nisso esses dias, estou a procura de uma camera pra comprar. Uma barata, boa e que eu possa carregar pra todo lado.

    Já perdi umas boas fotos, mas sempre há outras chances!

  • Brunim

    Ótimo conselho, mesmo pra quem não é blogueiro ou então só frequente os blogs essa é uma ótima idéia. Mesmo porque, com meu nokia 6111 eu consigo tirar fotos MUITO discretamente e paguei apenas 170 reais. Além de tirar fotos eu posso navegar na internet, ouvir algumas músicas mp3, jogar vários joguinhos, ler o livro da bruna surfistinha durante a aula de literatura… e além disso tudo ele liga para eu falar com outras pessoas… incrível.
    Lendo o post me deu uma idéia, pq não começar a postar fatos engraçados/interessantes como os ditos acima enviados por usuários para você? Por exemplo, você deixa seu celular para todos os usuários, então os usuários anotam seu telefone no celular deles, afinal oq é 1 nome em um celular que cabe 1562? Então… quando qualquer um flagrar qualquer coisa que mereça um post ele te manda com um breve comentário e algo do tipo… você avalia e vê se é digno de um post. Pronto!
    Acho que o ponto ruim disso tudo seria que o número de trotes iria aumentar um poko =x!

  • Queria ter uma camera digital ou um celular com uma. :(

    Porra! Odeio ser pobre.

  • Pelo menos filtro solar você usa?

  • Pingback: Campanha SOS Jesus 2006 | Mundo Bizarro()

  • só sei que minhas fotos do flickr estão acabando com meus adS clicks !

  • Pingback: Filme da Gretchen é classificado como Terror | novo-MUNDO - Mundo de feito de internet, curiosidades()

  • Pingback: Massao » Blog Archive » Fujifilm lança câmera que faz fotos prontas para bl()

  • Pingback: Ernesto Belote » Blog Archive » Use o Filtro Solar()

  • Pingback: Por favor, comente()

  • Pingback: Chiquitito pero cumplidor - o amigo do blogueiro()

  • may

    muthu massa adoreii >>>>