Setas, círculos e preconceito na blogosfera

A minha maior crítica à kibeficação da Internet é que assume-se que o leitor é um ser altamente retardado, e precisa ser levado pela mão a cada piada, tudo esmiuçado, explicado e não deixar NADA para esse leitor. A sacada final, que é a melhor parte de qualquer piada, não existe na internet kibeana (que está longe de ser exclusiva do kibe, infelizmente a maioria é assim).

Uma piada contada em um bar:

_Rapaz, fui demitido do frigorífico, me pegaram tentando enfiar o pinto na cortadeira de salame…

_Nossa, bem-feito, ainda bem que te impediram. Mas e aí, tudo bem?

_Mais ou menos, ela também foi demitida…

A mesma piada, contada na maioria dos sites de humor:

_Rapaz, fui demitido do frigorífico, me pegaram tentando enfiar o pinto na cortadeira de salame…

_Nossa, bem-feito, ainda bem que te impediram. Mas e aí, tudo bem?

_Mais ou menos, ela também foi demitida, e cortadeira, você entende, era a função dela, que obviamente era uma mulher, com a qual eu estava tentando manter relações sexuais…

Acha exagerado? É só a versão textual dos “auxílios gráficos” usados em algumas piadas visuais. Você sabe, textos de três linhas com a “parte engraçada” em destaque. Afinal, se o leitor não for encaminhado até onde o humor está, ele não achará sozinho, imaginam.

Quantas vezes você já viu imagens como a abaixo?

Ou estes horrendos círculos?

Isso é realmente necessário? Será que o leitor é tão debilitado mentalmente a ponto de ser incapaz de perceber a ironia nas imagens sem ajuda externa? E se for mesmo tão incapaz, faz sentido perder tempo escrevendo para esse tipo de gente?

Entretanto atacar a ferramenta é errado. Eu insisto que não gosto de círculos e setas explicativas, mas acabei percebendo que a culpa NÃO é dos círculos ou das setas, a culpa é dos humoristas paternalistas que assumem seus leitores como idiotas, ou escrevem para idiotas e acabam explicando suas piadas até o último detalhe.

A setas podem ser SIM um recurso de humor, mas para isso é preciso talento, não ser paternalista e deixar algo para seu leitor. Vejam por exemplo este post do Judão, onde falam sobre a possível (ok, improvável) aparição da Ninel Conde, do RBD (ou RDB? Nunca lembro) na Playboy americana.

Digamos que o uso da “seta explicativa” na imagem foi, em minha opinião, GENIAL.

A lição aqui é que não devemos descartar um recurso apenas por ele ser MUITO mal-utilizado. É como decretar o blogspot como um lixo ser tamanho, só por 90% dos blogs miguchos de lá fazerem parte da categoria “lixo”. Alguns dos melhores blogs do mundo estão no blogspot. Não visitar alguém por “estar no blogspot” é puro pré-conceito e no final vai prejudicar muito mais quem deixa de ler do que quem lá escreve.

Leia Também:

  • Acho que não é nem paternalismo, na verdade. É mais falta de graça, geralmente.

  • Não que meu blog seja uma maravilha, eu sei que não é e preciso escrever muito ainda para melhorar, mas só o fato de ser no blogspot a maioria das pessoas realmente já tratam como lixo ou migucho stile.

    Ainda bem que tem quem pense diferente.

    Quanto às indicações nos posts eu concordo, mesmo já tendo usado da artimanha.

  • Não querendo parecer o espertão (ou o lerdão), mas na segunda foto só fui perceber o tal circulo depois :D

    Na verdade, achei que você estava se referindo às malditas tarjas colocadas indevidamente.

  • Obrigadzinho. ^___^

  • Ferrero

    Cardoso e sua eterna e tediosa inveja pela audiência do Kibe…

  • Se não tivesse a seta na raposa eu não teria visto, mas ai é problema de visão mesmo.
    Geralmente essas coisas fazem a piada perder a graça, um vizinho comprou um DVD com vídeos (quase todos do tube e ele pagou 30,00 vai entender) "engraçados" e veio me mostrar, chega a dar raiva, quase todos tem a explicação da piada, como são estrangeiros, acho que o problema não é só por aqui não.

  • HAha. Highlander, eu também fui ver o circulo só beeem depois…
    Quanto aos circulos, depende da piada hehe…
    Em uma foto, alguns elementos podem passar despercebidos aos olhos desatentos…

  • Será que o leitor é tão debilitado mentalmente a ponto de ser incapaz de perceber a ironia nas imagens sem ajuda externa?

    Yep, e também fazem buscas por palavras que estão destacadas em negrito nas categorias, hehe…

  • Eu sei.. eu sei… não precisa elogiar tanto meu blog =D…

    Mas nessas fotos onde é "difícil" ver o engraçado, é justamente essa a graça. Afinal, as melhores coisas não podem ser "apreciadas" em "5 segundos"…

    Ah, e desculpem a quantidade de "aspas".

  • Nek

    Alguns dos melhores blogs do mundo estão no blogspot

    http://fakesteve.blogspot.com

  • Ferrero, você é chato assim mesmo ou apenas burro? Eu já expliquei N vezes os motivos que me levam a Não gostar do kibe, expliquei DE NOVO.

    Se minha implicância fosse por causa de audiência, você não acha que eu deveria implicar com o jovemnerd.com.br, com o cocadaboa.com, com o theonion.com e tantos outros sites de humor com mais audiência do que eu?

    Que saco, cara. Cai fora, vai ler o kibe, você não tem QI para ser meu leitor.

  • Evandro

    Depende…
    No caso da raposa, se esta imagem estiver separada e ficar claro que deve-se olhar pra imagem com a atenção, então a seta é realmente desnecessária.
    Já no caso da "garota liberal", eu nunca ira perceber aquele menino ali, alias, até com o circulo eu custei a perceber. Quem vendo algo tão em destaque como uma mulher com as tetas de fora iria procurar algo mais. O único caso que dispensaria este círculo, seria se alguma legenda que levasse o visitante a "varrer a foto" com os olhos.
    Essas coisas estão muito ligadas ao modo como o internauta age. As páginas geralmente não são visualizadas por mais de poucos segundos.

  • Opa! Evandro? Que Evandro? Só Evandro como eu? Tá na hora de eu arrumar esse meu nome… colocar sobrenome ou algo que valha… O foda é que meu nome é Evandro Cesar, afff

  • Pingback: Blog do Cardoso » Blog Archive » Vamos brincar de Adivinhe a Empresa Aérea()

  • Muito bom texto, Cardoso. Faz algum tempo que eu não estou comentando, por absoluta correria, mas este merece. Na maioria das vezes, as setas acabam tirando a graça da piada. A do Judão está excelente.
    Quanto aos blogs, eu já vi gente escrever em comentários que se recusa a visitar blog que tenha "wordpress" ou "blogspot" na URL.
    Um pensamento preconceituoso que, concordo com você, leva o leitor a perder mais que o autor.

  • lastikas

    Ferrero, só é possível que você poste um comentário contra a "inveja" do Cardoso porque ele habilita comentários no seus sites e arcam com as consequências do que escreve. Já o kibe não deixa o leitor participar e se recebe algum email contrário às suas idéias já esculacha no ar sem chance de resposta. É o famoso bater e correr.

    Kibe suchs

  • Cara, isso me faz lembrar o infindável número de apresentações utilizando powerpoint com letrinhas entrando com barulho de máquina-de-escrever, animações dando voltinhas, etc…

  • Seta? Que seta? Aaaaaah, tinha uma seta na última foto…
    Falando sério, essas imagens não são tão grandes assim pra você não ver algo.

  • Pingback: Visão Surreal « Bobeira Virtual, Lixo Espacial Num Mix de Ficção e Realidade()

  • Pingback: [ARRE Égua!] Barretão quebrando a face, piadinhas idiotas e mais! | JUDÃO()

  • Chax

    [puxa_saco_mode] Em primeiro lugar gostaria de agradecer o brilhante trabalho e blá blá blá =D [/puxa_saco_mode]

    Mas, sei lá, Cardoso…. Mas essas setas círculos, funcionam igual aqueles programas humorísticos onde tem aquelas gravações horríveis de risadas no fundo a cada piada. Só dão ênfase a piada. O pior de tudo, é que é bom. Imagina o programa humorístico Chaves sem as risadinhas? Eu não consigo imaginar =/

    Acredito que aqueles círculos, setas, risadas e negritos não estão subestimando leitor nenhum. Só asseguram de que as piadas não passem despercebidas. =D

    Well, c ya! =D

  • Chax

    Cadê meu comentário que estava aqui em cima?? >=[

  • Chax

    Ah, tá ali! =D

  • Pingback: Pré-conceitos são burros, mas tem gente que nasce para ser avacalhado | Pois Bem...()

  • Pingback: Bairros ricos e bairros pobres na blogosfera | Pois Bem...()

  • Sami

    Cardoso, e o que você acha então do Tolices do Orkut (http://www.tolicesdoorkut.com/)?

    Algumas imagens tem explicações até animadas. É a coisa mais linda que existe.

  • Judy

    O Chax foi terrivelmente irônico em 3 comentários ou era sério?

  • Pingback: Riam, riam por favor()