Quem com porcos anda…

Compartilhe este artigo!

Citando a Nospheratt, neste excelente post:

O canibalismo dos que fazem post patrocinado e não dizem que estão sendo pagos para falar sobre o produto/serviço, já prejudica tanto quem revela que está escrevendo post patrocinado, quanto quem escreve sobre produtos/serviços de graça, por pura e espontânea vontade.

(…)

O que essas empresas BURRAS não vêem é que estão se dando tiros no pé, na perna, na cabeça. Se as coisas continuam assim, dentro de um ano ninguém vai acreditar em porra nenhuma, seja legítimo ou não. Todo e qualquer comentário sobre produtos e serviços será descartado com um gesto de desdém. Acaba-se o viral, acaba-se o poder da mídia social, acaba-se um monte de coisas.

E, parafraseando a Lu Monte:

Se os blogueiros influentes não fizerem o necessário trabalho de evangelização, explicando a essas empresas que é importante avisar e que os interessados continuarão interessados APESAR do aviso, não dá pra esperar que a ética brote do nada, via geração espontânea.

Simples assim. Estamos vendo uma série de blogs mesquinhando migalhas (pergunte ao Mr Manson qual o percentual de verba das campanhas sobra para as mídias online) e deslumbrados com R$500,00. Neguinho está vendendo a alma, a bunda, a imagem e a credibilidade. O leitor está percebendo, e não está gostando.

O blogueiro “espertão” compra um saco de mariolas com o dinheiro do post, sem notar que de formador de opinião está se tornando repassador de opinião alheia, sem ser esperto o suficiente para perceber que a própria opinião que o fez valer os R$500,00 do post patrocinado perderá o valor quando o leitor parar de acreditar em seu blog.

Caro blogueiro, iniciante ou não, não faça isso. Participe da campanha pela transparência online. Orgulhe-se de seu blog ser capaz de atrair publicidade, e orgulhe-se de anunciantes que não têm vergonha de anunciar em seu blog. Somente aceito posts patrocinados com a divulgação dos mesmos assegurada.

Diga não aos anunciantes que exigem sigilo. Diga não aos blogs que fazem posts pagos sem divulgar.

Eu, de minha parte, estou limando de meu leitor de feeds os blogs que publicam posts-jabá sem identificação, e mais importante, estou mantendo uma lista negra pessoal de anunciantes que exigem sigilo dos blogs.

Não é nem para fazer pirraça de não aceitar anúncio deles, é para não falar MESMO. Agora mesmo há um comercial MUITO legal no ar, de um cliente que anunciou comigo alguns meses atrás mas depois teve a audácia de exigir que eu removesse o aviso de post patrocinado. No final acabei removendo o post inteiro (mesmo assim eles pagaram, mas foda-se).

Cheguei a fazer uma pesquisa sobre o comercial, daria um puta post, di grátis, mas quer saber? Não vou dar espaço para quem não me respeita.

Ética se aprende em casa, blogosfera não é faroeste. Blogs são extensões dos blogueiros, refletem nossos valores e atitudes. Agir no blog de forma diferente da que se agiria na vida real é, além de antiético, hipócrita.

E a blogosfera definitivamente não precisa de mais blogueiros hipócritas.



Compartilhe este artigo!