Propaganda Social Enganosa é Crime Social?

Hoje vi no Sedentário um post com a promoção do Repelex. Lembra, aquele repelente de mosquitos e blogueiros que mandou spam pra Deus e o Mundo oferecendo incríveis kits de repelente em troca de divulgação?

Pois é. Resolvi visitar o site da promoção, depois que li um comentário que me assustou. Vamos lá, o site é este aqui. OK, uma ilustração genérica, bla bla bla, e a chamada da promoção:

 

ScreenShot031

“As 2 respostas mais criativas ganham uma viagem para Ilhabela – SP para toda a família” Guarde em sua mente o termo viagem.

Vamos consultar o regulamento, pois há asteriscos e asteriscos são coisas malignas.

 

Artigo 17 do regulamento:

A cada vencedor do concurso caberá a premiação  de  1 final de semana (sexta à domingo) para até 4 pessoas, com direito a café da manhã, no Ilha Flat hotel.

OK, então não estão incluídas despesas de almoço e janta, o que já aumenta consideravelmente o custo de uma viagem. Também vemos que o conceito de “toda a família” do Repelex se resume a 4 pessoas.

É claro que não acho correto uma Octomom levar seus 18 filhos, ou então brigar dizendo que cunhado é parente sim e tem que ir de graça, mas então não colocassem “toda a família”.

Se bem que o problema maior não é nem essa limitação.

O que você entende por “ganhou uma viagem”? Quando rolou o Porto Cai na Rede, tudo estava incluído, principalmente PASSAGENS.

Veja o resto do Artigo 17 e o 17.1:

Os vencedores receberão 1 voucher  cada,  válido  para  o  período  de  4  de  janeiro  de  2010  até  31  de março  de  2010. Os vouchers  não  são  válidos  em  feriados. 

17.1 A premiação não inclui eventuais despesas do ganhador para receber os prêmios.

ISSO MESMO QUE VOCÊ ESTÁ LENDO!  O Prêmio, que dizem com TODAS as letras ser uma “viagem” na verdade é só uma ESTADIA, e você que se vire para sair de qualquer lugar do Brasil para chegar até Ilhabela. E leve marmita para roubar pão de queijo do café da manhã, ou vai morrer na grana do almoço.

Eu considero esse tipo de promoção ENGANOSA, é uma falta de respeito com o consumidor que se dispõe a participar do concurso. Pior, é MESQUINHARIA.

Equivale a dar um final de semana no Hilton Las Vegas (sai por menos de US$300,00) mas a passagem é por sua conta. Aliás, não equivale NÃO, pois usei o termo “um final de semana”, e não uma VIAGEM para o Hilton Las Vegas.

Depois disso só posso dizer que o melhor adjetivo para caracterizar o Repelex com certeza é “repelente”.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Du

    Repulsivo, talvez?

  • André K.

    Parabéns ao Sedentário, que se vende por tão pouco. Aposto que por R$ 10,00 eles falam bem do holocausto…

    • Nem que vá defender o Sedentário ou outros blogs que vi divulgando a promoção.

      Na realidade acho que nem pararam para ler o regulamento ou prestar atenção nisso.

      • É Natal. Vai ver que o Sedentário se vendeu por um pouquinho a mais para garantir a ceia em Ilha Bela. De quebra, conseguiu me repelir e banir o blog do meu browser ad eternum.

    • Não quero defender ninguém, mas os negritos no post do Sedentário dão meio que um tapa com luva de pelica na promoção. E ainda assim levar uns trocados.

      Ao menos no blog tá mais claro que no site da campanha.

  • Diego

    É engraçado o fato de que Mc Donalds pode falar que o BIG TASTY é o GRANDE MATADOR DE FOME e veicular no mundo inteiro mas ninguem pode fazer uma promoção com asterísco e regulamento claro para todos lerem.

    O BIG TASTY NÃO MATA MINHA FOME, posso processar o Mc Donalds por propaganda enganosa?

    Pois é meu jovem Cardoso, você adora apitar, mas não sei se você se tocou, mas toda publicidade é exagerada. E regras foram criadas para burlar essas hipérboles, tais como regulamentos e os generosos asteríscos contidos aí, asterísco realmente é sinal de problema, problema ou WHATEVER justificado no regulamento que estava lá para todos lerem.

    Agora, sendo sincero: Eu acho ultrajante MESMO não cobrir os custos da passagem, mas como você mesmo falou, imagina se a pessoa tem uma familia de 25 pessoas e mora no Acre? A repelex pagou uma agência pra fazer essa ação, você sabe como funciona o mundo da publicidade, não sabe? existe a verba para a promoção, o FEE da agência e tudo mais, eles fizeram a divulgação deles dentro dos termos que eles poderiam pagar.

    A propaganda serve para isso, seduzir o consumidor a criar interesse por um produto ou serviço, mesmo que ele não seja tão satisfatório quanto sua propaganda passa ser.

    E finalizando: Sou de SP, se eu ganhasse estadia em Ilha Bela em um Resort e tudo mais, eu iria, afinal os custos daqui para lá são relativamente baixos.

    E outra coisa filhão: Nada é de graça nesse mundo.

    • O Big Tasty mata a minha fome adoravelmente. Qual é o tamanho do seu estômago, meu caro?

    • O Big Tasty fala que é "O grande matador de fome", não diz "vai matar a sua fome". "Grande matador de fome" pode ter diversos significados, sendo um deles o de matar a fome da maioria das pessoas. Não é definitivo nem taxativo. Não diz "VAI MATAR A SUA FOME COM CERTEZA".

      "A propaganda serve para isso, seduzir o consumidor a criar interesse por um produto ou serviço, mesmo que ele não seja tão satisfatório quanto sua propaganda passa ser."

      Meu caro, SEDUZIR e ENGANAR são duas coisas diferentes. Há, sim, licenças poéticas, coisas absurdas mas que todo mundo sabe que não é verdade, como o fato de eu colocar o desodorante avanço e elas avançarem, ali é óbvio que elas não vão avançar, assim, só por causa do desodorante. Mas colocar viagem, um asterisco e láááá embaixo, em letras miudíssimas "Leia o regulamento" é uma cretinice sem tamanho. Feito para enganar, e não seduzir. Não há necessidade disso, poderiam colocar muito bem uma estadia em hotel de luxo, qualquer coisa.

      Finalizando, não acho absurdo eles cederem apenas a hospedagem, se é a grana que eles têm, beleza, mas não divulguem como sendo uma e colocando em letras pequenininininininhas "Leia o regulamento".

    • E daí? Isso não justifica a postura do Repelex. Código de Defesa do Consumidor existe pra isso.

  • Diego

    PENSANDO BEM: SE PÁ NEM ESSE POST

    CARDOSO ESPIÃO DO OFF FTW UAHSDUSAHDUH

  • Há muito tempo quero escrever algo no meu blog sobre esse tipo de omissão em promoções e/ou propaganda, mas sempre aparece um assunto no momento para comentar.

    Um grande case de como se queimar facilmente no mercado.

  • Realmente é uma pilantragem! Na minha opinião esse é o tipo de esperteza que faz a empresa se queimar por muito pouco.

  • Devia ser crime sim

  • Alexandre

    Uma tia minha ganhou uma vez uma casa numa promoção, só que a casa não existia, era o valor em barras de ouro que daria pra comprar uma casa, mas só se fosse em paraisópolis. Só que ela não reclamou não, ahauhauahuahauhauah

  • Clareza,clareza,clareza;transparência,transparência,transparência.Eu não posso dizer que você vai ganhar A,se for na verdade a;apesar de muitas vezes sermos informados que não há diferença entre maiúsculas e minúsculas,na vida real elas são diferentes,sim pois uma é maiúscula e outra é minúscula e quando eu redijo um texto o correto é começar com maiúscula e os nomes próprios se iniciam com estas;enfim,pareço maluca?talvez,mas para bom entendedor meia palavra basta,quanto mais uma.

  • Ilhabela, se eu lembro bem, é a tal "capital do borrachudo"(segundo o próprio Repelex), não?

    Então deixa ver… tão mandando o pessoal pra essa cidade tensa, por três dias, pagando só café, sem sequer pagar a viagem e, ainda por cima, o tal do voucher não é válido em feriados?

    Se duvidar, não dão nem o repelente pra se proteger dos mosquitos. Fala sério…

  • Eu fico aqui pensando, o que levaria um blog, tão renomado como o sedentário, estar divulgando essas coisas. Estou boquiaberto com esse fato! Puxa como que pode, uma verdadeira falta de consideração com o leitor. Vai ver o motivo deve ser esse mesmo que já foi citado. Por estar chegando o Natal! Indepedente de qual sejá a justificativa para tal divulgação, a mesma é inaceitável. Que isso? Agente confia tanto nesses caras e eles se quer, param um minuto pra ler o portifólio do que estão divulgando!! Aff isso que é o que eu chamo de querer ganhar dinheiro com qualquer merda!!

  • Bem, acho bem difícil uma promoção de qualquer coisa que seja venha satisfazer inteiramente as pretenções dos participantes. Acho que o regulamentos devem se lidos para depois as pessoas não se sentirem engananos. Mas é verdade que algo assim é no mínimo desrespeitos com os participantes. Se não dá para pagar para 4, que se pague para 2, seria bem mais justo!

  • Claudio Marcelo

    "Blog renomado como o sedentário."

    Renomado mais ou menos, esses blogs de firula, que só sabem colocar coisas engraçadinhas não são realmente blogs renomados. Os blogs bons, são os que tem textos escritos pelo próprio autor e que realmente você acha alguma opinião. Esses, quando aparecem no meu feed reader, vou ler na hora. Esse aqui é um que gosto, pois me identifico.

    Tem um blog que só sabe colar figurinhas engraçadas, com quadrinhos porcamente traduzidos que chega a dar dó, por que tiram a graça da tira original, só pra incluir os F@#$%didos que não sabem ler em inglês e não entenderiam a piada mesmo assim.

    • Então blog bom é o blog do cara que escreve milhões de palavras falando a própria verdade e evangelizando o mundo? Por favor né cara.

      O sedentário é um baita blog renomado SIM, com um grande numero de acessos, e ele atende a necessidade dos que frequentam: Entretém.

      Eu entro lá pra ler coisas interessantes, dar umas risadas, etc. Não seja cabeça fechada a ponto de achar que blog bom é o blog do cara que fale palavras dificeis e jogue a verdade na cara dos outros, doa a quem doer. Isso se chama falta de sexo, pelo que eu ouvi.

      • Deixe de ser idiota, seu abestado. Eu falei ALGO contra o Sedentário?

      • Claudio Marcelo

        Não disse que ele é ruim, só acho que a palavra "renomado" não se aplica nesse caso. Pra mim é apenas mais um site de entretenimento (sim cumpre seu papel), mas existem muito melhores. É querer comprar dr.pepper a Cyanide and happiness. Não sou fã de blogs "de palavras difíceis" e etc.

        Obrigado pelo seu interesse por minha saúde sexual, mas estou muito satisfeito com minha esposa. Esse tipo de cantada ao contrário não funciona, então não espere que eu te chame pra sair, por que não gosto de homens, tente com outro.

        • Ei galera, quando disse renomado, me referi ao número de acessos. Até porque segundo o technoratide, o sedentário estaria em 2º colocado. Mais concordo que existem blogs melhores, nos quais o blogueiro ou escritor deixa claro a sua pinião a cerca da notícia. Eu admiro blogs desse modelo, como é o caso do contraditorium, sou fá de carterinha do cardoso. Isso não é uma cantada e coisa e tal,rsrs..Abraço a todos.

  • Claudio Marcelo

    Aproveitando, acabei de ir num blog, tal do verso inverso sei la. Tava no meu reader, na seção de genéricos.Promoção de camisetas tra lá lá. Olhei e constatei, todas tosqueiras, ridiculas e tal. Fui no post e escrevi: Toscas, sem mais. Claro que meu comentário foi capado, por conter ofensas. melhor escrever de outra forma, pro estag aprovar. De baixo pra cima, primeira letra.

  • Edevarde Junior

    Alias… Quem ganha a viagem é a resposta…. “As 2 respostas mais criativas ganham uma viagem.." quando deveria ser "“os autores das 2 respostas mais criativas ganham uma viagem…

    Ta tudo errado.. rs

  • Na hora em que vi a propaganda lá pensei: "Quero ver o que o Cardoso vai falar ! :)"

    Achei que teria um pouco mais de "não creio que alguém se entregou a essa campanha", mas o que vi foi ainda melhor. :D

    Show !

  • John Daccam

    Você já leu o que é considerado propaganda enganosa?

    Aliás, acho que você gerou esse buzz aqui de propósito. Agora a promoção ganhou mais dimensão e está mais clara. E Repelex mais conhecido. Falem bem, falem mal, mas falem de mim, não é assim?

  • Fácil Cardoso. O Repelex (ou a agência que fez a campanha) deve ser de São Paulo, e sabemos que os paulistanos são como americanos, acham que o Brasil acaba nas fronteiras da cidade. E paulistanos têm carro e podem viajar umas poucas horinhas pra chegar a Ilhabela.

  • Eu morro de rir dos comentários!

    Cada um mais louco que o outro, por isso não gosto de escrever para leitores eles não entendem o texto e já querem descer o cacete, escrevo para o Google e meus paraquedista isso paga minha contas e ainda sobra algum no final do mês isso basta para mim.

  • Mendez Jota

    Cardoso, quem te nomeou o juiz da propaganda brasileira? alias perto dos publicitarios, vc não é nada, nem ninguem. Até porque os caras devem andar em carroes, passar ferias no exterior e ter uma vida sexual ativa. Coisa que vc nao tem. A Repelex esta divulgando um produto, e a promocao é bacana sim. Duvido e aposto que quem ganhar, gostará e muito do prêmio. Amigo, vc tem baixo auto estima. E todos que concordam com vc, aposto que tem o mesmo perfil: looser!

  • Me poupa, governador

    (por fala em propaganda enganosa…)

    Os usuários do Poupatempo recebem uma carta-resposta da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, a famosa Prodesp. É uma pesquisa de satisfação com o serviço.

    No cabeçalho da página, há um texto “assinado” por José Serra. Trecho: “os postos com avaliações insatisfatórias terão de modificar sua forma de funcionamento para melhorar a qualidade e atuar dentro do Padrão Poupatempo de Atendimento”.

    Prezado governador, o senhor parece mal informado, pois esse tal “padrão” já caducou. O Poupatempo está saturado há anos, reduzido a uma repartição que cobra caro para tratar mal o contribuinte e atrasar sua vida (aliás, já não pagamos por isso em tributos diversos?).

    A propaganda eleitoral de Serra, disfarçada de “pesquisa”, demonstra que alguém no Bandeirantes está ciente desses problemas. E também que as prioridades do tucano são outras.

  • Pingback: Achados na web 76 | Ladybug Brasil()

  • Klawdyo

    esse 17.1 tá mais pra 171

  • Alan

    Regulamento é pra ser lido e seguido.

    • Frattari

      Regulamento é para ser seguido, sem dúvidas. Mas divulgar que as "duas respostas mais criativas ganham uma viagem" e depois dizer no regulamento, em outras palavras, "brincadeira, nem ganham viagem nada… mas a gente arranja um lugar pra vocês dormirem DESDE que seja em um dia de pouca procura pq vai sobrar camas mesmo" é SACANAGEM.

  • A promoção é mto mal feita, possui informações que induzem o consumidor ao erro e dúvida. Pelo jeito desconhecem o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

    • Proteção do Consumidor? Eles estão é de sacanagem.. só pode ser isso, esse tipo de propaganda n se faz. Que consideração eles tiveram com os leitores? Nenhuma, mais uma vez pensaram somente no EU. Em ganhar uma graninha, coisa e tal, me desculpa pela forma que escrevo, é porque fico indignado com esses absurdos, o termo mais adequado para essa situação é esse mesmo: "UMA BAITA SAFADESA COM NÓS LEITORES".

      Ai vem um parceiro aqui, querer da uma de bonitinho, vem me dizer que regulamento é pra ser lido! Concordo plenamente!, vamos fazer de conta q ele vai seguir ao pé da letra o que está escrito..Convenhamos cara, Essa Propaganda é coisa furada..

  • adenildes

    o amor e bom pra vida