Twittpocalipse Now!

Existem atitudes pouco inteligentes e atitudes muito menos inteligentes. Entre as pouco inteligentes está pisar na capa do Super-Homem. Não é recomendado. Falar “todo órfão é viado” pro Batman, também não recomendado.

Entre as atitudes MUITO menos inteligentes está o que a SouthwEast Airlines fez: Expulsaram o Kevin Smith (sim, That kevin Smith, diretor de Dogma, Chasing Amy e autor cult de quadrinhos) de um vôo. Alegação? Ele era gordo e precisava pagar por dois assentos.

Kevin Smith é gordo? Com certeza, ninguém nunca negou isso, nem sua esposa, a ex-playmate Jennifer Schwalbach:

kevin-smith

Kevin Smith está gordo o suficiente para ser expulso de um avião?

Definitivamente não. Nem preciso entrar em méritos próprios, há provas de que sujeitos muito mais gordos viajam ser ser incomodados:

Fat guy on plane

Segundo o próprio Kevin Smith ele já estava acomodado no assento, com cinto (sem extensão) e descanso de braço abaixado quando foi notificado por uma aeromoça que ele não poderia seguir viagem. Foi advertido que era um “risco de segurança”. Foi forçado a deixar a aeronave.

Em terra o pessoal do balcão reconheceu que não foi uma atitude correta e deram um voucher de US$100,00, mas a cagada já estava mega-hyper-totalmente feita.

Kevin Smith é ADORADO na Internet, tem 1,636,860 de seguidores REAIS no Twitter (chupa, Mano Menezes) e para piorar a situação acaba de lançar COP-OUT, um filme policial com nada menos que Bruce-Fucking-Willis.

O fato ocorreu duas horas atrás. O caso já foi parar na CBS, outros sites de notícias estão seguindo atrás.

Os EUA são um país de gordos, isso é fato. EU achei a coisa over, quando estive por lá. Discriminar alguém por ser gordo não faz o menor sentido, ainda mais quando não há razão para isso. Discriminar alguém de forma idiota, em plena era das redes sociais, é mais burro ainda.

Kevin Smith não fez por menos. Está SOLTANDO O VERBO NO TWITTER, descendo a lenha na SouthWest Airlines, criando um pesadelo de relações públicas como nunca antes na história deste país. Certo?

Mais ou menos. Lembram no caso da Nokia com o blog NokiaBR? Lembram que o Twitter da Nokia basicamente ignorou o fato e só deu uma resposta corporativa avisando de comunicados oficiais no dia seguinte?

south

A SouthWest Airlines está respondendo no Twitter, de forma pessoal, inclusive ao sujeito que comentou que detestaria ser a pessoa por trás do Twitter da empresa, comentário que recebeu como resposta que ele deveria detestar ser o NAMORADO da pessoa por trás do twitter da empresa.

A última mensagem avisa que os twits de Kevin Smith estão sendo lidos e ele receberá um telefonema ainda esta noite do Vice-Presidente de Relações Públicas da empresa.

O que temos aqui é o oposto do que costuma acontecer. Ninguém assumiu que é só “um babaca na Internet”, ninguém tentou menosprezar a situação. A empresa percebeu a cagada, o Tuiteiro teve AUTONOMIA para gerenciar a situação e principalmente, ESCALAR o problema.

Não tenha dúvida, a SouthWest soube do caso pelo Twitter. O mérito aqui é duplo: Usar o Twitter como fonte de informação E como canal de comunicação para desarmar a bomba. Quando a velha mídia tomar conhecimento do caso amanhã de manhã, haverá declarações E mensagens de ambos os lados, difícil não reconhecer o esforço da empresa em resolver a situação, quando estão trabalhando numa madrugada de sábado para isso.

É uma cagada de RP? Com certeza, mas está longe de ser a mega-epic-fail cagada que aconteceria se fosse uma empresa 9-to-5, ignorante de Internet que só fosse saber da situação segunda-feira, pelos jornais.

Entendeu agora porque você não deve escolher a agência mais barata e deixar seu estagiário cuidar da presença de sua empresa em Redes Sociais?


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Paulo

    Cardoso já entendemos: Mídias sociais. Twitter. Monetização.

    Tem algum assunto além desses?

    • Tem, estou escrevendo o assunto sobre ALT+F4, a melhor combinação de teclas do Universo, você deveria experimentar.

      • Marconi

        Cardoso, você foi indelicado. Que absurdo é esse de escrever sobre "probloguismos", mídias sociais e monetização em um blog criado especificamente para divulgar "probloguismos", mídias sociais e monetização? Você deveria escrever sobre culinária, celebridades e a última dança inventada na Bahia!

        (não tenho uma licença de uso daquele ícone de sarcasmo)

      • Paulo

        Opa!

        Esse eh bão! hua hua hua! ;)

        T+!

    • E o Cardoso nem fala só disso… quando a Twittess tava no BBB, ele comentou o programa apaixonadamente :P

  • Há os que ainda insistem em ignorar que as pessoas podem se mobilizar de forma satisfatória pela web. Exemplos como esse mostram que as empresas e pessoas comuns (todos nós) temos muito o que aprender.

    A grande mídia no Brasil ainda está lenta quanta a isso e finge não ver certas coisas, especialmente porque aqui na Web o que vale são as relações inter-pessoais (mesmo que virtuais) e isso vale mais do que o dinheiro consegue comprar.

  • Zeca

    "Paulo em 14/02/2010 às 2:26 am

    Cardoso já entendemos: Mídias sociais. Twitter. Monetização.

    Tem algum assunto além desses?"

    Cara, eu acho que os temas do blog são justamente esses…

  • "Entendeu agora porque você não deve escolher a agência mais barata e deixar seu estagiário cuidar da presença de sua empresa em Redes Sociais?"

    Preciso mandar esse artigo URGENTE para o meu chefe… rs

  • "Cardoso já entendemos: Mídias sociais. Twitter. Monetização.

    Tem algum assunto além desses?”

    Bah, vai falar que você não viu o post do Cardoso sobre a nova música do Rodrigo Ferraz?

    Brincadeira viu…

  • Nem dá pra acreditar que essas coisas acontecem…

    ps: Quero ver esse filme Cop-Out

  • "Lembram no caso da Nokia com o blog NokiaBR? Lembram que o Twitter da Nokia basicamente ignorou o fato e só deu uma resposta corporativa avisando de comunicados oficiais no dia seguinte?"

    .

    Pois é. O que aconteceu depois disso? As pessoas continuam comprando aparelhos da Nokia e a larga maioria sequer soube que isso aconteceu e se soube, não se importou.

    .

    Da mesma forma, quando a chamada "velha mídia" noticiar isso amanhã, milhares de pessoas comuns voaram pela SouthEast, depois de lerem continuarão viajando pela SouthEast e ainda perguntarão: "Kevin Quem? Ah, o que fez Dogma? Que chato." E continuarão viajando pela SouthEast.

    .

    Perguntinha: Se não fosse o Kevin e sim o ex-dono do NokiaBR (qual é o nome dele mesmo?),a SouthEast iria se importar? Imagino que se fosse eu, diriam apenas Shit Happens, ou ignorariam, como a Nokia fez.

    • Frederick Vaz

      André acredito que a grande diferença foi como a SouthEast reagiu as críticas apresentadas no twitter. Eles responderam cada pessoa que twitou uma reclamação com relação ao caso, diferente do que houve no caso da Nokia onde apenas colocaram um comunicado dizendo que tratariam do caso.

      Não acho que a empresa tenha a obrigação de fazer isso, mas é óbvio que a forma como a SouthEast reagiu ao caso melhorou, e muito, a visão que as pessoas que receberam um retorno da empresa sobre a mesma. E para muita gente isso faz muita diferença na hora de escolher pela utilização ou compra de um produto/serviço.

  • Roberto Valle

    A Southwest sempre foi uma companhia aérea muito ágil. Toda a sua filosofia de trabalho se baseia na simplicidade e no atendimento ao cliente. Então não me surpreende que tenha agido de forma rápida e eficiente no caso.

  • tem horas que me pergunto até onde vai a imbecilidade americana. Então de agora em diante os 40% da população considerados obesos serão discriminados…

    Fala sério!

  • Resumindo,o problema não é o problema em si,mas como se trata o mesmo e como se dá importância ao cliente.Que faz sim,diferença,quando espalha entre seguidores e amigos que tal serviço pisou na bola mas pode mudar de idéia se o dito cujo serviço o tratar pessoalmente no mínimo pedindo desculpas.

  • Olá Cardoso

    Esse é o tipo de situação que se estava ruim pode ficar pior. Os erros estão aí sendo cometidos e como nós nos acostumamos tanto com as velhas "desculpas" pra "ressarcir" o constragimento, ou atenuar os estragos feitos então acaba ficando tudo "bem"

    Fico feliz por ter o Twitter pra não deixar passar estas coisas em branco, errar é humano, mas falta de educação e desrespeito é o tipo da coisa que não devemos nunca nos acostumar, pois já que somos civilizados porque não podemos ser sensatos?

    Um abraço.

  • É, realmente reagiram rápido e o estrago poderia ter sido muito maior, mas segundo o próprio Kevin aparentemente não entendenram o real problema. Concordo que não ser um estagiário o responsável faz toda a diferença, mas neste caso o problema é mais grave, pois apesar de terem reagido rápido não souberam resolver o problema.

    E como ele disse: DONE with this. @SouthwestAir blogs, so I blog: http://silentbobspeaks.com/?p=393 G'night, folks. Let's talk about anything else tomorrow.

    Abs

    Junior

  • No Bunker do Brasil

    Agência bancária no prédio da prefeitura. Da fila do caixa, ouço uma discussão. Uma velhinha octogenária, medindo talvez seis palmos de altura, está presa na porta giratória. Ela já despejou os pertences no buraco, mas continua impedida de entrar. Sai, volta e empurra a porta seguidas vezes, com grandes dificuldades motoras. Começa a gritar.

    A segurança trata a senhora com inaceitável grosseria (como são feitas as licitações para contratar tais serviços?). Uma gerente se antecipa e… manda a velhinha esvaziar a bolsa.

    Armo um escarcéu insano, como já virou triste hábito em ocasiões semelhantes. A gerente me diz que ninguém tem culpa, é só a porta que trava com metais. Comigo esse argumento não cola e, ademais, é pretexto para uma violação de direito constitucional. Afirmo que a segurança possui um botão para destravar a porta quando quer. Trata-se, pombas, de uma bisavozinha!

    “Os bandidos usam velhinhos para assaltar bancos”, eis o que me respondeu a nobre funcionária. Digo-lhe que um dia alguém usará uma falsa gestante para roubar um banco. Ela não entende. Revira os olhinhos, limpa a baba e retorna para seu curral.

    Depois de tudo (mal) solucionado, quando estou saindo, chega um conhecido vereador, distribuindo cumprimentos. Ele entra girando a porta sem qualquer estalo. Ufa: eles ainda não usaram vereadores…

  • Qto ele pesa? Até qtos kg pode pra 1 poltrona?

  • Ravic Juan Miranda
  • Err …, acidentalmente fui buscar fotos da Jennifer Schwalbach e descobri que na realidade ela apenas apareceu em algumas fotos tiradas pelo próprio Kevin Smith, num ensaio com o tema Superman. Ela participou de vários filmes do marido, mas era repórter do USA Today antes do casamento. O termo Playmate é apenas para a garota do mês ou do ano, com direito ao poster central, certo? Ou estou confundindo com as coelhinhas?

  • Se deénder dos seguidores do twitter essa empresa vai falir! ahahhahahha

  • Taí um belo filão pra quem quiser investir: uma companhia aérea exclusva para Gordos! Eles podiam operar em aviões Antonov adaptados com poltronas 50% mais largas e um cardápio variadíssimo de guloseimas nas refeições servidas a bordo

    :D

  • Raphael Xymor

    Todo o caso me lembra Idiocracy.