Salve Joaquim Silvério dos Reis, Padroeiro dos Blogueiros

Compartilhe este artigo!

Hoffman e Redford em Todos Os Homens do Presidente. Assista.

Em 1972 cinco sujeitos invadiram o comitê do Partido Democrata dos EUA. Não foi o Forrest Gump mas quase, um guarde de segurança desconfiou, chamou a polícia e todos foram presos. isso ocorreu em um complexo de apartamentos chamado Watergate. A investigação que se seguiu envolveu
todo mundo. E por todo mundo eu digo do Departamento de Justiça, do Procurador-Geral e chegando até ao Presidente dos EUA. A invasão  foi
acobertada de toda forma possível, mas como o acobertamento em si era impossível de não ser percebido, em 1974 Richard Nixon renunciou à
Presidência dos EUA.

A imprensa acompanhou com maior ou menor atenção, mas os grandes heróis foram Bob Wooward e Carl Bernstein, repórteres do Washington Post. Eles persistiram na investigação e na cobertura, publicando muito material suculento, exclusivo e verdadeiro. Por anos foram duramente pressionados, não só pelo Governo mas pelo próprio jornal, mas ambos bateram pé e não relevaram sua fonte, de codinome Garganta Profunda.

Só se veio a saber que Garganta Profunda era na verdade William Mark Felt, Diretor Assistente do FBI em 2005, e foi uma revelação em seu proverbial Leito de Morte. Nenhum dos dos Jornalistas (notem a maiúscula) abriu o bico e até hoje não falam muito sobre o caso.

Em 2010 um sujeito achou um protótipo de um iPhone da Apple em um bar. O blog Gizmodo comprou o aparelho por US$5.000, o desmontou, examinou, dissecou e publicou.

Após isso eles alegremente contaram todos os detalhes da descoberta do aparelho, dando nomes, endereços, datas e horários. Também não tiveram problema nenhum em expor o proprietário (mais provavelmente fiel-depositário) do telefone, um futuro ex-engenheiro da Apple de nome Gray Powell.

TODOS os blogs que li se resumiram a dizer “ah ah se fudeu” ou “esse vai precisar de emprego novo”, ou algo assim. Para todo mundo a atitude do Gizmodo foi perfeitamente normal.

Não foi. Existem coisas que você não faz em Jornalismo, são as mesmas coisas que você não faz enquanto SER HUMANO DECENTE, e prejudicar a vida de outra pessoa conscientemente, sem nenhum ganho, por pura mesquinharia é uma delas.

Qual a necessidade de expor Powell assim? Qual a necessidade de relatar em detalhes, com fotos o local da perda? O sujeito que achou o telefone
sabe que será o próximo a ter a identidade relevada, já que o Gizmodo (e a blogosfera, pelo visto) não tem nenhum dilema ético em relevar suas
fontes, mesmo sob nenhuma pressão.

Não me interessa que a Apple eventualmente chegaria até Gray Powell. Isso é assunto interno deles. O que o Gizmodo fez foi pura e simples DELAÇÃO, ferraram com um sujeito POR NADA, não há sequer ganho jornalístico. NÃO Ë notícia. Oh D’OH um Engenheiro DA APPLE perdeu um protótipo DA APPLE. Notícia se fosse um engenheiro da UNILEVER com um protótipo da Apple.

NÃO se revela fontes. Fontes são SEMPRE protegidas. Se o sujeito não confia nisso, NÃO vira fonte. Molecagem não funciona a longo prazo, como o Gizmodo descobrirá.

Essa atitude do Gizmodo me revolta mais por eu como todo mundo não a ter percebido como desvio de ética, só me toquei depois de ler este excelente post do Leo Faoro no MeioBit. Foi um belo sacode, é hora de percebermos que quem quer levar blog a sério, quem quer que blog seja levado a sério, não pode agir como criança. Temos que observar e aprender com os Dinossauros, pois por mais obsoletos que sejam, dominaram a Terra por
150 milhões de anos, e extintos por extintos não há nada no mundo hoje que seja tão fantasticamente foderoso como um T-Rex.

Assim como não há ninguém nos blogs que chegue aos pés de Bernstein e Woodward.



Compartilhe este artigo!