Agilidade em mídias sociais é tudo, né, TAM?

Hoje por causa do sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo (aliás por causa de catzo isso foi transmitido? Não afeta em NADA o Brasil) o Aeroporto Santos Dumont ficou fechado por QUATRO HORAS. Nem Obama ousou parar o SDU por tanto tempo, mas uma bosta de um sorteio de bingo na Marina da Glória era importante o suficiente na cabeça de alguém para que se cancelassem pousos e decolagens, pro barulho não assustar a velharia atrapalhar a transmissão.

Nada mais justo que as empresas aéreas avisem seus passageiros, e que ferramenta melhor do que as redes sociais para avisar que o aeroporto ficaria fechado de 14 às 18 horas?

Foi o que a TAM fez:

tam

O problema é que avisaram 15h01min de um fechamento que começou 14h.

Quem faz parte dos 200 mil seguidores do perfil da empresa no Twitter e contava com ele para entender o que estava acontecendo, ficou chupando dedo.

Já quem é da imprensa e recebe os releases, ou assina o TAM INFORMA, ficou sabendo do fechamento do aeroporto dia 26.

Sei que muitas empresas têm dificuldade em entender a velocidade e agilidade das redes sociais, mas avisar de um evento que se tem conhecimento com ampla antecedência, somente 1h depois dele iniciado, é falta de agilidade mesmo pra empresa aérea daquela amigo do McGyver.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Arthur

    Foram 30 milhões de motivos que fizeram o sorteio ser transmitido, cortesia, é claro, da prefeitura e do governo do estado.

  • A questão política não vou nem abordar, mas sobre o uso do Twitter pela TAM, não foi usada a funcionalidade da ferramenta.
    Na verdade, a maioria das empresas ainda não aprendeu a utilizar as redes sociais para informar ou estreitar o contato com os seus clientes.
    A questão do fechamento dos aeroportos tinha que ter sido tuítada assim que tivesse sido confirmada, em respeito ao cliente.

  • João

    Só afeta o bolso dos pagadores de impostos: 30 milhões para a tal da Rede Globo.