Sendo justos, dessa vez ao menos não disseram que a chuva de meteoros ocorreu a 32 metros de altitude, mas fora isso, foi uma pisada de bola vergonhosa. Vejam a matéria, escrita por um estagiário do G1 que entende menos de astronomia do que as coisas que crescem no meu umbigo:
Que lindo, não? Só que isso não faz o menor sentido. Um meteoro tangencia a atmosfera muito rapidamente, só alguns segundos, no melhor dos casos (OK, algumas vezes bem mais, no caso da Rússia, e não exatamente tangencia.).
Em geral estrelas cadentes também não fazem movimentos circulares.
Como o fotógrafo conseguiu esse efeito?
O próprio G1 explica: “A chuva de estrelas cadentes ganhou sentido rotatório devido à longa exposição e ao movimento do planeta em torno de seu próprio eixo”. Só há um problema: Não há meteoros na foto acima. São ESTRELAS. Na outra foto da matéria só há um meteoro:
Esse tipo de efeito é conseguido apontando a câmera para um dos polos celestes. No Norte usamos a estrela Polaris, no Sul o Cruzeiro do Sul, ambos estão alinhados com o eixo da Terra, então aparentemente tudo gira em torno deles.
A rotação na verdade nem é bem-vinda, estraga fotos de longa exposição, qualquer coisa acima de alguns segundos sai borrada. Para evitar isso usa-se um equipamento chamado “montagem equatorial”, que gira a câmera em sincronia com o Universo. Com isso você consegue fotos assim:
Claro, o batráquio que escreve sobre astronomia no G1 não sabe disso, e soltou a anormalidade “a chuva de estrelas cadentes ganhou sentido rotatório”.
O mais triste, claro e como sempre, são os comentários. Prepare-se para perder a esperança na Humanidade:
Claro, #GLOBOMENTE.
Esse gênio do ceticismo desconhece o conceito de Estrela Polar, também não entendeu que não há estrelas cadentes na imagem. Sim, muito “mau” feita a montagem.
Sorry, darling, nenhum dos dois.
É isso aí, sumam vocês e seus fatos. Como disse Homer Simpson, “fatos são irrelevantes, você pode usar fatos pra provar qualquer coisa que é remotamente verdadeira.”
Comentário Obrigatório Culpando o PT.
Fonte: Dica via tuinto do Ceticismo.net